Kaleo é um vocábulo grego (καλεω) encontrado mais de cem vezes no Novo Testamento e quer dizer chamar ou chamado. Também há o entendimento de que kaleo pode ser lido com o sentido de vocação. A palavra grega que é traduzida como igreja (ekklesia) é derivada de ek, “para fora”, e de kaleo, “chamar”. Igreja.
Na verdade Kaleo tem outra origem, além da havaiana: Kaleo ou Kalew (ou ainda Kalevw) é uma palavra de origem grega usada no Novo Testamento com o sentido de chamar ou convocar.
… pode-se citar o exemplo de Balaão, a quem a corrente dominante da tradição do Antigo Testamento considera um verdadeiro profeta (Núm. xxii-xxiv), mas que é revelado por um texto aramaico recentemente descoberto de Deir Alla como sendo um politeísta.
Balaão fez tudo isto por se apegar as coisas deste mundo maligno, amando o prêmio da injustiça. Deste modo, ele se tornou um tipo de todo aquele que age como falso profeta, pervertendo o Evangelho e se levantando contra a Igreja de Cristo.
Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa do nome, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.
Após profetizar sobre Israel, Balaão se despediu de Balaque e retornou a sua terra. Mas depois ele aparece peregrinando entre os midianitas. Foi então que ele os aconselhou a atraírem o povo de Israel para o culto pagão de Baal-Peor e a se prostituírem (Números 25; 31:16).
No livro do Apocalipse, o Senhor Jesus repreendeu a Igreja em Pérgamo por tolerar pessoas que seguiam a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos banquetes da idolatria e se entregassem a imoralidade (Apocalipse 2:14).
Irado pelo comportamento da mula, o profeta Balaão a espancou três vezes. Foi aí que Deus fez com que a mula falasse. Assim que a mula falou, Deus também abriu os olhos de Balaão e ele pôde ver o Anjo do Senhor com sua espada desembainhada na mão (Números 22:28-31).
Incentivando e desafiando você a buscar intimidade com Deus diariamente.
Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.
Além das passagens no livro de Números (capítulos 22-24 e 31), Balaão é mencionado em outros livros do Antigo Testamento (Deuteronômio 23:4,5; Josué 13:22; 24;9,10; Neemias 13:2; Miqueias 6:5). No Novo Testamento ele também é mencionado sempre de forma negativa (2 Pedro 2:15; Judas 11; Apocalipse 2:14).
Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
Com base nesses textos, também é possível perceber com muita clareza qual foi o erro de Balaão. Ele conheceu a vontade do Senhor, mas ainda assim voltou suas costas para Ele, recusou-se a ouvir sua palavra e arquitetou um plano para destruir o seu povo escolhido.
Pela manhã, Balaão se levantou, preparou sua mula e partiu com os mensageiros de Moabe. Porém, o coração de Balaão era perverso diante de Deus, ou seja, ele partiu com intenções que desagradavam o Senhor.
Quando Balaão se encontrou com Balaque, ele lhe avisou que só poderia dizer aquilo que o Senhor colasse em sua boca (Números 22:38). Então ele foi levado por Balaque para amaldiçoar Israel, mas por três vezes em vez de maldição Balaão teve de proferir bênçãos da parte do Senhor sobre os israelitas.
A Bíblia diz que Balaão conhecia a ciência do Todo-Poderoso e via a visão do Altíssimo. Então, se levarmos em consideração outras abordagens bíblicas que dizem não haver nenhum tipo de associação entre a luz e as as trevas, chegaremos a conclusão de que Balaão não era um falso profeta. Tenho pra mim que ele era profeta de El e que os seguidores de Javé o demonizaram.
Balaão então pediu um prazo de uma noite para consultar o Senhor. Naquela noite Deus disse a ele que não amaldiçoasse Israel “porque é povo abençoado” (Números 22:12). Os mensageiros de Balaque lhe comunicaram a recusa de Balaão, mas Balaque resolveu enviar outros mensageiros prometendo grandes recompensas para que Balaão amaldiçoasse os israelitas.
Diante do pecado do povo, Deus derramou o seu juízo e os pecadores foram eliminados da congregação de Israel. Deus também ordenou que Moisés afligisse os midianitas por causa do ocorrido (Números 25:16-18). Na ocasião, Balaão foi morto juntamente com os reis midianitas (Números 31:8).
Kaleo: Significa “a voz”, “o chamado”, “o escolhido”. Algumas fontes indicam que o nome Kaleo tem origem havaiana e significa “a voz”. Seria o resultado da junção das partículas em havaiano ka, que significa “o,a” e leo, que significa “som, voz”.
Balaão era filho de Beor e morava em Petor que ficava junto ao rio Eufrates. É difícil saber a localização correta dessa região. Alguns estudiosos acreditam que talvez ficasse próximo de Harã, na qual o patriarca Abraão também morou. Saiba quem foi Abraão.
Na quarta profecia, ele profetizou sobre a vinda de um grande conquistador que viria no futuro e que derrotaria de forma esmagadora os moabitas e edomitas. Essa profecia se cumpriu em Davi (2 Samuel 8:2-14) e também apontava para as conquistas ainda maiores do Messias, do qual o reinado de Davi apenas prefigurava. Depois, Balaão também profetizou a queda de outras nações (Números 24:20-25). Saiba mais sobre a história de Davi.
Histórias não bíblicas relacionam o anjo Gael ao exército de Miguel. Ele tinha um coração puro e era um anjo de cura. Junto de seu amigo, o anjo Babel, criou um pássaro com o propósito de enviar uma mensagem à Miguel, este pássaro era a mitológica fênix.