Quem Foi Jorge Amado E Suas Principais Obras?

Quem foi Jorge Amado e suas principais obras

Graças ao sucesso e pungência de suas obras, ocupou em 1961 a quinta cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) e recebeu prêmios importantes como o “Prêmio Camões” em 1994 e o “Prêmio Jabuti”, o qual ganhou duas vezes, em 1959 e 1995.

Primeiramente, o que preciso saber sobre a vida de Jorge Amado? Nascido Jorge Leal Amado de Faria em Itabuna, a 10 de agosto de 1912, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.

Biografia de Jorge Amado

Foi preso duas vezes por apresentar ideais socialistas e comunistas sendo assim, exilado do país, donde permaneceu durante algum tempo nos países: Argentina, Uruguai, França e República Tcheca.

Jorge e Zélia tiveram dois filhos, João Jorge e Paloma. O casal vivia cercado de amigos, entre eles, Federico Fellini, Alberto Moravia, Yves Montand, Jorge Semprún, Pablo Picasso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. 

Viveu sua infância em Ilhéus (BA) e depois mudou-se para Salvador, onde estudou no Internato Colégio Antônio Vieira, de padres jesuítas, e no Ginásio Ipiranga.

Características da Obra de Jorge Amado

Características da Obra de Jorge Amado

Possui uma vasta obra literária, com aproximadamente 45 livros publicados dentre romances, poesias, contos, crônicas, peças de teatro, literatura infantil.

Ainda com 14 anos, já fora do internato, continuou seus estudos e começou a trabalhar no "Diário da Bahia", depois no jornal “O Imparcial”. Morando em um sobrado no Pelourinho vivia misturado com o povo da Bahia.

Esta é chamada como a fase mais popular de Jorge Amado, na qual ele deixa um pouco de lado a ficção engajada nos problemas sociais e passa a mostrar o que é o que a Bahia tem: um povo bem-humorado, mulheres lindas, fortes e sedutoras, as belas paisagens naturais, etc. É a chamada crônica de costumes. Gabriela, cravo e canela é o divisor de águas na produção amadiana: ainda impregnado do tom épico da luta política, o romance introduz um símbolo (Gabriela), que representa o povo em toda a sua liberdade e de vida.

Obras

Trabalhou também em Diretrizes com Samuel Wainer, Rubem Braga, Carlos Prestes e outros intelectuais de esquerda. Nos anos seguintes foram marcados pela violência do Estado Novo.

Casou-se com a escritora Zélia Gatai com quem viveu até morrer. Juntos tiveram três filhos. Jorge Amado morreu em 6 de agosto de 2001. Curiosamente, a Rede Globo exibia, à época, a novela Porto dos Milagres, fruto de uma adaptação de duas obras do escritor baiano: A descoberta da América pelos turcos e Mar morto.

Obras

Obras

Jorge Amado faleceu no dia 6 de agosto. Seu velório foi realizado no Palácio da Aclamação em Salvador. Foi cremado e suas cinzas foram colocadas ao pé de uma mangueira, em sua casa na Bahia.

Em 1927, Jorge ligou-se à "Academia dos Rebeldes", um grupo de jovens chefiado pelo poeta panfletário Pinheiro Viegas que tinha como objetivo a renovação literária.

Primeiros Romances

Frequentador do candomblé, desde muito cedo, Jorge Amado tornou-se amigo de pais-de-santo, perseguidos pela polícia. Em seus livros "Jubiabá" e "Tenda dos Milagres", esses fatos são relatados.

Aos 12 anos, fugiu do internato e foi para Itaporanga, em Sergipe, onde morava seu avô. Depois de seis meses, seu pai mandou busca-lo e sem desejar voltar para a escola, Jorge foi plantar cacau.

Tópicos deste artigo

Em 1930, Jorge Amado mudou-se para o Rio de Janeiro e no ano seguinte ingressou na Faculdade de Direito, mas pouco frequentou o curso e nunca foi buscar o diploma. Nessa época, já frequentava a Juventude Comunista.

Vivendo sob um período ditatorial feroz, o Brasil se via retratado nos romances da geração de 30. Os escritores dessa geração procuravam apontar os horrores dos privilégios e a decadência dos latifúndios, a má distribuição de terras, o coronelismo, a miséria do povo mais simples… enfim, a triste e injusta realidade social brasileira. Jorge Amado, inserido nesse propósito, procura retratar em algumas obras desta sua primeira fase os seguintes temas: ciclo do cacau, romances proletários e a Bahia pitoresca.

Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia.

Obras de Jorge Amado

À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.

Jorge Amado foi jornalista e um dos maiores representantes da literatura brasileira modernista, com uma obra marcada pelo regionalismo e pela denúncia social.

Videoaula sobre Jorge Amado

<strong>Videoaula sobre Jorge Amado</strong>

Por outro lado, votou favoravelmente à emenda nº 3.165 do deputado carioca Miguel Couto Filho, a qual buscava proibir a entrada no País de japoneses de quaisquer idade e procedência.

A crítica literária faz sérias restrições à obra de Jorge Amado. Apontam-se, como principais defeitos, os altos e baixos de sua produção, o lirismo às vezes piegas e as soluções previsíveis. Porém, como qualidade incontestável do autor, é a sua capacidade em contar uma história de forma simples, dinâmica e envolvente. Tanto é assim que grande parte de sua obra foi adaptada para a televisão e para o cinema, com enorme aceitação por parte do público.

Alguns dos romances de Jorge Amado foram adaptados em histórias em quadrinhos. Acima, um fragmento da adaptação quadrinística de Jubiabá, adaptada em 2009 pelo ilustrador Spacca e publicada pela editora Companhia das Letras.

Quem morreu em 2001?

Janeiro

Quantas pessoas morreram em 2001 no Brasil?

O que aconteceu em 11 de setembro de 2001 Terroristas da Al-Qaeda lançaram dois aviões contra os edifícios do World Trade Center - as chamadas Torres Gêmeas em Nova York. Três mil pessoas morreram e mais de 6 mil ficaram feridas com os desabamentos.

Quem morreu em 2002?

Janeiro

Quem morreu em 2011?

Mortes em dezembro de 2011

Quem morreu em 2012?

Entre os mais notórios, estão o Professor Raimundo (foto), Bento Carneiro, Bozó, Nazareno e Painho. A cantora Etta James, grande nome do blues e do jazz, também se foi em 2012. A americana tinha 73 anos e morreu no dia 20 de janeiro, devido a complicações no seu quadro de saúde debilitado pela leucemia.

Quem morreu em 2010?

Mortes em janeiro de 2010

Quais famosos morreram em 2020?

Veja os artistas que morreram em 2020:

  • Zé do Caixão. José Mojica Marins, mais conhecido, como, Zé do Caixão Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE. ...
  • Henrique, da dupla Netto e Henrique. ...
  • Adelaide Chiozzo. ...
  • Aldair Blanc. ...
  • Flávio Migliaccio. ...
  • Daisy Lúcidi. ...
  • Leonardo Villar. ...
  • Naya Rivera.

Quem morreu em 2021?

Mortes em janeiro de 2021

Como morreu Paulo Silvino?

17 de agosto de 2017

O que aconteceu com Flávio Silvino?

O ator Flávio Silvino, hoje com 49 anos, está aposentado e recluso em um apartamento no Rio de Janeiro com a mãe, Diva Placido, e o irmão, João Paulo.