Quem foi Henri Fayol (1841-1925)? Ele é um autor muito relevante na área de administração de empresas; engenheiro e teórico do setor, nascido em Istambul, Fayol desenvolveu um modelo administrativo denominado Fayolismo, além da teoria clássica da administração.
-Segurança, que inclui a salvaguarda vinculada ao pessoal da indústria e ao estabelecimento como tal. Ações são levadas em consideração para prevenir ou controlar incêndios, inundações, roubos e outras situações semelhantes.
Entre outros aspectos, a gerência deve levar em consideração aspectos como motivar os funcionários ou abrir um canal de comunicação eficiente e útil para todo o pessoal da empresa.
Um fato importante do desenvolvimento da Fayol na Commentry-Fourchambault Company é que ela teve uma grande influência nessa empresa para permanecer em pé quando foi comprometida financeiramente.
Para isso, o autor sugere proximidade e simplicidade na comunicação, clareza nas mensagens e outros pequenos gestos que facilitam a integração entre as equipes.
Ele fez seus primeiros estudos no Liceu de Lyon, localizado na França. Ele então entrou na Escola Nacional de Minas, localizada em Saint Etienne, e aos 19 se formou como engenheiro de minas.
A teoria da administração em vigor até então era a chamada científica. Isso enfatizou o trabalho realizado pelos trabalhadores. Pelo contrário, a teoria clássica de Fayol colocou como ponto mais importante a estrutura e as funções que a organização deveria ter para ser mais eficiente.
Fayol, entre outras coisas, estabeleceu o Centro de Estudos Administrativos logo após a publicação de seu livro mais famoso, em 1916. Sua intenção era que suas teorias se tornassem populares e alcançassem mais pessoas.
Devido a essas ideias, Fayol desenvolveu metodologias que tornam as organizações mais eficientes, diminuindo desperdícios e formando gestores capazes de tomar decisões assertivas.
Fayol explicou que os princípios podem ser aplicados em companhias de todos os portes e setores, uma vez que elas necessitam de gestão para se manterem vivas, competitivas e crescer.
Quanto à sua vida universitária, Henri Fayol obteve o diploma em engenharia civil mineira em 1860, quando tinha apenas 19 anos. em breve começou a trabalhar como engenheiro de minas, mais precisamente na Commentry Fourchambault Corporation, Um grande grupo do setor de mineração e metalurgia. Nesta empresa ele foi onde permaneceu toda a sua vida profissional.
A importância de todos os processos de manutenção da ordem será refletida em todos os processos que ocorrem dentro da empresa. Dessa maneira, uma ordem adequada melhora o gerenciamento de recursos e tempo, a disposição dos materiais ou as responsabilidades dos gerentes ou funcionários.
Nesse caso, as funções de segurança cumprem a missão de proteger as pessoas e seus bens contra possíveis roubos ou outras altercações (Por exemplo, uma inundação), dentro de uma organização.
Para esse teórico, a função da administração é direcionada apenas ao corpo social, ou seja, ao pessoal da empresa. Os demais, por sua vez, estão focados em matérias- primas e máquinas
Henri Fayol nasceu em 29 de julho de 1841 em Constantinopla, atual Istambul. Sua família era de origem burguesa, então ele conseguiu obter uma educação de boa qualidade desde os primeiros anos de treinamento.
Além disso, ele conseguiu obter novos depósitos de carvão em três cidades estratégicas da França: Gondreville, Saint-Lager-Bressac e Decazeville. Fayol cumpriu o objetivo de revitalizar a empresa, transformá-la e aplicar elementos que mais tarde formaram parte da teoria administrativa que ele propôs anos depois.
A contribuição mais reconhecida de Fayol tem sido a definição de 14 princípios de administração que têm sido a matéria-prima para o desenvolvimento de teorias de gestão do século XX.
Todo projeto precisa ter início com um bom planejamento, pois ele dará ao gestor uma visão mais sólida sobre o que precisa ser feito, possíveis desvios e como podem ser corrigidos.
Priorizando a visão de um gerente ou diretor, Fayol também acreditava que os melhores líderes são os bons administradores, sendo que o conhecimento em gestão é mais importante, para eles, do que a competência técnica.
Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.
Ocorreu também a separação entre propriedade particular e a direção das empresas. Com o tempo as oficinas artesãs que sobraram, foram se agrupando com outras oficinas maiores, transformando-se em novas fábricas. O operário foi sendo substituído por máquinas em que se podia automatizar e acelerar a produção.
Resposta. 2-Surgiu-se um enorme avanço empresarial, com alguns princípios que agilizaram a produção, diminuindo custos e tempo de fabricação. Foram eles a padronização da linha de montagem e do equipamento utilizado, economicidade-redução dos estoques e outros.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Para Taylor, o objetivo da administração seria o de pagar salários melhores e reduzir custos. Mas para isso deveriam ser utilizados métodos científicos na seleção e treinamento dos empregados.
Os quatro princípios da administração científica criada por Taylor são: princípio de planejamento, princípio de reparo dos trabalhadores, princípio de controle e princípio da execução.
O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. ... Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. ... A administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O profissional formado em Administração de Empresas tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização. O objetivo do administrador é elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos.