Arcimboldo apreciava transformar um rabanete em um rato? Uma vagem em um inseto? Com certeza ele expandiu a imaginação de seus contemporâneos e de artistas (e não-artistas) até os dias de hoje.
Outra característica do Maneirismo – a ênfase no aspecto espiritual da arte – se faz presente na obra de vários dos artistas citados. Tintoretto e El Greco eram ligados à religiosidade católica. Mas Arcimboldo, não. Mesmo sendo Praga uma corte católica, ela tinha total independência em relação à Igreja Romana e seus monarcas eram de grande tolerância em relação a outras religiões e crenças. Ali conviviam judeus, cristãos e ocultistas. E o ocultismo foi uma referência importante para Arcimboldo, como se percebe em suas paisagens antropomorfas.
Arcimboldo teve uma vida muito preenchida e honrosa na corte imperial, não só pelo Imperador Fernando I, mas também pela corte inteira; não só pelos seus quadros, mas também por muitas outras obras de arte e peças em madeira destinadas a ocasiões como torneios, jogos, casamentos e coroações. Giuseppe Arcimboldo, nobre e inspirado, executou um grande número de trabalhos artísticos, raros e delicados, que causaram um espanto considerável entre todos os ilustres nobres que se costumavam juntar ali, e o seu senhor e amo, Imperador Fernando I, estava muito agradecido a ele. Vale a pena mencionar que, quando Maximiliano sucedeu a seu pai no trono imperial, Arcimboldo nunca recebeu uma recusa para ver o imperador a qualquer hora do dia, porque se encontrava entre aqueles que o imperador tinha em especial favor. Foi capaz de exercer sua influência em Maximiliano devido à extensão dos próprios conhecimentos. Maximiliano dava tanto apreço às opiniões de Arcimboldo que não só escutava os seus pontos de vista, como adotou o próprio gosto do artista. Com auxílio de Arcimboldo, ampliou os seus gabinetes de arte e raridades, criando, assim, o núcleo de um museu.
Na verdade, a corte austríaca, na sua totalidade, estimava-o e amava-o pela sua arte, assim como pela sua disposição impecável. Quando Maximiliano morreu, sucedeu-lhe o seu filho Rodolfo, que continuou a dispensar a mesma mercê e afeição a Arcimboldo, tal como fizera seu pai.
Contrapondo-se à autoridade clássica do Renascentismo, Arcimboldo foi um dos grandes nomes do Maneirismo, movimento artístico de protesto do século XVI, junto a pintores como Michelangelo (em sua fase madura), Ticiano, Tintoretto, Veronese e El Greco, entre muitos outros.
Suas obras mais famosas são as várias cabeças compostas, que retratam perfis humanos a partir da reunião de bichos, pessoas, plantas e diversos objetos. Suas telas não eram vistas, na época, apenas como pinturas: funcionavam como um jogo, uma brincadeira.
Essa pintura foi descoberta em 1964, pertence à primeira versão das Estações. Arcimboldo representa nessa obra um jovem com sua cabeça, rosto e cabelos transbordando de flores coloridas, fazendo alusão à essa estação fresca e bela como são as flores.
Arcimboldo nasceu em Milão, na Itália, no ano de 1527. Era filho de Biagio Arcimboldo, também pintor. Destacou-se em várias áreas. Além de pintor, foi figurinista, decorador e escritor.
Por meio de sua visão vegetariana, ele explorou a relação do homem consigo mesmo e com a natureza. Ele via uma ligação singular entre seres humanos e outros organismos vivos.
Arcimboldo faleceu em 1593 e, em pouco tempo, caiu no esquecimento. Somente no início do Século XX, sua obra voltou a ser valorizada, especialmente pelos surrealistas, que se inspiraram no aparente devaneio de suas telas.
A série “Os quatro elementos” mostra a água, o ar, o fogo e a terra, magistralmente apresentados através de cabeças-retratos, cada uma das quais compostas de figuras existentes nestes elementos. Na água, peixes, pérolas, camarões, tartarugas, caranguejos, polvos, sapos; no ar, pavões, faisões, araras, entre diversos outros tipos de aves; no fogo, velas, castiçais, fogueiras, armas, canhões; na terra, dezenas de animais, como elefantes, cavalos, tigres, ratos, carneiros, antílopes, leões… interessante ver a coroa que se forma nesta cabeça, formada com os chifres de alguns destes animais.
Em 1562, Arcimboldo deixou a sua terra e entrou na corte do imperador, onde foi estimado e bem tratado por ele, sendo recebido com grande amabilidade e obtendo um bom salário. Serviu aos imperadores como arquiteto, cenógrafo, engenheiro, organizador de festejos e criador de máscaras e fantasias. Os imperadores adquiriram objetos, plantas e animais exóticos vindos de todas as partes do mundo para enriquecer as câmaras de arte e prodígios. Era nessas câmaras que Arcimboldo estudava cada pormenor de animais e plantas que utilizava em seus quadros.
Giuseppe Arcimboldo (1527 — 1599) foi um pintor italiano. Sua singularidade foi ter usado, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. Iniciou-se na vida artística aos 22 anos, projetando os vitrais da catedral de Milão, juntamente com seu pai. Arcimboldo viveu muito tempo em Praga, na corte do imperador Rodolfo II, onde estudou e criou algumas de suas obras mais conhecidas: a série “Os quatro elementos” e a série “As quatro estações“.
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Suas obras mais famosas são as várias Cabeças Compostas, onde retratava perfis humanos a partir da reunião de bichos, pessoas, plantas e diversos objetos. Suas pinturas eram vistas, na época, como uma brincadeira em reuniões de pessoas nobres para decifrarem uma espécie de jogo contemplativo. Foram as primeiras ‘Cabeças’, que fascinaram o Imperador Maximiliano II. Logo depois de coroado em 1563, o imperador o contratou como pintor oficial da corte. Além de se dedicar às telas, o artista também organizava festas, bailes e torneios na corte, o que lhe deu muita popularidade.
Após a morte de Arcimboldo o interesse por sua obra diminuiu, chegando quase ao esquecimento, talvez pela estranheza que podem causar suas criações. Passaram-se trezentos anos e foi apenas no século XX, com o surgimento do Surrealismo, que este e outros maneiristas foram resgatados, recebendo a atenção e o valor merecido.
A série “As quatro estações” data de 1573. A exemplo da série anterior, o artista também utilizou, em cada tela, elementos que correspondem ao tema retratado. Assim, “A Primavera” é composta basicamente por flores, “O Verão”, por frutas próprias dessa estação, “O Outono”, por folhas e frutas dessa época do ano e “O Inverno”, por uma árvore praticamente sem folhas.
Arcimboldo morreu em 11 de julho de 1593 e, em pouco tempo, caiu no esquecimento. Somente no início do século XX, sua obra voltou a ser valorizada, especialmente pelos surrealistas, que se inspiraram no aparente desvario de suas telas.
IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Giuseppe Arcimboldo. História das Artes, 2023. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/prazer-em-conhecer/giuseppe-arcimboldo/>. Acesso em 01 Dec 2023.
O estilo rococó surgiu após o período barroco, durante o Iluminismo, coincidindo com o reinado de Luís XV. Despontou como reação ao gênero formal e pesado, de aspecto conservador e carregado, usado na corte de Luís XIV, no século XVII, em Versalhes.
Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII. Apesar de ter surgido como um desdobramento do Barroco, apresentou características próprias.
As obras representavam os valores e ideias de uma sociedade que viviam em busca de prazeres e do esquecimento dos problemas. Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX.
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco. Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de “Era da Razão”.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.