Eliã, cujo nome quer dizer Povo de Deus, é o nome de um ou dois personagens da Bíblia, cuja identificação é conjectural. Eliã é um dos trinta guerreiros do Rei Davi, ele é filho de Aitofel, da cidade de Giló; Aitofel era um conselheiro de Davi que, depois, virou traidor e apoiou a revolta de Absalão.
O profeta Elias então o acompanhou e foi à presença do rei para transmitir pessoalmente a sua mensagem. Assim como Elias havia predito, Acazias não se recuperou e morreu (2 Reis 1).
Sua vida foi um exemplo de coragem e disposição em seguir as orientações do Senhor, mesmo quando pareciam contraditórias ou desafiadoras. Elias compreendeu que obedecer a Deus significa confiar totalmente em Sua sabedoria e planos, independentemente das circunstâncias.
O Bíblia Legal foi feito com intuito de levar versículos bíblicos e a palavra de Deus ao maior público, espero que goste e Deus abençoe a vida de cada um.
Durante o período da seca profetizada poe Elias, a fome castigou Samaria. Nesse período Jezabel mandou matar os profetas do Senhor. Porém, havia um homem chamado Obadias, oficial de Acabe, que consegui esconder alguns profetas. Obadias também foi o responsável em intermediar um encontro entre Elias e Acabe.
Vale lembrar que muitas das histórias e ensinamentos presentes no Antigo Testamento continuam relevantes nos dias atuais e ainda oferecem uma perspectiva única sobre assuntos relacionados à vida, fé e moralidade.
Você já ouviu falar do profeta Elias? Sabe a história desse profeta? Sua importância na Bíblia e para o povo de Israel? Se você quer saber mais sobre esse profeta, está no lugar certo.
Como um iniciante na compreensão de Elias, é importante entender seu papel como profeta e sua conexão com Deus. Elias é conhecido por sua luta contra a idolatria e por seu papel como um mensageiro de Deus para seu povo. Seu legado continua vivo em muitas comunidades religiosas até hoje.
A Bíblia perece descrever Elcana como um homem piedoso e temente a Deus. Como levita, ele ia a Siló — o local onde estava o Tabernáculo naquele tempo — para cultuar ao Senhor. A única coisa que coloca Elcana numa posição difícil, era o fato de que ele tinha duas esposas, Ana e Penina. É verdade que a Lei Mosaica não proibia a poligamia, mas certamente o plano de Deus para o casamento sempre foi a monogamia (cf. Deuteronômio 21:15-17; Marcos 10:1-9).
É importante lembrar que o Novo Testamento não pode ser entendido completamente sem conhecimento do Antigo Testamento, que fornece uma base para muitas das profecias cumpridas por Jesus Cristo.
Elias foi um profeta do Antigo Testamento que viveu no reino de Israel no século IX a.C. Ele é considerado um dos grandes profetas do judaísmo e é mencionado diversas vezes na Bíblia.
Eliane: Significa “bela como o Sol”, “da natureza do Altíssimo”, “pertencente ou habitante da Élida”. Eliane é uma variação de Eliana, nome que vem do latim Aeliana. Pode ter vindo do hebraico El Elion, que significa “o Altíssimo”.
Acabe era o rei de Israel. Como era de costume, ele se casou com Jezabel, filha do rei dos sidônios. Após esse casamento o reinado de Israel foi marcado por um crescimento dos cultos a Baal e uma perseguição aos profetas que se opusessem contra o rei e sua esposa. Além da idolatria, a nação ainda vivia período de grande fome e escassez.
Elias e Eliseu se dirigiram a Gilgal. Elias já havia sido avisado por Deus que seria levado. No meio do caminho eles se depararam com o rio Jordão. Elias dobrou sua capa, bateu com ela nas águas e o rio se partiu em duas partes, assim Elias e Eliseu atravessaram com pês enxutos.
Elias foi um profeta muito conhecido por sua fidelidade a Deus e suas ordens divinas. Ele mostrou que o caminho para a prosperidade e a benção de Deus está na obediência às Suas leis e vontades.
Elias foi um profeta de Deus, que viveu em Israel no tempo do rei Acabe. Deus usou Elias para fazer milagres e trazer julgamento sobre a nação de Israel por sua adoração ao deus Baal. No final de sua vida, Elias foi arrebatado para o Céu em um carro de fogo. Seu sucessor foi Eliseu.