EQST

Quem Foi Confcio E Quais Seus Valores?

Quem foi Confúcio e quais seus valores?

K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confúcio para os ocidentais foi um mestre chinês nascido, provavelmente, em 552 a.C. Sua filosofia, baseada na bondade humana e na benevolência, influenciaram a cultura chinesa e asiática.

Qual é a mensagem do confucionismo?

Pensador e filósofo chinês do século V a.C., Confúcio criou o confucionismo com base nas tradições e crenças chinesas comuns – e também na ética da reciprocidade: “não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você”. Entre suas preocupações estão a moral, a política, a pedagogia e a religião.

Como citar Confúcio?

Para construir a citação para essa proposta, o professor traz a frase de Confúcio: "Por natureza, os homens são próximos, a educação é que os afasta". O professor Diego nos dá o seguinte exemplo: “Segundo o filósofo chinês Confúcio, 'por natureza, os homens são próximos, a educação é que os afasta'".

Quais as ideias de Confúcio?

A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoismo (道家), durante a Dinastia Han (206 a.C. – 220).

Quais as características principais da moral confucionista?

Principais Atributos do Confucionismo Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.

Quais são as lições de valores mais importantes abordadas por Confúcio e por quê?

Considerado o mais influente filósofo chinês de todos os tempos, Confúcio (551 a.C - 479 a.C) continua a ser um exemplo de moralidade pessoal. Seus pensamentos se traduzem em importantes lições de valores, como a justiça, a sinceridade, a ética e a honestidade.

Quem quer prever o futuro deve estudar o passado?

Essa frase é atribuída ao pensador Confúcio e ainda hoje é muito conhecida e difundida, por ter um valor muito importante.

Quais os textos do Confucionismo?

O Confucionismo não tem um único livro sagrado, mas diversas obras textuais que orientam os seguidores da doutrina. Entre elas estão os Anacletos, ou em chinês Lun Yu, que reúne os ensinamentos de Confúcio, o Mengzi, livro escrito por Mêncius, o segundo sábio do confucionismo, e o Wu Ching, ou os cinco clássicos.

O que propõe o confucionismo?

O Confucionismo acredita na busca pela harmonia da vida e do mundo, o Tao. Sendo assim, os seres humanos são estruturados por quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu.

Quais são os princípios básicos do confucionismo?

O princípio básico do confucionismo é conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sábios) e define a busca de um caminho superior (tao) como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. ... O tao é a fonte de toda a vida, a harmonia do mundo.