EQST

Quem Foi Chico Da Matilde?

Quem foi Chico da Matilde?

Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de abril de 1839 — Fortaleza, 5 de março de 1914), também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro, prático-mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da ...

Quem foi e qual o papel de Chico da Matilde?

Líder jangadeiro e prático do porto de Fortaleza, Chico da Matilde teve um importante papel no movimento abolicionista do Ceará, ao liderar, em 1881, seus companheiros que se recusaram a embarcar no porto de Fortaleza os escravizados que seriam enviados às províncias do sul.

Por que o nome Dragão do Mar?

Dragão do Mar — cujo curioso apelido foi dado pelo famoso abolicionista fluminense José do Patrocínio — era um homem mestiço, filho de pescadores do município de Aracati. Ele tinha por volta de 40 anos quando liderou a greve no porto de Fortaleza. Mas a luta abolicionista cearense não se resumiu às paralisações.

O que foi o movimento dos jangadeiros?

Além da pesca, os jangadeiros do porto eram os responsáveis por levar a mercadoria da praia para o navio. Por isso a ação deles foi fundamental para o fim da escravidão. A primeira ação ocorreu em 27 de janeiro de 1881, com a participação de mil pessoas.

Por que Chico da Matilde?

Esse primeiro passo foi comemorado por abolicionistas de outro estado e Chico da Matilde foi escolhido para ir ao Rio de Janeiro para relatar e compartilhar experiências do movimento e lá recebeu o apelido de Dragão do Mar. Certamente o movimento cearense inspirou a continuidade da luta abolicionista pelo país.

Qual era a profissão do Francisco José do Nascimento?

Revolucionário Francisco José do Nascimento/Profissões

Qual a profissão de Francisco José do Nascimento?

Revolucionário Francisco José do Nascimento/Profissões

Para que serve o Dragão do Mar?

Espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura, o Centro Dragão do Mar foi idealizado, em 1993, pelo então Secretário da Cultura do Ceará, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes.

O que tem no Dragão do Mar?

O lugar tem salas de teatro e cinema, abre espaço para exposições e apresentações musicais, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, entre outras atrações temporárias. A arquitetura do Dragão também é muito diferente e o espaço total do lugar é enorme!

Como foi o movimento abolicionista no Brasil?

O movimento abolicionista cresceu no Brasil a partir da década de 1870 e mobilizou diferentes grupos da sociedade brasileira em defesa da abolição da escravidão. ... A abolição da escravatura aconteceu no Brasil em 13 de maio de 1888 e foi uma conquista tardia — uma demonstração do conservadorismo das elites brasileiras.

Como é conhecida a vida do Jangadeiro?

O líder jangadeiro Chico da Matilde entrou para a história do Brasil como herói abolicionista, sob a alcunha de Dragão do Mar, após ter deflagrado a greve dos jangadeiros, no Porto de Fortaleza, em 1881, interrompendo o transporte de escravos na região.

Por que o Ceará é conhecido como a terra da luz?

O Estado do Ceará ficou conhecido como Terra da Luz por ser a primeira província brasileira no século XIX a abolir a escravidão. ... Recentemente, uma simbólica homenagem foi concedida à cidade pioneira na qual passou a sediar a Universidade Luso-Afro-Brasileira (Unilab).

Qual o primeiro município do país a abolir a escravidão?

Família real simpatiza com abolição. Enquanto o Senado inicia as discussões sobre o fim da escravidão no Brasil, duas províncias seguiram o exemplo do pequeno município cearense de Icarapé, que libertou todos os seus escravos há quatro anos. Ceará e Amazonas decidiram extinguir as senzalas.

Qual foi o primeiro município cearense a abolir a escravidão?

município de Redenção A apenas 55 quilômetros de Fortaleza, o município de Redenção foi o primeiro do Brasil a libertar os escravos. O fato histórico ocorreu no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.

O que representa o Centro Dragão do Mar?

O nome Dragão do Mar é uma homenagem ao histórico personagem cearense Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Quem era os jangadeiros abolicionistas?

No Ceará, o jangadeiro chamado "Dragão do Mar" é referência. Ao longo da história da luta abolicionista no Brasil existem nomes que não podem ser esquecidos: Dragão do Mar, André Rebouças, Paula Brito e tantos outros estiverem em constante confronto pelo fim da escravidão.

Qual a importância do Centro Dragão do Mar?

Espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura, o Centro Dragão do Mar foi idealizado, em 1993, pelo então Secretário da Cultura do Ceará, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes.

Quando foi construído o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura?

abril Inaugurado em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que, em 1881, recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Quando surgiu o movimento abolicionista no Brasil?

1880 O movimento abolicionista no Brasil teve início em 1880, com a participação de figuras de diversas classes sociais, como médicos, jornalistas, advogados, artistas, estudantes, etc. Assim como nas lutas contra a escravidão em todo mundo, as mulheres também tiveram um papel super importante.

Quem liderou o movimento abolicionista no Brasil?

José Bonifácio, pioneiro da abolição, Eusébio de Queirós, que aboliu o tráfico de escravos, o Visconde do Rio Branco, responsável pela Lei do Ventre Livre, e os abolicionistas Luís Gama, Antônio Bento, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Silva Jardim e Rui Barbosa eram maçons.