Arquimedes foi um físico, inventor e matemático grego. O cientista ficou muito famoso por causa de suas revolucionárias invenções. ... O Parafuso de Arquimedes, utilizado para elevar água, e as catapultas, armas de guerra, são exemplos de criações desenvolvidas pelo físico.
Arquimedes
O princípio da alavancagem foi descoberto por Arquimedes no século III a.C., estudando as máquinas "Arquimedianas": alavanca, roldana, e parafuso.
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente. “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”. Essa foi a frase dita por Arquimedes para descrever a função de uma alavanca.
Alavanca interpotente: o ponto de aplicação da força potente está localizado entre o ponto de apoio e o ponto onde atua a força peso do corpo a ser movido.
Os Músculos e os ossos juntamente com as articulação formam alavancas que nos permitem executar atividades corriqueiras como por exemplo levantar objetos, andar e mastigar.
Uma alavanca interresistente é representada pela mandíbula. O fulcro está situado em sua junção com o crânio. A potência é o músculo que a comanda, o masseter, que a ela se liga em um ponto próximo ao queixo. A resistência é representada pela força com que o alimento reage a mastigação.
O movimento humano é gerado pela produção de força por músculos que se inserem em ossos articulados por juntas, constituindo alavancas, produzindo momentos de força. Os músculos, ossos e juntas formam alavancas no corpo, semelhantes às mecânicas. Em cada movimento quando um músculo se contrai, o outro se distende.