Arquimedes foi um dos mais importantes cientistas, inventores e matemáticos gregos da antiguidade clássica. Foi considerado por muitos historiadores um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Além disso, Arquimedes aprofundou seus conhecimentos nas áreas da física, engenharia e astronomia.
“A solução do problema encontrada por Arquimedes é uma história relativamente famosa. Ao entrar em uma banheira, percebeu que a água subia conforme seu corpo entrava, até o ponto de transbordar. Através disso, ele percebeu que a quantidade de água que se movia tinha o mesmo volume do corpo inserido na banheira.
Resposta: Arquimedes foi um importante cientista, inventor e matemático grego. Nasceu na cidade de Siracusa (colônia grega na Magna Grécia) em 287 a.C. e morreu em 212 a.C., assassinado por um soldado romano. Fez grandes descobertas e invenções como, por exemplo, o parafuso, a roldana e as rodas dentadas.
Arquimedes
Siracusa
Quem gosta de matemática provavelmente conhece Arquimedes -- aquele que gritou "Eureka!" quando descobriu um método para calcular o volume de um corpo. Embora o matemático grego seja reconhecido por suas teorias e invenções, todo seu potencial ainda não foi revelado.
Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa. ... O termo tem a sua origem etimológica na palavra grega “heúreka”, o pretérito perfeito do indicativo do verbo “heuriskéin” que significa “achar” ou “descobrir”.
Bastava mergulhar a coroa e medir o volume de água que se movia, este volume deveria ser igual ao volume da coroa. Sabendo qual era sua massa e volume ele poderia calcular a sua densidade e, portanto, verificar se era ou não ouro puro. Esta descoberta o conduziu a um novo conceito da física.
Arquimedes
Ele percebeu que a força aplicada a uma das extremidades da alavanca, com o intuito de mover um objeto na outra extremidade, é inversamente proporcional à distância do ponto de apoio. Ou seja, quanto mais distante a extremidade estiver do ponto de apoio, menor será a força necessária para mover o objeto.
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente. “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”. Essa foi a frase dita por Arquimedes para descrever a função de uma alavanca.
Elas podem ser classificadas em interfixa, inter-resistente e interpotente. As alavancas são um tipo de máquinas simples utilizadas para multiplicar a força aplicada sobre um objeto. São constituídas por uma barra rígida que pode girar sobre um ponto de apoio.
Como sabemos, as alavancas inter-resistentes são aquelas em que a força resistente é aplicada entre o ponto de apoio e o ponto de aplicação da força potente, o que pode ser observado na primeira imagem.