A seleção brasileira goleou o Paraguai por 4 a 0 na noite de hoje (1), no Mineirão. O jogo valeu pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar e teve gols marcados por Raphinha, Philippe Coutinho, Antony e Rodrygo.
A Seleção Brasileira já está classificada para a Copa do Mundo, mas mostrou muita vontade e venceu o jogo contra o Paraguai, pelas Eliminatórias, nesta terça-feira (1). O resultado foi de 3 a 0, mas a vantagem poderia ter sido maior, pois o Brasil dominou a partida e desperdiçou chances de gol.
O primeiro gol do Brasil saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Do campo de defesa, Marquinhos acertou lançamento preciso para Raphinha, que dominou já dentro da área do Paraguai e bateu de pé esquerdo no canto para abrir o placar — desta vez, valeu.
Tite promoveu mudanças na equipe que superou o Equador por 2 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre, na última sexta-feira (4). No gol, Ederson assumiu o lugar de Alisson. O meia Lucas Paquetá saiu para o atacante Roberto Firmino sair jogando. Também na frente, Gabriel Jesus foi utilizado na vaga que, no jogo anterior, foi de Gabriel Barbosa.
Com cinco mudanças entre os 15 e os 34 minutos, o técnico Eduardo Berizzo tentou recolocar seu time no jogo e Tite respondeu com Douglas Luiz na contenção e Éverton Cebolinha e Gabigol para dar fôlego novo ao ataque. O Paraguai teve uma chance com Espínola e Ederson defendeu, o Brasil teve uma cobrança de falta boa de Neymar para fora. Nos acréscimos, o camisa 10 fez outra boa jogada pelo meio após desarmar Óscar Romero e deixou Paquetá em ótimas condições para aumentar o placar.
Demorou apenas 10 minutos para Raphinha compensar esse erro. O atacante do Leeds recebeu um longo lançamento de Marquinhos, aplicou um drible na área e chutou de esquerda para abrir o placar.
O lateral direito Byron Castillo se empolgou ao receber a camisa de Lionel Messi após o empate entre Equador e Argentina, na última terça-feira (29), pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Na decisão em que condenou CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e AFA (Associação de Futebol da Argentina) ao pagamento de multas e a remarcação do jogo pelas Eliminatórias, suspenso em 5 de setembro de 2021, o Comitê Disciplinar da Fifa disse que as duas associações, "por meio de suas respectivas condutas, que acabou causando o abandono da partida, mancharam a reputação da Fifa e do futebol".
Mas o detalhe da construção do gol de Coutinho é o gancho para falar de outro destaque da seleção: o zagueiro Marquinhos. Ele já tinha dado o lançamento que gerou o gol de Raphinha e fez o passe no meio-campo que resultou no tapa de Coutinho. Não foi uma atuação que exigiu da zaga brasileira na parte defensiva, mas Marquinhos foi decisivo pela qualidade com a bola no pé e visão de jogo. Sem contar com as inversões que ele e Thiago Silva distribuíram para os pontas da seleção. Talento puro.
Pesquisa diz que 20% dos entrevistados vivenciaram situações como desrespeito ao desconforto, privacidade, desconforto no atendimento ou sentimento de culpa ou vergonha por ser uma pessoa com HIV.
A rivalidade histórica entre as seleções de Brasil e Argentina ganhou novos capítulos desde o ano passado. A pouco mais de cinco meses para o início da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, jogadores dos dois países não perdem uma chance para provocar os adversários, seja em campo ou nas redes sociais.
Tite vê muito potencial em Coutinho. E o jogador correspondeu ao primeiro jogo com mais tempo para mostrar serviço na seleção desde o período de afastamento por causa de uma lesão no joelho. "Sacrificado" contra o Equador após a expulsão precoce de Emerson, o meia mostrou diante do Paraguai um repertório de lançamentos precisos —após um deles, Vini Jr. perdeu chance clar. Para coroar, um belo gol: uma batida característica, de fora da área. Os pais e os irmãos de Coutinho estavam no Mineirão e assistiram a tudo de perto.
Tite escalou a seleção no 4-1-4-1, como foi no auge de desempenho dos seus cinco anos de comando. Apesar desta formação inicial, o comportamento dos jogadores em campo obedeceu mais às funções do que às posições. Daniel Alves, por exemplo, era o lateral-direito do time, mas em boa parte do jogo funcionou como volante ou meia armador. Lucas Paquetá era um dos meias da formação, mas se alinhou com Matheus Cunha para aumentar o volume ofensivo.
Aos poucos, o Paraguai foi tomando o controle das ações ofensivas, dificultando a saída de bola brasileira, mas sem criar chances realmente claras. Na melhor delas, aos 41 minutos, o lateral Alberto Espínola teve a chance do empate em uma bola que sobrou na área pela direita, mas parou em Ederson. No contra-ataque, o Brasil liquidou a partida. Nos acréscimos, Neymar avançou pelo meio e rolou na direita para Lucas Paquetá, da entrada da área, chutar cruzado, de primeira, no canto do goleiro Antony Silva, fechando o placar.
Pela primeira vez na história a Copa do Mundo não será realizada no meio do ano. O motivo é a temperatura climática no Qatar em junho e julho. Mas o que a FIFA faz? Marca o jogo único de repescagem entre Peru e Austrália justamente neste local. O time da Oceânia superou os 31º em Al Rayyan e a frágil seleção peruana para chegar à sua quinta participação seguida em Copas Mundo. O destaque fica para o goleiro Redmayne e seu jeito peculiar de defender cobranças de pênalti.
PARAGUAI: Antony Silva; Robert Rojas (Escobar, no intervalo), Balbuena, Junior Alonso e Arzamendia (David Martínez, no intervalo); Braian Ojeda, Mathías Villasanti (Benítez, aos 23/2ºT), Richard Sánchez e Braian Samudio; Miguel Almirón; Carlos González (Sanabria, aos 23/2ºT). Técnico: Guillermo Barros Schelotto
O começo do jogo ficou marcado por uma briga nas arquibancadas. Por volta dos dez minutos, torcedores se enfrentaram no setor próximo da meta defendida por Antony Silva. Houve troca de socos e cadeiras atiradas uns nos outros. Cerca de 20 envolvidos foram identificados e detidos pelas autoridades —os torcedores foram identificados pela Polícia Militar como integrantes das organizadas Galoucura e Máfia Azul. Também houve necessidade de atendimento médico para torcedores feridos.
Pelo Grupo A, o Paraguai enfrenta a Bolívia na próxima segunda-feira (14), no estádio Olímpico de Goiânia. Já o Brasil, que está no Grupo B, entra em campo um dia antes, às 18h, contra a Venezuela, no Mané Garrincha.
A Federação de Futebol do Chile enviou uma denúncia à Comissão Disciplinar da Fifa contra o jogador Byron David Castillo Segura e a Federação Equatoriana de Futebol, alegando que o atleta usou uma certidão de nascimento falsa, declaração de idade falsa e falsa nacionalidade.
O jogo entre Brasil e Paraguai era bastante aguardando pelos brasileiros após a controversa partida contra o Equador na rodada passada das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022. Apesar das atuações questionáveis, a seleção brasileira continua invicta e isolada na liderança, mantendo o ritmo de testes da equipe antes de, enfim, enfrentar os oponentes oficiais da competição que acontecerá no Catar. Confira abaixo o resultado de Brasil x Paraguai e os melhores momentos do jogo.
Um torcedor equatoriano irritou o argentino Lionel Messi ao invadir o gramado do Estádio Monumental de Guayaquil (EQU) para tirar uma foto com o dono de sete Bolas de Ouro após o empate em 1 a 1 pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Em dez minutos de bola rolando o desempenho da seleção brasileira já explicou as três mudanças de Tite em relação ao último jogo. Primeiro, Gabriel Jesus deu assistência para o gol de Neymar. Depois, Ederson fez uma defesaça numa bola que sobrou e Alderete finalizou. E por fim, a mobilidade que Roberto Firmino acrescentou ao setor ofensivo ao trocar de posição com Neymar, com mais facilidade do que faria Gabigol, fez o time seguir criando nos momentos seguintes do jogo.