Quem Fez O Design Do Alien?

Quem fez o design do Alien

Apesar do apelo óbvio, Giger só trabalhou ativamente como artista em dois jogos eletrônicos, ambos clássicos: Dark Seed, de 1992, e a continuação Dark Seed II, de 1995. Os dois títulos de adventure de horror foram lançados para computador e ganharam versões para Playstation e Saturn no Japão.

RIO — O artista surrealista H.R. Giger, que criou os monstruosos e revolucionários monstros e cenários do filme “Alien, o oitavo passageiro”, morreu nesta segunda-feira aos 74 anos.

Navegação

A alegoria vai mais além ao mostrar uma metáfora da gravidez não-consentida. Kane carrega dentro de si uma forma de vida alienígena, um corpo estranho e indesejado, como o são os embriões presentes nos úteros de muitas mulheres estupradas. O parto de um bebê rejeitado por ser fruto de uma violência é também representado no filme como uma violência, pois implica em sérias mudanças no corpo e na vida da parturiente. A morte de Kane representa essa mudança drástica.

A computação e os efeitos especiais em 1979 não eram aquelas coisas. Ridley Scott precisou contratar um artista para que ele desenvolvesse toda a fantasia do alien. H. R. Giger foi escolhido pela produção para criar o mostro – sim, criar na vida real – da forma mais assustadora possível. O artista plástico criou o design do Xenomorfo à partir da sua ilustração “Necromon”, realizada anos antes, com pequenas adaptações, como a retirada dos olhos do alienígena invasor para deixa-lo mais aterrorizante.

Mas isso é pouco, comparado ao que vem a seguir, Kane, um dos três oficiais que desceram para explorar as ruínas de uma enorme nave espacial alienígena, é atacado por uma criatura que escapa de um estranho ovo e se prende ao seu rosto, deixando-o paralisado, o facehugger (“agarra-rosto” ou “pega-fuça”). A maior preocupação da tripulação agora passa a ser a vida do oficial executivo Kane. Ele permanece desacordado durante algum tempo, mas desperta sem nenhum problema de saúde aparente. Enquanto o grupo come a uma mesa, Kane tem fortes convulsões e uma criatura semelhante a uma serpente explode para fora de seu peito (chestbuster ou, em bom português, “arromba-titela”), matando-o imediatamente.

Qual a altura da Sigourney Weaver?

Qual a altura da Sigourney Weaver?

Por falar em “impacto”, a famosa cena em que o alien sai de dentro de Kane, personagem de John Hunter, foi uma verdadeira surpresa para os atores. Ou seja, no roteiro do filme que receberam havia apenas uma breve descrição do que ocorreria no set, mas sem grandes detalhes, isso porque o diretor queria que as reações de surpresa fossem reais. Inclusive, a atriz Veronica Cartwright, que interpretou Lambert, realmente ficou histérica no momento em que o sangue voou em seu rosto durante a filmagem - e o tão temido alien dessa cena era apenas um fantoche controlado por uma pessoa.

A dupla O’Bannon e Shusett encontrou também um diretor que se empolgou com a ideia, Ridley Scott. A sinergia entre O’Bannon, Shusett, Giger e Scott foi tamanha que muita coisa, desde o roteiro, passando pelos storyboards até o design final, teve a mão de cada um deles no processo de concepção e realização do filme. Quando resolveram batizar o projeto de Alien, os roteiristas gostaram do fato de que a palavra pode tanto ser um substantivo quanto um adjetivo, o que acrescentou um sutil elemento de ambiguidade ao título. “Alien” tornou-se então o apelido da criatura, inclusive em outras línguas, como em português (a tradução literal seria “alienígena”). Posteriormente, essa espécie também seria conhecida em seu universo fictício pelo nome xenomorph (“xenomorfo”), ou seja, “forma estranha”, “forma alienígena”.

Newsletter

Sem que ninguém saiba, o “alien” rapidamente amadurece, assumindo forma vagamente humanoide. A história continua com a sistemática caça da criatura a todos os tripulantes. Durante a tentativa de se capturar a criatura, descobre-se que o oficial de ciências Ash é um androide programado para levar o alienígena vivo para a Terra, mesmo que isso signifique a morte de todos os tripulantes. Após a morte do capitão Dallas, cabe à oficial de segurança Ripley salvar a pele do resto da tripulação e a sua própria.

A criatura “alien” torna-se assim a nêmesis de Ripley. O amadurecimento da mulher acontece gradualmente à medida em que ela assume a responsabilidade pelos seus colegas tripulantes. O fato de ser uma mulher representa uma dificuldade em alguns momentos, pois ela é ridicularizada. Sua intuição inicial sobre o perigo daquela missão, a princípio menosprezada, mostra-se sensata, porém tarde demais. A criatura, também simbolicamente feminina em seu aspecto puramente corpóreo e sua reprodução assexuada, é um fantasma interior, uma força caótica com que Ripley precisa lidar, para não deixar que tome conta da nave. Assim como Alice amadurece e (literalmente) cresce ao confrontar a Rainha de Copas, Ripley precisa enfrentar a poderosa imagem feminina do ‘alien” para se ver livre e independente.

Em ambas as hipóteses, a história toca no tema da falta de escrúpulos das grandes empresas capitalistas que colocam seus interesses de lucro acima do bem-estar do resto da população. Ao brincar com um ser extremamente hostil e perigoso para os seres humanos, eles arriscam perder tudo apenas pela pequena possibilidade de enriquecerem às custas das vidas de outras pessoas.

Mais lidos

Mais lidos

Os efeitos do primeiro filme não eram tão especiais assim – na verdade, a verdade por trás das câmeras não é nada agradável. Para dar um aspecto mais orgânico para o alien e seus ovos foram utilizados métodos bem inusitados: os ovos da criatura eram feitos com tecidos do coração e do estômago de bovinos e o “tubo” pelo qual os ovos saíam era um intestino de ovelha. A cena da autópsia, por sua vez, foi feita com mariscos, ostras e rins de ovelha para criar os órgãos internos do alien.

A história se passa no espaço, na nave comercial Nostromo pertencente à empresa Weylan-Yutani, que carrega uma gigantesca carga de minério para a Terra. Os sete tripulantes humanos, além de um gato que os acompanha, são acordados da animação suspensa por causa de um pedido de socorro vindo de um planetoide próximo ao qual eles passavam. Ao descer ao planetoide para investigar, a tripulação enfrenta dois problemas. Primeiro, a nave auxiliar, Narcissus, que os levou à superfície se danifica e precisa de reparos antes de retornar à nave-mãe.

Artista suíço morreu na segunda (12), aos 74 anos, depois de se ferir em uma queda

Ridley Scott, o diretor do filme, indicou diretamente a obra “Three Studies For Figures At The Base of a Crucifixion” (“Três Estudos para Figuras na Base de um Crucifixo”, 1944) como uma referência visual para H.R. Giger, o designer visual do projeto.

Faz sentido. Literalmente, "xenomorfo" é sinônimo de forma (morfo) alienígena (xeno), mas dentro do universo mais amplo de Alien o sentido de uma criatura que assume a forma (morfo) de outro (xeno) é bastante pertinente.

Sobre

A arte é uma potente fonte de inspiração para a nossa própria criatividade. Muitos cineastas, escritores, designers e até mesmo chefs de cozinha encontraram uma referência para seus trabalhos em obras de artistas plásticos. Para o clássico filme Alien, o Oitavo Passageiro (1979), por exemplo, vários elementos foram inspirados  na obra do pintor Irlandês Francis Bacon (1909-1992).

A franquia de “Alien”, iniciada em 1979 com “Alien, O Oitavo Passageiro”, marcou a história da sétima arte no segmento de ficção científica. De lá para cá se passaram quase quarenta anos de sua estreia, cinco filmes dirigidos por diferentes cineastas consagrados, em uma linhagem iniciada por Ridley Scott, o mestre da ficção, dois crossovers com a franquia de “Predador”, diversos jogos e até uma “continuação não-oficial” do filme, a criatura mais temida do cinema, o Xenomorfo, volta para aterrorizar plateias em “Alien: Covenant” . “Alien” tem história – e não é pouca – e, por isso, listamos 16 curiosidades sobre uma das franquias mais queridas da cultura pop.

Qual a altura da Sigourney Weaver?

1,82 m A altura pesou a seu favor nesse sentido. Como Sigourney tem 1,82 m, a atriz sempre representou um “pesadelo” para o diretor de elenco encarregado de encontrar um ator alto o suficiente para ser seu par.