Os 300 aos quais o título se refere são os guerreiros espartanos liderados por Leônidas, rei de Esparta, na batalha de Termópilas, travada contra o Império persa por volta do ano 480 a. C. Termópilas é o nome do desfiladeiro onde foi travada essa batalha entre espartanos e persas.
300 é um filme baseado na história em quadrinhos homônima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. Permite perceber aspectos da história da educação, bem como a concepção de educação e de infância para os espartanos, os quais praticavam um ensino voltado para a guerra. …
Segundo Heródoto, durante a batalha, o exército persa contava com milhões de soldados. Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil. Os espartanos e seus aliados somavam mais ou menos sete mil homens.
Efialtes da Tessália Era um personagem da mitologia grega que se caracterizava por seu aspecto amorfo, em que se destacava sua corcova. No filme 300 Efialtes é referido como uma pessoa que teve que deixar o território de Esparta para não morrer por suas deformidades e que traiu Leônidas I na batalha das Termópilas..
Os criadores dos filmes chegaram a afirmar que cerca de 90% do filme segue fatos que foram revistos por historiadores ao longo do tempo. Andrew Tiernan foi o encarregado de dar vida a Efialtes em ambos os filmes, enquanto em 1962 o papel foi para Kieron Moore.
A origem do nome Efialtes nunca foi exatamente conhecida. Em grego, o termo poderia ser traduzido como "Pesadelo", embora alguns historiadores também tenham associado o nome à definição de "Aquele que salta".
O enredo gira em torno do Rei Leónidas (Gerard Butler), que lidera 300 espartanos na batalha contra o “deus-rei” Xerxes I (Rodrigo Santoro) da Pérsia e o seu exército invasor com mais de 30 mil soldados. Enquanto a batalha acontece, a Rainha Gorgo (Lena Headey) tenta encontrar apoio para o seu marido em Esparta.
Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro).
Existem outras histórias que não dão a Efialtes tanta importância na derrota dos espartanos. Ao contrário do que é mostrado nos filmes de 300Também foi dito que foi um morador de Fanagoria e outro de Anticira que alertou os persas sobre a rota alternativa.
Efialtes da Tessália Era um personagem da mitologia grega que se caracterizava por seu aspecto amorfo, onde se destacava sua corcova. No filme 300 Efialtes é referido como uma pessoa que teve que deixar o território de Esparta para não morrer de suas deformidades e que traiu Leônidas I na batalha das Termópilas.
Os criadores dos filmes chegaram a afirmar que cerca de 90% do filme se atém a fatos que foram revistos por historiadores ao longo do tempo. Andrew Tiernan foi o encarregado de dar vida a Efialtes em ambos os filmes, enquanto em 1962 o papel foi para Kieron Moore.
Na mitologia grega, Efialtes se caracterizava por ser de grande porte, algo normal entre todos os filhos da Deusa Gaia. Fisicamente era descrito como um indivíduo com características humanas, embora sem pernas, pois o que tinha era cauda. Ele possuía uma força extraordinária.
Com a derrota e o fim dos planos de invasão dos persas, Efialtes teve que se isolar na Tessália, mas os gregos já haviam oferecido um prêmio por sua cabeça. O importante historiador da Grécia antiga, Heródoto, relatou em seus escritos que Atenades de Traquinia, um soldado do exército da Grécia, foi o encarregado de acabar com a vida de Efialtes em 479 AC. C.
Ao longo da história, três fitas de filmes foram feitas sobre a história da Batalha das Termópilas. Em todos os Efialtes foi representado, mantendo algumas das características do personagem da mitologia grega..
“300” possui algumas distorções históricas em relação aos espartanos e à Batalha das Termópilas. Entre as várias situações de guerra vividas pelos gregos, a invasão dos persas se coloca como um dos eventos militares de maior significado e destaque.
Efialtes pensou que receberia alguma recompensa ou favor dos persas por suas informações importantes para derrotar os espartanos, mas isso nunca aconteceu. Principalmente porque o exército de Xerxes perdeu a Batalha de Salamina logo depois.
O primeiro filme em 1962 foi exibido com o título de Os 300 de Esparta. Efaltes foi caracterizado naquela ocasião por ser uma única pessoa, devido a suas deformidades, ele trabalhou em uma fazenda como fazendeiro, e é por isso que sabia o caminho de Anola em que as cabras eram transportadas na época.
Ouça em voz altaPausarNome de rei persa no Livro de Ester. É geralmente identificado com rei aquemênida Xerxes I, ainda que outras hipóteses alternativas tenham sido propostas pelos investigadores. A versão grega do Livro de Ester refere-se-lhe como Artaxerxes. Josefo relata que era este o nome por que era conhecido pelos gregos.