Quem tem tireoidite de Hashimoto, uma das alterações na glândula, deve enfrentar muitos questionamentos ao longo da vida, principalmente quando se depara com a possibilidade de doar sangue e ajudar a salvar vidas.
Sim, doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.
O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.
Puran T4 (levotiroxina): para que serve e como usar. O Puran T4 é um medicamento usado para reposição ou suplementação de hormônios, que pode ser tomado em casos de hipotireoidismo ou quando há falta de TSH na corrente sanguínea.
Após um ano de amamentação, você pode voltar a doar sangue. Antes disso, não é recomendável, porque para a produção do leite materno, a mulher necessita de grande quantidade de vitaminas e minerais. A doação de sangue nesse período pode precipitar a ocorrência de anemia ou carência de vitaminas. Quando a criança atinge a idade de um ano, normalmente ela suga uma menor quantidade de leite por dia, uma vez que já ingere outros alimentos. Assim, o impacto da doação de sangue é menor. Este cuidado tem como objetivo a proteção das doadoras evitando a ocorrência de anemias desencadeadas pela doação.
Uma vez que a doença seja descoberta, o portador de tireoidite de Hashimoto deve fazer acompanhamento com o endocrinologista, que em grande parte dos casos não faz nenhum tratamento específico.
As pessoas que têm doença falciforme ou talassemia não podem doar sangue. Quem tem traço falciforme e quem tem traço talassêmico pode doar, a princípio, se não estiver com anemia. Entretanto, situações específicas são avaliadas no momento da triagem clínica.
Estrangeiros podem doar desde que estejam de forma legalizada no Brasil e informe um endereço de residência fixo, pois eventualmente poderá ser necessário contato com o doador.
A pessoa que teve dengue clássica deve aguardar 30 dias após a cura para poder realizar seu gesto de solidariedade. Caso a pessoa tenha contraído a dengue hemorrágica, esse período estende-se para 6 meses.
O intervalo após o almoço é de 3 horas, caso a refeição tenha sido rica em substâncias gordurosas. Caso não tenha sido, o período para a realização da doação poderá ser menor.
O que engorda é a comida. O hipotireoidismo pode ajudar a aumentar o peso porque o paciente gasta menos energia. Mas, se balancear a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante. Por isso, os médicos afirmam que não se deve associar o hipotireoidismo a obesidade.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.
“Os maus que mais acometem a tireoide são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e a aparição de nódulos benignos nessa glândula. Todas essas alterações podem ser tratadas sem maiores problemas se diagnosticadas rapidamente.
Uma doação pode salvar até quatro vidas, porque o sangue após doado é filtrado e seus componentes são divididos, muitas vezes de acordo com a necessidade do paciente que vai recebe-lo.
A tireoidite de Hashimoto é uma inflamação autoimune que ataca a tireoide, ou seja, ela acontece quando o sistema imune do seu próprio corpo ataca as células da glândula, causando alterações nela.
Caso a pessoa queira apenas fazer um exame para Aids, hepatites ou sífilis, ela nunca deve doar sangue. Os exames podem ser feitos de forma anônima e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).
Auxílio-doença para portadores de doença autoimune Esse benefício corresponde a uma renda mensal condizente a 91% do salário do paciente e deve ser requerido pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos. Não se esqueça que você não poderá realizar algumas atividades após a doação de sangue.
A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que são responsáveis por várias atividades do corpo, principalmente aquelas relacionadas com a taxa de metabolismo de diversos órgãos e sistemas. O aumento da secreção dos hormônios tireoidianos é o hipertireoidismo, enquanto sua secreção diminuída é o hipotireoidismo.
A janela imunológica é o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatites) e a sua detecção nos exames laboratoriais. No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem. A sinceridade ao responder às perguntas do questionário que antecedem a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes. Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids ou hepatites virais. Neste caso, procure um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e faça o teste de forma anônima e gratuita. Informe-se pelo Disque-Saúde (136).