Quem Faz Traqueostomia No Fala Mais?

Quem faz traqueostomia no fala mais

A traqueostomia consiste num pequeno orifício que é feito na garganta, sobre a região da traqueia, onde é inserido um tubo para facilitar a entrada de ar nos pulmões quando a via normal da respiração tem algum bloqueio ou existe redução da passagem do ar. Em alguns casos, o tubo da traqueostomia pode estar ligado a uma máquina para fornecer oxigênio.

Caso seja necessário manter a traqueostomia por muito tempo, é importante saber cuidar corretamente, para evitar complicações graves como asfixia ou até uma infecção pulmonar. Estes cuidados podem ser feitos pelo cuidador, quando a pessoa está acamada, ou pela própria pessoa, quando se sente capaz.

Por que a traqueostomia precisa ser feita?

Essas complicações são maiores quando a traqueostomia é realizada devido a alguma emergência médica, pois deve ser feita rapidamente e com os materiais disponíveis, como nos casos de edema de glote, por exemplo.

A traqueostomia, na maioria das vezes, é praticada em pacientes de idade avançada, muito debilitados; nos com fraquezas de aeração; doenças ou traumas neuromusculares; queimaduras; neoplasias; corpos estranhos; anomalias congênitas que afetem a respiração; infecções; apneias do sono, etc. Em muitos casos, como nos edemas de glote, por exemplo, a traqueostomia pode salvar vidas.

Embora se possa ir para casa com uma traqueostomia, este procedimento geralmente Г© mais utilizado em pessoas com problemas mais graves que precisam ficar internadas por muito tempo na UTI, por exemplo.

Quais são as complicações possíveis da traqueostomia?

Quais são as complicações possíveis da traqueostomia?

A traqueostomia é uma excelente alternativa para pacientes que precisam de um longo tempo de intubação. Isso porque tem algumas vantagens se comparadas as outras alternativas como a intubação orotraqueal e a cricotireoidostomia. Uma das vantagens é a facilidade de alimentação do paciente, uma vez que a intubação orotraqueal dificulta a alimentação do paciente, que provavelmente terá que ser realizada por sonda nasogástrica.

Para evitar o risco de complicações graves é importante manter o tubo da traqueostomia, conhecido como cânula, sempre limpo e sem secreções, assim como trocar todos os componentes da traqueostomia, segundo as orientações do médico.

Em situações de emergência médica, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Quando se trata de obstrução das vias aéreas superiores ou insuficiência respiratória aguda, o conhecimento e a habilidade para realizar uma traqueostomia de emergência podem ser essenciais para salvar vidas.

Tem alguma dпїЅvida sobre Anestesiologia?

Assim que a cГўnula Г© retirar e o paciente volta a falar, pode sentir dificuldade em um primeiro momento, alГ©m de notar alterações em sua voz. Exatamente por causa disso, Г© importante que seja acompanhado por um fonoaudiГіlogo, que irГЎ ajudar na reabilitação das cordas vocais. 

O espaço que você terá que passar a cânula estará provavelmente sobre esse istmo. Sendo assim, você poderá deslocar, cuidadosamente, o istmo cranialmente ou realizar a istmectomia (duas pinças hemostáticas nas extremidades do istmo, realiza-se a incisão e a hemostasia com sutura das duas extremidades criadas).

Cuidados com a traqueostomia

Cuidados com a traqueostomia

Uma das desvantagens da traqueostomia estГЎ relacionado a sua complexidade em ser realizada. Geralmente, serГЎ feita por um mГ©dico experiente, pois, alГ©m de ser um procedimento realizado em uma ГЎrea cheia de vasos e nervos, o mГ©dico deve saber se Г© a melhor alternativa para o paciente naquele momento.

Quando se fala em traqueostomia em crianças, estudos mostram que o procedimento está relacionado a maior morbidade e mortalidade se comparados aos adultos. Uma das diferenças da traqueostomia em crianças, está nas indicações.

O que é traqueostomia?

A passagem da cânula pode ocorrer com o auxílio de um mandril. Você deve tomar muito cuidado ao inserir a cânula para não lesionar a traqueia. E também deve ser rápido, para evitar que o paciente fique sem ventilação. Portanto, assim que colocada a cânula, o paciente deve ser imediatamente ventilado.

A cânula exterior da traqueostomia só deve ser trocada por um profissional de saúde, pois existe grande risco de o buraco da traqueostomia fechar e provocar asfixia. Assim, deve-se ir ao hospital pelo menos 1 vez por semana para trocar todo o conjunto da traqueostomia, ou conforme indicação do médico.

AlГ©m disso, a traqueostomia tambГ©m pode ser indicada para aspirar e limpar as vias aГ©reas nos casos de paralisia ou problemas neurolГіgicos que tornam difГ­cil a pessoa tossir e eliminar o muco da garganta ou traqueia.

Sinais de alerta para ir no mГ©dico

Além disso, é fundamental observar se o local da traqueostomia se encontra vermelho, inchado ou liberando algum tipo de líquido, porque se apresentar estes sinais pode indicar o surgimento de uma infecção, que deve ser imediatamente informada ao médico.

A traqueostomia pode ainda ser indicada para pessoas internadas com infecção grave pela COVID-19, em utilização de ventilação mecânica. Veja como é feito o tratamento para a COVID-19.

As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic e da Mayo Clinic.

Quais sГЈo as sequelas da traqueostomia?

Mas como qualquer outro procedimento cirúrgico, há riscos, como sangramentos, obstrução da cânula por alguma secreção, infecção, lesão do esôfago, fístulas, edema na região, problemas ao deglutir alimentos ou na cicatrização.

Porque sai secreção da traqueostomia?

Por que pessoas traqueostomizadas produzem tantas secrecões? A TRAQUEOSTOMIA É UM PROCEDIMENTO QUE MIMETIZA O PROCESSO DA RESPIRAÇÃO POREM MODIFICA TODA A FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA DE LIMPEZA DOS BRONQUIOS E TRAQUEIA ACARRETANDO EXCESSO DE SECREÇÃO NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES.

Quais as principais complicações relacionadas ao uso da traqueostomia e do processo de aspiração?

2. Complicações Precoces: Sangramento devido à tosse excessiva do paciente e elevação da pressão arterial, ou causada por traqueíte difusa, ulceração da parede traqueal, aspiração inadequada, entre outros. Plug mucoso: os dispositivos com cânula interna removível ajudam a evitar esta complicação.