Você já ouviu falar em projeto de iluminação ou luminotécnico? Se esses termos são novos para você, está na hora de conhecer um pouquinho mais sobre esse tipo de projeto que faz parte do processo de construção e tem muito a adicionar no seu projeto.
O projeto deve ser elaborado por profissionais especializados, como engenheiros, arquitetos, eletricistas e designer de iluminação. Esses profissionais usam ferramentas e técnicas para garantir que a iluminação seja adequada para o espaço e atenda às necessidades do projeto. Isso inclui a realização de simulações de iluminação, análise de fluxo de luz e avaliação do impacto ambiental.
A iluminação de cozinha traz segurança para o manuseio de alimentos e utensílios. É necessário iluminar bem a bancada e outras superfícies onde são preparadas as refeições. Nesse caso, a iluminação direta é a melhor opção.
Contratar um projeto luminotécnico é essencial para garantir que a iluminação de um espaço seja adequada, eficiente e atraente. Um projeto luminotécnico bem planejado pode oferecer uma série de benefícios, desde destacar a estética do ambiente até melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Outra razão importante para contratar um projeto luminotécnico é aumentar a eficiência energética da edificação, visto que um planejamento adequado pode ajudar a reduzir o consumo de energia e os custos de equipamentos de iluminação. Isso pode ser alcançado com a utilização de lâmpadas de baixo consumo, automação da iluminação e a utilização de sensores de presença.
Para acertar na escolha da peça, fique atento ao estilo de decoração do ambiente e o tipo de mesa. Luminárias no estilo pendente, por exemplo, são mais indicadas para mesas retangulares ou quadradas. Já os lustres ficam ótimos com qualquer tipo de mesa.
A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da elaboração de projetos luminotécnicos, bem como dar orientações básicas para sua concepção.
O escritório é um lugar que necessita de uma boa iluminação, de modo que torna o ambiente propício a se concentrar para o trabalho. As luminárias são excelentes para mudar a direção da luz para onde você deseja sem ter dificuldades. Contudo, luzes muito fortes podem causar desconforto, então, tome cuidado.
Esse ambiente pede um clima mais relaxante e intimista, por isso a iluminação difusa é uma opção interessante. O projeto de iluminação de banheiro também precisa dar destaque para a bancada e o espelho, já que o cliente precisa de um local bem iluminado para fazer os cuidados pessoais.
Arquiteta e Urbanista graduada pelo Centro Universitário IESB de Brasília. Atuo de maneira autônoma em Projetos de Arquitetura, Arquitetura de Interiores e Paisagismo, bem como redatora para o blog da Projetou.
Nesse ambiente, as lâmpadas amarelas fazem um bom trabalho, uma vez que o tornam mais acolhedor e agradável. As luzes difusas são as mais recomendadas, mas é possível usar spots de luz para destacar e valorizar alguma parte da decoração da sua preferência. As fitas de LED também são alternativas eficazes para a iluminação na sala de estar.
Um projeto de iluminação residencial tem demandas específicas, o que exige a ajuda de um profissional da área, como arquitetos ou designs. Um projeto bem executado mudará completamente os ambientes da sua casa, portanto, tenha atenção em cada detalhe para criar a iluminação perfeita!
A iluminação adequada também é essencial para aumentar o conforto e a segurança em um espaço, evitando que as atividades causem desconforto ou fadiga visual. Além disso, a iluminação adequada pode ajudar a prevenir acidentes e melhorar a segurança em áreas como escadas, corredores e pátios externos.
Projeto Luminotécnico é um plano detalhado que especifica a iluminação da residência ou ambiente específico. Ele leva em consideração as necessidades de iluminação, as características do espaço e os objetivos estéticos e funcionais. O projeto pode incluir a seleção de lâmpadas, dispositivos de iluminação e até a determinação da posição e intensidade.
Abaixo, temos um exemplo de planta de forro. Ela serve para indicar tudo que deve ser incluído no forro de um ambiente como sancas, tabicas, instalações embutidas, pontos de iluminação, cortineiro de gesso, entre outros elementos.
Em imóveis prontos ou antigos, mudar a instalação elétrica e os pontos de iluminação é mais trabalhoso. Quem trabalha com projeto de iluminação sabe que esse cenário é o mais comum.
Todo ambiente pode ser valorizado com uma boa iluminação, não é mesmo? Essa etapa do projeto de arquitetura exige que o profissional conheça os melhores tipos de iluminação, cálculos, plantas, lâmpadas, entre outros elementos.
Uma sala pequena, por exemplo, pode ficar mais aconchegante com uma luz quente e luminárias bem posicionadas. Já em um ambiente comercial, como uma loja de roupa, a iluminação fria pode ajudar o cliente a visualizar melhor os detalhes das peças.
Portanto, para iniciar um projeto de iluminação, é preciso compreender a técnica para aplicá-la, mesmo que seja o mais básico. Uma vez bem-feita, sua casa ficará iluminada da maneira certa, sem exageros ou com pontos com ausência de luz.
Para o projeto iluminação da sala de TV/ home theater é preciso considerar a localização da televisão e evitar que as luzes reflitam na tela – iluminância, o que pode atrapalhar no momento de assistir a TV ou a um filme. Além da localização das lâmpadas, a temperatura de cor também é um ponto importante. Neste ambiente, prefira as lâmpadas amarelas e iluminação indireta, o que deixa o ambiente mais confortável visualmente.