O conselho é composto 48 conselheiros(as) titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes, que são representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde.
As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. Muitas vezes, é o Conselho Municipal de cada área que aprovará uma lei ou ação que o Estado queira tomar sobre determinado assunto.
Como funciona? Pra incluir uma segunda pessoa na mesma ligação, deixe a primeira ligação em espera (digite 2 e, em seguida, em Enviar) e ligue pra a segunda pessoa (digite 3 e, após ser atendido, em Enviar). Pra incluir mais pessoas numa mesma conferência, basta usar os mesmos comandos.
É um evento mais formal, que reúne especialistas para debater um tema específico. Nas conferências, é comum existir um presidente de mesa, que atua como moderador. A conferência costuma receber um público específico, que demonstra familiaridade com o assunto abordado.
As Conferências de Políticas Públicas são instrumentos da democracia contemporânea que conjugam a participação de representantes do governo e da sociedade civil nas discussões e deliberações de um determinado tema.
As conferências municipais são espaços democráticos de debates coletivos para discussão de propostas de organização municipal. Nelas, acontece a reunião da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) com a sociedade civil organizada para discussão e decisão sobre políticas públicas municipais.
As Conferências de Assistência Social são instâncias de caráter deliberativo e têm, como premissas, avaliar a política de Assistência Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.