É a avaliação do médico obstetra, na qual são observados o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe. Esse acompanhamento envolve o diagnóstico de eventuais enfermidades e a orientação correta à gestante. São registradas informações importantes para a saúde do bebê e da gestante.
Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
Toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassons durante a gestação, algumas vezes 4 se for realizado um ultrassom intravaginal logo no início da gravidez. Mas, cada gestação é diferente e é o obstetra quem deve indicar quantos exames são necessários.
O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais ou detectar a gestação de múltiplos.
Para gestação menor que 4 meses: - No dia do exame, tomar 6 copos de água 2 horas antes do exame e evitar urinar até o momento do ultrasom.
1. Um doce, como uma barrinha de chocolate, meia hora antes do exame faz com que o bebê se movimente mais, já que ele se mexe quando há um aumento de glicose na placenta.
A gestante que não tenha contraindicação, por conta de diabetes, por exemplo, pode ingerir chocolate ou doce antes do exame, sem problemas. Entretanto, recomenda-se moderação no consumo de chocolate por mulheres grávidas porque o chocolate contém cafeína.
Um dos principais fatores que interfere nos movimentos dos bebês dentro do útero deixando-os mais agitados é a alimentação da mãe. O alto consumo de açúcares e alimentos doces pode resultar em uma hiperglicemia, fazendo com que o feto se mexa mais ainda dentro da barriga.
Os bebés respondem aos impulsos do açúcar no sangue. Mas atenção, não é preciso comer doces. Um lanche saudável, como uma fatia de queijo, torradas com manteiga, iogurte grego, frutas e nozes, vão provocar o efeito desejado.
“O chocolate realmente aumenta a movimentação fetal porque libera uma substância que deixa o bebê mais agitado. Isso pode ser feito eventualmente, antes de um ultrassom ou quando o bebê não está se mexendo muito. Mas não é recomendado comer chocolate diariamente só para fazer o bebê se mexer”, afirma.