Não há nada mais forte que a vontade de trabalhar na profissão que você escolheu para a sua vida. Quando estamos na faculdade, tudo o que queremos é que termine logo para que possamos começar atuar como professores, médicos, advogados, entre tantas outras profissões.
Definir que estudante desempenhará o papel de orador e de juramentista não é uma tarefa simples. Isso porque o aluno precisa ter um perfil bem específico e comunicativo para desempenhar bem essas funções.
A colação de grau é o marco do fim de um ciclo importante e do início de uma carreira, e é o juramento de formatura que lembra isso pra você. Ele tem o objetivo de fazer com que os formandos prometam publicamente ser responsáveis com a profissão, honrando o diploma e seguindo os princípios da ética de cada curso.
Muitos alunos gostam de adicionar uma pitada de humor nos seus discursos. Assim, é possível descontrair em algum momento da solenidade. Diferente do juramento, essa fala é menos formal ainda que leve uma alta carga de emoção para os presentes.
Muitos confundem os dois termos. Afinal, fazem parte da mesma situação. Porém, os dois eventos são diferentes. A colação de grau está ligada a entrega do diploma, os discursos e homenagens. Já a formatura engloba outros eventos. Por exemplo, um baile ou jantar.
Um evento desse nível, como a colação de grau, não acontece sem um juramento ou um orador. Dessa forma, só esses elementos tornam a comemoração tão especial quanto ela deve ser.
Agora você sabe mais sobre como acontece a colação nas faculdades. Por isso, já está mais preparado. Lembre-se de aproveitar tanto a formatura quanto a colação. Afinal, é um momento único que mostra que todos os seus esforços valeram a pena.
Como dito a pouco, o juramento é uma obrigatoriedade. Não é possível seguir carreira sem a participação na colação de grau e sem proferir o juramento. Vai ser através dele que o formando vai se comprometer a exercer sua profissão seguindo os princípios da ética.
Os recém-formados são chamados em ordem alfabética na mesa de honra. Assim, eles recebem a colação e um diploma simbólico. O verdadeiro diploma só fica pronto um tempo depois.
Também, não é possível fazer essa seleção sem ter uma noção clara da diferença entre estes termos. Logo, o orador é quem fará o discurso de abertura da formatura. Assim, a fala deve ser curta ao mesmo tempo, em que conta a jornada dos estudantes até ali.
É possível adaptar o juramento adicionando mais coisas e deixando ele com a cara da sua turma mas sempre com muito cuidado para não mudar os princípios do juramento. Para garantir a seriedade, cite o código e recite a partir disso.
Isso para conseguir escrever um texto que remete de fato o sentimento que a turma terá na formatura. Então, sem dúvidas o aluno responsável tem um trabalho muito importante pela frente.
Tendo em vista todas as dicas que aqui foram dadas, podemos perceber que não é tão complicado assim, só é preciso ter seriedade e atenção em um momento tão importante que definirá a sua carreira profissional.
Primeiro de tudo, sempre pense bem no seu discurso. O ideal é que você prepare o seu texto com muita antecedência. Lembre-se que seus colegas precisam aprová-lo também. Ainda, escrever o que está no mundo das ideias na maioria das vezes é complicado.
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. Pode parecer uma simples formalidade, mas os estudantes devem ter alguns cuidados na hora do pronunciamento.
Muitos se perguntam qual é a parte mais importante, o discurso ou o juramento. Na verdade, ambos os momentos são muito especiais para os alunos em geral. Um traz memórias de uma jornada vivida em equipe, enquanto o outro, firma um pacto entre eles.
E como é feito o juramento? O mestre de cerimônia é quem guiará os formandos de acordo com os rituais da solenidade. Por isso, para a turma não ficar perdida, repasse a ordem que as formalidades acontecerão e informe o que será feito em cada uma delas, inclusive do juramento, que geralmente é feito antes da entrega dos diplomas.
PROMETO MANTER-ME, NO EXERCÍCIO DOS DEVERES DO MEU GRAU, SEMPRE FIEL AO PRINCÍPIO DA HONESTIDADE, PATROCINANDO O DIREITO, EXECUTANDO A JUSTIÇA E TENDO SEMPRE PRESENTES OS BONS COSTUMES, A FIM DE CUMPRIR MINHA MISSÃO SEM FALTAR JAMAIS À CAUSA DA HUMANIDADE.
Para celebrar essa conquista, nós o(a) convidamos a participar da cerimônia de outorga de sua carteira da Ordem, oportunidade em que também prestará o compromisso. A solenidade será realizada no dia 16 de outubro, com início dos trabalhos administrativos às 10h.
Com o requerimento preenchido e a taxa paga, você deverá levá-los - juntos com os documentos solicitados - para à subseção da Ordem dos Advogados. A partir daí que vai começar a emissão da carteira, que pode demorar até três meses.
Gestão imobiliária: 4 passos para administrar locações
R$ 77.
Como administrar seu imóvel com eficiência
Por isso, é fundamental que ela seja feita de forma segura, eficiente e documentada. Para isso, é recomendado que todo o processo de locação, da demonstração de interesse à locação de fato e a entrega das chaves, seja documentado por meio de um contrato, de preferência, em seu formato escrito.