O empregado que comunica ao patrão que não poderá cumprir horas extras de trabalho porque isso prejudicaria seus estudos exerce um direito constitucional legítimo. Por isso, não pode ser demitido por justa causa por se recusar a trabalhar além do expediente para cursar a faculdade.
“O colaborador precisa ser transparente e abordar seu supervisor, preferencialmente, logo no primeiro horário da manhã”, orienta. Segundo ela, é justamente neste período que as atividades encontram-se mais tranquilas no escritório, o que certamente favorecerá tal solicitação.
Prezado (a) Senhor (a), Por meio desta solicito-lhe, se possvel, a alterao do meu turno escolar, pois o mesmo est coincidindo com o meu perodo de trabalho e ambos estudo e trabalho so de suma importncia para mim. No aguardo de sua valiosa ateno ao meu pedido, antecipo sinceros agradecimentos.
Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a) (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), é funcionário(a) desta empresa desde (data), exercendo o cargo de (informar), trabalhando de segunda a sexta-feira das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 e aos sábados das 07h00 às 11h00.
Declaro para fins que (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), frequenta (ou frequentou) o CURSO DE (informar) nesta instituição de ensino, no período de (mês) de (ano) a (mês) de (ano), no período (matutino, vespertino ou noturno), com carta horária de (quantidade) horas.