Por serem uma formação que demanda menos tempo e totalmente focada na preparação do aluno para atuar em um determinada área, os cursos técnicos encurtam o caminho para o ingresso no mercado de trabalho.
De acordo com a Lei do Estágio (n° 11.788/200) são aptos a praticá-lo os “educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Por isso, os estudantes de cursos técnicos também são enquadrados no direito de fazer estágio.
Por se tratar de uma modalidade de ensino ainda desconhecida por muitos, é comum que as pessoas não saibam da existência ou não entendam como funciona um estágio no curso técnico.
O período máximo da sua experiência como estagiário segue sendo de dois anos por instituição. Além disso, a carga horária máxima permanece igual. Você pode realizar até seis horas diárias e 30 horas por semana.
Para as empresas, um curso técnico é um enorme diferencial na hora de contratar novos funcionários, pois os alunos são preparados com foco na especialidade técnica cursada e podem assumir plenamente suas funções sem muito aprendizado adicional quando contratados.
O resultado disso, são mais e melhores ofertas de trabalho. No entanto, para ingressar no mercado com ainda mais facilidade, é preciso de um estágio no curso técnico. Assim, a adequação e desempenho do profissional são melhores ainda.
Saiba mais sobre estágio de direito e como selecionar o melhor candidato aqui.
A Lei do Estagiário é a consolidação, a nível nacional, de como se configura o exercício do estágio, como ele se integra à formação do estudante e como colabora ativamente para a preparação profissional dele. Além disso, é uma legislação que define, de forma clara e precisa, quais os direitos e deveres do estagiário.
A relação de estágio é um ato educativo que se aproxima de uma relação de emprego. Por isso, a legislação exige o cumprimento de diversas formalidades para que se mantenha a validade do estágio, a fim de evitar que este se transforme em uma relação típica de emprego.
O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório. O que o define sua modalidade é a própria diretriz curricular do projeto pedagógico do curso em que o aluno se encontre matriculado.
Já a segunda opção é o estágio não obrigatório (também chamado de estágio extracurricular). Ele é aquele que o estudante decide fazer por fora, com o intuito de ser remunerado ou de ter a vivência dentro de uma empresa específica que é do interesse dele.
Quando um acidente envolve um estagiário o aluno está coberto nos casos de invalidez permanente, total ou parcial, ou morte. Em quaisquer desses cenários, o valor da indenização deve constar no Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e estar obrigatoriamente compatível com os valores de mercado.
A Lei do Estágio apresenta duas alternativas de prática para você. A primeira é o estágio obrigatório (também chamado de estágio supervisionado). Ele recebe esse segundo nome, por exemplo, porque faz parte do projeto curricular dos cursos. Tanto que em algumas graduações o acadêmico faz não só um estágio, mas uma série deles. Todos eles, vale ressaltar, sem remuneração.
Conseguiu perceber a importância do estágio obrigatório? Agora que você entende como funciona essa modalidade de estágio, ficará mais fácil realizar todas as etapas e saber quando uma ação não estiver de acordo com a lei. Além disso, também é uma excelente oportunidade de entrar no mercado de trabalho com algum conhecimento prático.
Além dos requisitos obrigatórios que as concedentes devem seguir, ela também é obrigada a observar os requisitos citados no artigo 3º da Lei 11.788/08 para admitir estagiários. Veja quais são eles!
A diferença do estágio para o emprego está no fato de que ele é considerado um ato educativo, apesar de ser possível constatar a presença de todos os requisitos da relação de emprego (artigo 2º e 3º da CLT).
A Lei do Estagiário assegura alguns benefícios importantes para os estudantes que estão passando por essa experiência inicial no mercado de trabalho. Entre eles estão:
O primeiro artigo da Lei 11.788 diz o seguinte: “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”
Além disso, os cursos técnicos formam profissionais em praticamente metade do tempo que levaria em uma faculdade. É essa a ideia deste nível de formação na verdade, por isso a maioria desses cursos têm entre 18 e 24 meses de duração.
Pode ser estagiário aquele estudante que estiver frequentando o ensino regular nos seguintes tipos de instituições:
Advogado (OAB 49258/SC). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Direito e Processo do Trabalho, e em Gestão de Projetos. Sócio e Head de Direito do Trabalho no escritório C2R Advocacia, voltado para os...
Como previsto na Lei do Estágio, tanto organizações públicas quanto privadas podem contratar estagiários ou recebê-los por convênio com as instituições de ensino. Contudo, a quantidade de estudantes que cada local pode ter vai depender diretamente do quadro de funcionários que eles têm regularmente na(s) unidade(s).
Pode ser estagiário aquele estudante que estiver frequentando o ensino regular nos seguintes tipos de instituições:
Quem deve assinar o Termo de Compromisso de Estágio? Obrigatoriamente, devem assinar o Termo de Compromisso de Estágio o educando (ou seu representante ou assistente legal), a parte concedente do estágio e a instituição de ensino (inciso II, art.
Ao comunicar à sua escola que você encontrou uma ocupação profissional estudantil, ela, então, te entregará a famosa convenção de estágio. Você deve enviá-la à parte concedente (responsável pela concessão do estágio), que deve assiná-la. Em seguida, é a sua vez de assinar o documento.
Quem pode assinar termo de estágio supervisionado? ... Conforme salientado anteriormente, participam do estágio o estudante, que exerceram as competências da atividade profissional na empresa concedente, o supervisor, que fará a orientação e o professor da instituição de ensino, responsável pela avaliação.
Estágios de pós-graduação são garantidos pela Lei A lei diz que a prática profissional através dos estágios pode ocorrer tanto a nível médio, quanto a nível superior, mas também os cursos de graduação que já conhecemos e também os diferentes programas de pós-graduação.
Após a formatura é comum que os profissionais deem continuidade à sua formação com cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. ... Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.
A resposta é simples. Sim, você pode fazer mais de uma pós-graduação ao mesmo tempo. A Faculdade Única, inclusive, consegue oferecer essa possibilidade para seus alunos. Isso graças ao sistema de pós-graduação a distância, onde você consegue montar seu horário de acordo com a sua rotina.
O Estágio em Docência caracteriza-se como um conjunto de atividades realizadas pelo aluno relacionadas à prática docente dos Programas de Pós-graduação (stricto sensu) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ), e visa a contribuir para a formação profissional como um todo e, especificamente, para a formação ...
Quando fazer uma pós em outra área Para quem possui um diploma de graduação nas categorias bacharelado, licenciatura ou tecnológico, é possível cursar qualquer pós-graduação, tanto lato sensu ou stricto sensu.
Bem, a resposta é não. Você não precisa ser formado na mesma área do curso de pós-graduação escolhido. O MEC (Ministério da Educação) exige que o aluno tenha um diploma de ensino superior em uma instituição reconhecida.
Isso porque quem é formado em algum curso de graduação pode fazer pós em qualquer área, desde que seja aceito pela instituição de ensino.
Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos (ou supply chain) pode ser considerado um passo adiante em Logística. Nessa área, quem se forma no curso deixa de acompanhar apenas os processos internos e passa a acompanhar também os processos de parceiros de negócios – fornecedores, transportadoras e distribuidor final.
Confira abaixo quais são eles:
Comunicação empresarial e marketing O marketing é outro forte campo de atuação do administrador, por isso está entre as principais especializações em Administração. ... Isso porque a especialização em Marketing oferece conhecimentos que podem alavancar a imagem da organização e a sua relação com os clientes.
10 cursos de pós para quem quer turbinar a carreira
Os executivos e empresários podem se beneficiar do MBA em finanças para aprimorar seus conhecimentos e melhorar seu desempenho nos negócios. Afinal, conhecimento em mercado financeiro, administração de capital e gestão de custos nunca é demais para ampliar as competências de um gestor e líder.
Faça uma pós-graduação Gestão de processos; Administração; Gestão empresarial.
Onde o gestor financeiro trabalha Eles encontram trabalho em micro, pequenas e grandes empresas no comércio, na prestação de serviço e nas indústrias, startups, consultorias técnicas, organizações não-governamentais, escritórios de contabilidade e no ensino superior.
Existem muitas especializações (Stricto sensu) e pós-graduações Lato sensu relacionadas à Administração, tanto na modalidade presencial, quanto semipresencial e EaD. ... Em seguida surgem as opções de Mestrado e de especialização e, por último, Doutorado e aulas semipresenciais.
Neurocientistas podem ser formados em biologia, psicologia, medicina, biomedicina, ou qualquer outra carreira que dê uma formação suficiente para se ingressar em uma pós-graduação em neurociência. ... Quem se imagina fazendo pesquisa clínica com pacientes TEM QUE fazer medicina.
Quais são as principais áreas da Agronomia?