Suplementação. Um treino calisténico pode ser realmente desgastante e intenso. Tomar aminoácidos durante as sessões de treino pode ajudar a retardar a fadiga, além de evitar a perda de massa muscular. Dá especial atenção às articulações e considera a ingestão de Ómega 3 para ficares menos suscetível a inflamações.
Se o seu objetivo é explosão, resistência e força, sem sombra de dúvidas, a musculação é a mais indicada. ... Já a calistenia, é voltada para o aumento de controle muscular e equilíbrio corporal. Já o crossfit, é mais voltado para o trabalho de vários grupos musculares combinados e trabalha também com a mobilidade.
“A diferença é que a calistenia utiliza movimentos naturais do ser humano, sendo o peso do próprio corpo a sobrecarga e não acessórios. No máximo uma barra ou uma prancha são usadas e não existe tempo pré-determinado para a sessão de treino”, explica.
Segundo o profissional de educação física e também praticante da modalidade Jorge Sevillis, a calistenia possui exercícios mais funcionais, como flexão, barra, paralela e agachamento, e gera um trabalho muito maior a membros superiores do corpo que aquelas séries feitas com máquinas em academias.
Professora de Harvard indica os cinco melhores tipos de exercícios físicos
Quais são os tipos de exercícios físicos?
Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do exercício físico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação física.
Atividade física é todo o movimento que gasta energia mais do que ficar de repouso e exercícios físicos são atividades ordenadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.