Quem Far Ado Negro?

Quem far Ado Negro

Na segunda-feira (12) finalmente começaram as gravações de Adão Negro (ou Black Adam), filme que adapta o supervilão da DC Comics para as telonas na pele de Dwayne “The Rock” Johnson. O ator, aliás, vem falando sobre essa produção já há alguns anos e, depois da escalação do astro teen Noah Centineo como Esmaga-Átomo, o interesse dos fãs pelo título aumentou ainda mais. Mas mesmo quem acompanha os quadrinhos de perto tem perguntas sobre quem realmente é o Adão Negro — ou se ele é um herói ou um vilão.

Avaliações de clientes

E, desde então, esse background kahndaquiano vem crescendo ao longo dos anos e teve papel crucial na história Relógio do Juízo Final, de 2017, um crossover entre os heróis da DC e os personagens de Watchmen. Já na atual fase, Infinite Frontier, que começou em março deste ano, Adão Negro passa por uma nova reformulação, com uma mudança visual que o deixa até mais parecido com o próprio Shazam. Não à toa, ele vem sendo chamado de “Shazadam” e segue um perfil clássico de herói, em vez da faceta anti-heroica dos últimos anos.

O filme está agendado para chegar aos cinemas somente em 29 de julho de 2022, mas o Canaltech já aproveita o início das gravações para tirar suas dúvidas e explicar a complicada história de Adão Negro e, claro, como deve ser a aguardada versão interpretada por The Rock.

Canaltech - Notícias de Tecnologia, Ciência e Entretenimento

Eu nasci em 1986, em um país que não criminalizava o racismo, um país em que a Constituição não compreendia negros como cidadãos brasileiros, apenas fingia que todo mundo entendeu que “agora negro é gente”. Ter a consciência negra não é entender minha existência única como um negro nesse país e minha liberdade para fazer o que quiser, mas, sim, me conectar com esse passado, com esses nomes e essas lutas que me deram a liberdade de estar aqui escrevendo para vocês.

Bem, a maioria das pessoas sabe que ele tem alguma conexão com Shazam, afinal, o próprio uniforme e os poderes são semelhantes ao do herói Billy Batson. Mas a verdade é que o Adão Negro passou por várias reformulações e demorou até que a DC Comics finalmente tivesse uma versão, digamos, mais “estável” do personagem.

Nenhum dos membros da Sociedade da Justiça é atormentado, mesmo o Senhor Destino, que tem visões da morte de um dos membros da equipe, internaliza isso sem virar um personagem dramático.

Como deve ser a versão de The Rock?

Assim como nos quadrinhos, ele varia, há momentos em que é um vilão pura e simples, em outros ele se torna mais e mais ambíguo. É justo dizer que Adão Negro é um... anti-vilão. Ele não chega a ser um anti-herói, ele é determinado demais para isso, mas ao mesmo tempo não tem ambições de reinar sobre Kahndaq ou qualquer um.

O primeiro encontro entre todos acaba desastroso, os heróis tomam uma piaba federal, e descobrem que o povo em Kahndaq vê Teth-Adam como seu salvador. Ele é literalmente um herói de lendas imemoriais que voltou no momento em que seu povo mais precisa.

Frequentemente comprados juntos

Frequentemente comprados juntos

O filme com Dwayne Johnson começa contando a origem de Teth-Adam, um garoto escravizado por um rei malvado em Kahndaq, e como ele é salvo pelos Magos da Rocha da Eternidade e ganha os poderes ao falar “Shazam!”. A tragédia ocorre, Adão Negro morre (de novo) e a história avança 5.000 anos.

Em 1798, inspirados pelos ideais iluministas, pela Inconfidência Mineira e impulsionados também pelas histórias da revolta do Haiti, explodiu na Bahia um movimento popular anticolonialista conhecido como Revolta dos Búzios ou (mais popularmente) Conjuração Baiana.

Sinopse

O protesto acontecia nas vésperas do centenário da abolição da escravatura e estava ali exatamente para revelar a farsa que essa abolição significava. Quem dera fosse apenas um problema do descaso do governo com a população preta. Ele foi além e trabalhou com ideais eugenistas, posteriormente transformados em leis para exterminar a descendência africana do país.

Só que essa versão de Theo Adam usando o escaravelho para se tornar o Adão Negro também não durou muito tempo. O personagem passou a se tornar cada vez mais complexo e interessante, especialmente na fase da Sociedade da Justiça escrita por Geoff Johns. Depois de ser vencido pelo supergrupo, os heróis descobriram que, na verdade, Teth-Adam possui boas intenções, mas seu lado Theo-Adam é quem domina as ações malignas. A essa altura, o uso do escaravelho para transformação já havia sido abolido. A melhor forma de definir o Adão Negro é que se trata de alguém que procura fazer o bem, mas acaba usando meios violentos e extremos para isso.

Adão Negro é um personagem pouco conhecido fora do mundo dos quadrinhos, mas é um dos melhores vilões da DC, agora em um filme com The Rock

Mesmo ignorando o detalhe de que nem Salomão nem Aquiles eram deuses, dá pra imaginar a a confusão do pobre Teth-Adam pensando “quem são esses caras?” Afinal, Zeus é um Deus Grego e a civilização Micena, que daria origem aos gregos só surgiria em 1750 AC. Hércules e Mercúrio são romanos. Salomão nasceu por volta de 990 AC, mas divago.

Em 2003, Abdias lutou pela criação do Dia da Consciência Negra, que agora é celebrada na data de 20 de novembro, em memória ao dia do assassinato de Zumbi dos Palmares. Essa conexão entre o passado da luta negra e aquele momento pós-governo militar explica muito sobre a importância da data e a sua relação com o movimento negro.