Lançado em 2013 e oferecido em versão única, o Lifan X60 é equipado com motor 1.8 a gasolina de 128 cv a 6.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.200 rpm e câmbio manual de cinco marchas.
Seu motor 1.8 16V de quatro cilindros a gasolina é baseado no velho propulsor do Toyota Corolla, entregando 128 cv de potência e 6.000 rpm. Seu torque máximo de 16,8 kgf.
Voltemos um pouco no tempo. Em março deste ano, tivemos o primeiro contato com o utilitário durante seu lançamento no Uruguai (onde é montado). Guiamos um carro zero-quilômetro por apenas duas horas e em estradas planas e asfaltadas. Parecia bom.
O X60 é montado na planta da Lifan em San José (Uruguai) no regime CKD (Completely Knock-Down; completamente desmontado, em inglês) e de lá segue para Brasil e Argentina.
Seu motor 1.8 16V de quatro cilindros a gasolina é baseado no velho propulsor do Toyota Corolla, entregando 128 cv de potência e 6.000 rpm. Seu torque máximo de 16,8 kgf.
Foi fundada em 1992, começou como uma oficina especializada em motocicletas, e começou a produzir carros no ano de 2006, sendo um sucesso de vendas com o modelo Lifan 520, que conta com um motor Tritec de origem brasileira. Passou a fabricar ônibus em 2003, e em 2004 já era considerada a maior fabricante privada de motocicletas da China.
Quase tão espaçoso quanto um Chevrolet Captiva, o X60 custa R$ 54 mil, preço de Ford EcoSport e Renault Duster. Só que o Lifan é muito mais equipado: além da central multimídia com tela sensível ao toque, traz de série o conjunto “ar, direção e trio”, freios a disco nas quatro rodas, DVD, GPS, faróis com acendimento automático, luzes de neblina e aros de liga leve de 16”.
No Brasil a situação é ainda pior, com apenas 25 veículos emplacados em 2020. Desde o início da pandemia, os meses de abril, maio e agosto contabilizaram apenas uma venda, enquanto em junho nenhum Lifan foi emplacado no território nacional.
Um dos maiores reconhecimentos que a Lifan recebeu, foi do Departamento de Comércio da China. O que levou a empresa a constar no Ranking Forbes da China como uma das 500 marcas mais valiosas do País. Além de obter o reconhecimento pelo Instituto de Pesquisa de Valor Comercial da IBM, como uma das 60 empresas chinesas capazes de alcançar a internacionalização.
Uma curiosidade sobre a Lifan, é que eles possuem um time de futebol. Fundada como Qianwei F.C. em 1994, a equipe obteve sucesso inicial relâmpago, chegando à primeira divisão do campeonato chinês nos primeiros dois anos de existência. Em vista destes resultados, logo o time mudou-se para a cidade de Chongqing, cidade com maior população que a sede original, buscando maior visibilidade para obter patrocinadores.
Subi a Serra das Araras sem precisar reduzir marcha a todo instante. E, nas retomadas, o motor 1.8 do X60 respondeu prontamente. Parte disso se deve à variação no comando de admissão.
Nem mesmo abarrotado o X60 amarelou. Num tiro rápido até Conservatória, o modelo provou ter espaço amplo para levar mulher, mãe, sogra, o bebê de seis meses na cadeirinha e toda a sorte de malas. Ninguém reclamou de aperto. Incômodos, há dois: o cheiro forte de plástico no interior e o peso da tampa do porta-malas.
Há, ainda, ruídos aerodinâmicos e uma matraca da suspensão. E o mais bizarro: toda vez que o compressor do ar-condicionado entra em ação, ouve-se um barulho parecido com o de uma descarga de banheiro de avião.
Sua estratégia de negócios é baseada na inovação científica, no controle de qualidade e na responsabilidade social, de uma pequena empresa desconhecida em 1992, a Lifan transformou-se em um grupo empresarial que conquistou grande reconhecimento nacional e internacional, como uma marca de grande valor.
Por mais que se tente livrar de preconceitos e generalizações, sempre que aparece um carro de marca chinesa para teste, fica aquele “pé atrás”. Muitas marcas já começaram a caprichar mais nos carros, como a Chery, com o Celer, e a JAC, com o J3. Mas eis que adentra nossa garagem o Lifan X60. Após a avaliação por mil quilômetros e duas semanas, vem a conclusão: alguns chineses ainda têm muito o que melhorar.
Lifan Industry (Group) Co., Ltd. Possui diversas fábricas nos segmentos da indústria automotiva mundial, como caminhões, ônibus, motos, minivans, automóveis, produtos de força e motores.
Além da tecnologia para carros, a Lifan também é reconhecida pela inovação, que trouxe para o setor de motocicletas e motores de uso geral. Não podemos deixar de destacar, que é uma marca que não causa muitos problemas, e que tem peças com valores acessíveis, com baixo custo para a manutenção.