A faculdade de Letras dedica-se ao estudo da língua portuguesa e da literatura. Na maioria dos casos, estuda também um outro idioma, sua estrutura linguística e obras literárias.
E quem ainda pensa que essa graduação só forma professores de idiomas está redondamente enganado. Além da licenciatura, que é voltada à educação, o curso está disponível em grau de bacharelado, uma formação mais ampla que pode abrir outras portas, como a profissão de tradutor e intérprete, por exemplo.
Nas particulares, o mais comum é escolher a habilitação (enfoque do curso) na hora de se inscrever no vestibular. Já nas universidades públicas, é comum que os alunos façam um ano de matérias básicas a todas as habilitações, uma espécie de introdução ao curso, e só no segundo ano escolham o idioma ou área em que desejam atuar.
O curso de Letras costuma deixar espaço na grade curricular para que o aluno possa escolher matérias de seu interesse e assim complementar sua formação acadêmica.
A faculdade de letras possui diversas habilitações e pode ser focada apenas no estudo da língua portuguesa e literatura ou em outros idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, grego, hebraico, alemão, etc.
De qualquer maneira, mesmo nas faculdades privadas, que permitem ao estudante selecionar a habilitação logo de cara, há matérias básicas nos primeiros semestres. Confira algumas delas:
No caso do curso de Letras, algumas preenchem essas as horas com visitas à exposições de arte e filmes relacionados ao curso, palestras, workshops, oficinas, congressos, simpósios, cursos extracurriculares, cursos de idiomas, atividades de pesquisa, monitoria, enfim… o ideal é perguntar antes para ter uma ideia do que vale e do que não vale para completar sua carga horária.
Quem estuda Letras pode ainda fazer carreira como secretário bilíngue, editor de livros e softwares didáticos e revisor, entre muitas outras coisas que exigem o domínio do português e/ou de outro idioma.
Estuda a construção sonora das palavras, nosso aparelho fonador e os sons que produzimos. Esta disciplina traz conceitos básicos sobre fonologia, processos fonológicos, formação de fonemas, entonação e transcrição fonética de variações de um mesmo idioma.
A licenciatura é a habilitação que mais forma profissionais em Letras. Além disso, muitas grandes universidades oferecem variedades de especialidade em língua estrangeira que você pode escolher. No Unasp, por exemplo, o foco é na licenciatura em Português e também em Inglês.
Outra coisa que o futuro estudante de Letras deve ter em mente antes de selecionar a faculdade é o grau de formação do curso. Isso porque é possível escolher fazer um bacharelado ou uma licenciatura. A diferença entre os dois é que a licenciatura vai focar mais nos aspectos educacionais, formando o profissional para dar aulas no ensino fundamental, médio, profissionalizante, em escolas de idiomas e cursos particulares.
A graduação em Letras tem duração de 6 semestres. É um curso que visa o máximo do empenho de um aluno para que ele possa absorver os conteúdos, aprender as técnicas e desenvolver suas habilidades para transmiti-los na sala de aula em que irá atuar. Vale lembrar, que durante o curso, o aluno possui contato com vários profissionais da área para troca de experiência, para criar projetos e aulas a fim de consolidar o aprendizado. Também estão à disposição do aluno laboratórios para atividades práticas.
Dá para encontrar idiomas como Alemão, Armênio, Francês, Grego, Italiano, Latim e Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS), só para citar alguns exemplos. Isso sem falar em cursos voltados para Redação, Revisão, Tradução e Interpretação.
Conheça em detalhes o que se estuda no curso de Letras e quais as principais matérias que formam a grade curricular. Veja também onde é possível estudar para se destacar nesta área!
Como disse em outro post, no Brasil o salário para os professores ainda não é lá essas coisas, mas vem melhorando. O salário para o professor de Letras (Português, Inglês) pode variar de acordo com a região.
O curso faz parte de uma área conhecida como Letras e Artes, e é o ramo que incentiva o estudo e o ensino de línguas como o Português e o Inglês, por exemplo. O estudante precisa ter bastante gosto pela profissão para que possa se dedicar durante o curso e durante a carreira.
E aí, deu pra conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Espero que sim! Se você se interessou por Letras e quer saber um pouco mais sobre o curso e as modalidades apresentadas, não deixe de acessar o nosso site e conferir a oportunidade de estudar presencialmente Licenciatura em Português, Inglês ou também pelo ensino a distância.
Não vai ser nada difícil encontrar o curso de Letras, pois a graduação está presente em inúmeras faculdades, públicas e privadas, de todas as regiões brasileiras. E mais: com boa oferta de vagas. Só para você ter uma ideia, se considerarmos apenas as licenciaturas, vamos encontrar mais de 82 mil estudantes matriculados atualmente, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior.
– Cursos preparatórios para concursos e vestibular: Organizar e preparar conteúdos de revisão para alunos que pretendem passar no ENEM e ou em outros vestibulares.