Durante a menopausa há a diminuição da produção de estrógeno, que é um hormônio produzido pelos ovários e responsável por controlar várias funções no corpo, como a saúde do sistema reprodutor feminino, dos ossos, do sistema cardiovascular e do cérebro.
Se o cisto for grande, geralmente maiores que 5 cm e com crescimento contínuo, causarem sintomas muito intensos ou, principalmente, se tiverem uma aparência suspeita aos exames de imagem, a cirurgia para retirada do cisto ovariano é uma opção a ser considerada. Cistos de ovário causados por endometriose também costumam requerer tratamento cirúrgico.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O que fazer: o ginecologista pode indicar utilização de estrogênio vaginal na forma de creme, gel ou comprimidos ou lubrificantes não-hormonais na forma de cremes ou óvulos vaginais, para reduzir os sintomas e o desconforto.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
A síndrome genitourinária é caracterizada pela secura vaginal, irritação e flacidez da mucosa, perda do desejo sexual, dor durante o contato íntimo ou incontinência urinária que pode causar perda da urina na roupa.
Há casos em que o cisto hemorrágico some sozinho, como os cistos comuns. Porém, pode acontecer de ele romper. Neste caso, diz-se que ele evoluiu para o quadro de cisto hemorrágico roto.
Quando cisto cresce muito, ele pode girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção do cisto, do ovário ou da trompa uterina. O quadro é parecido com o da ruptura do cisto, com intensa e súbita dor unilateral pélvica ou abdominal. A dor pode intensa o suficiente para causar náuseas e vômitos.
O cisto de corpo lúteo pode surgir após a liberação do óvulo, e, seu tamanho pode variar entre 3 e 4 cm. O corpo lúteo é uma estrutura responsável por favorecer a fecundação e a implantação do embrião fecundado no útero, resultando na gravidez. Quando não ocorre a fecundação e o corpo lúteo não se dissolve, pode resultar em um cisto. Entenda melhor para que serve o corpo lúteo.
O cisto no ovário pode ser identificado através de um exame pélvico. Mas quando o ginecologista acredita que pode haver um cisto, outros exames podem complementar e melhorar o diagnóstico, como:
Esse tipo de cisto normalmente desaparece sozinho, no entanto, nos casos em que o cisto é maior que 5 cm, ou se rompe, pode ser necessário tratamento cirúrgico. Veja outras opções de tratamento do cisto hemorrágico.
Alguns cistos desaparecem sem medicação, outras vezes o tratamento pode ser simplesmente a administração de pílula anticoncepcional, que pode acarretar o desaparecimento de boa parte dos cistos benignos funcionais.
Nas mulheres no período pós-menopausa, a aparência do cisto pela ultrassonografia e o valor do CA 125 ajudam a definir a melhor conduta. Se o cisto tiver uma aparência benigna e o CA 125 for baixo, o médico irá apenas acompanhá-lo com exames de ultra-som a cada 3 ou 6 meses. Entretanto, se houver alguma dúvida quanto à benignidade da lesão, a cirurgia pode ser a conduta mais recomendada.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O cisto de corpo lúteo é um cisto benigno e normalmente não necessita de tratamento. No entanto, pode se romper durante o contato íntimo, causando dor intensa, queda da pressão e batimento cardíaco acelerado, podendo ser necessário retirar através de cirurgia por laparoscopia.
A endometriose pode aparecer no ovário levando a formação de cisto (endometrioma) que vai crescendo com velocidade e tamanhos variáveis.
O médico pode solicitar outros exames, como o hemograma completo para verificar a presença de anemia devido aos sangramentos, exame de urina para descartar infecção urinária ou pedra nos rins, ou análise microbiológica das secreções vaginais, de forma a descartar a doença inflamatória pélvica (DIP), que pode ter sintomas semelhantes ao cisto no ovário.
E como saber se tenho cisto no ovário? Permanecer atenta a qualquer sintoma ou mudança anormal é fundamental e procurar um ginecologista é recomendado ao experienciar um inchaço abdominal inexplicável ou uma dor intensa ou espasmódica na parte baixa do abdômen.
Além disso, o médico deve solicitar um exame de beta-HCG, para descartar a possibilidade de gravidez, além de exames de sangue como hemograma completo, dosagens hormonais de estrogênio e progesterona, e níveis de CA-125, para descartar câncer no ovário.