Uma pessoa pode decidir ou precisar fazer jejum por diversos motivos. Por exemplo, quando um paciente se prepara para fazer um exame de sangue, ele recebe a orientação de ficar algumas horas sem comer até o momento do exame.
Quem bebe água em jejum ajuda o corpo a se purificar, além de repor a hidratação perdida após horas de sono. E não importa quanta água você bebeu no dia anterior, seu organismo vai acordar desidratado.
Jejuar significa privar-se de alimentos ao longo de um certo período de tempo. Em termos de fisiologia humana, compreende-se como jejum o tempo no qual um indivíduo não recebe fornecimento algum de calorias. Para a maior parte dos autores, a prática é um período superior a oito horas em que ocorre somente a ingestão de água pura.
Além disso, o ideal é que a água consumida esteja na temperatura ambiente ou morna e sem a presença de flúor ou outros químicos, ou seja, purificada.
A necessidade do jejum de 12 horas para o exame que mede níveis de gordura no sangue – colesterol e triglicérides – tem sido muito discutida nos últimos dias. Pois agora três entidades médicas brasileiras de peso se posicionam oficialmente, validando a não obrigatoriedade desse jejum.
Os resultados mostraram que a prática, batizada de jejum de dias alternados (ADF, na sigla em inglês), promove restrição calórica de 35% e ajuda na perda de, pelo menos, 3,5 quilos em quatro semanas.
De acordo com o National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release, um copo de leite de amêndoas contém apenas 39 calorias. É uma fonte rica em vitamina E e minerais.
Para começar o jejum intermitente, o método mais fácil pode ser o 16:8, pois é o tipo de jejum onde se fica apenas algumas horas sem comer. Para se acostumar ao método, pode-se começar a fazer um jejum de 6 horas durante o dia e ir aumentando gradativamente a cada dia até alcançar as 16 horas, por exemplo.
“Enquanto libera glicogênio, você perde água e essa geralmente é a causa da perda de peso rápida. Perder gordura leva mais tempo.” Defensor do jejum, Fung discorda e diz que você pode perder quase 700 gramas num período de 72 horas.
Antes de iniciar o período de jejum, é recomendado fazer uma refeição com baixa quantidade de carboidratos, pois assim é mais fácil ficar sem fome durante o jejum. Nas primeiras 4 horas, o organismo utiliza a energia fornecida pela última refeição.
Estou bebendo água em jejum faz dez dias e já senti diferença. Eu acordava muito cansado e indisposto. Hoje acordo com a sensação de estar hidratado, com mais energia… Muito bom, recomendo.
Beber água em jejum pela manhã aumenta a produção de novas células. Além disso, a água ajuda a expulsar toxinas indesejadas para fora do corpo, já que quando você dorme seu corpo repara e repõe hormônios, o que gera toxinas e outros materiais residuais que precisam ser removidos.
A água no jejum intermitente é liberada e muito indicada. Nesta fase, é fundamental a ingestão de água para eliminar essas toxinas e para manter a hidratação corporal. Quando feito de forma errada de forma constante, a questão pode se agravar para uma desidratação.
Para aproveitar ao máximo os benefícios que beber água em jejum traz, confira abaixo algumas dicas de como tornar esse hábito ainda mais eficaz:
Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico algumas vezes orienta como achar melhor avaliá-lo, com jejum de 12 horas ou não.
Oração durante o jejum. Foque no motivo do jejum. Embora possa orar por qualquer coisa durante o jejum, determinar, com antecedência, um objetivo para o jejum fornecerá um ponto no qual focar durante a maior parte das orações. Esteja aberto para mudar seu foco.
Além disso, existem aqueles que tomam a decisão de aderir ao jejum intermitente, um programa alimentar que determina ficar algumas horas sem comer durante um ou mais dias da semana, com o objetivo de estimular a diminuição do peso corporal.
Além disso, alguns estudos relacionaram o consumo de adoçantes artificiais ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Este estilo de vida só é aconselhado para pessoas saudáveis e, por isso, é recomendado que seja feito sempre com a orientação de um médico ou nutricionista, para avaliar o melhor tipo de jejum intermitente, de acordo com o objetivo e a tolerância de cada pessoa.
40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água. Jejum a base de líquido: a pessoa que está jejuando ingere somente líquido. Jejum normal: a pessoa que jejua não come nada, apenas bebe água.
O jejum intermitente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a disposição e a agilidade mental, previne o envelhecimento precoce, além de aumentar a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento.