Os bolcheviques e mencheviques eram facções políticas da Rússia que formavam o Partido Operário Social-Democrata Russo, criado em 1898.
Ficou conhecido pelo nome de bolchevique o grupo político russo formado por ex-integrantes do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado em 1898. O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, "maioria" .
Para Lênin, portanto, o partido deveria ser uma organização homogênea, altamente disciplinada e centralizada, que serviria como vanguarda (ou grupo dirigente) do movimento revolucionário. Por outro lado, Martov se opôs à fórmula leninista e defendeu que o partido revolucionário deveria estar aberto à integração de membros, que poderiam ser simpatizantes, colaboradores ou militantes. A proposta de Martov saiu-se vencedora, com 28 votos, contra 22 e uma abstenção.
No que se refere à organização e estrutura partidária, porém, surgiram divergências inconciliáveis entre dois líderes influentes: Lênin e Martov. Lênin defendeu uma fórmula bastante rígida de partido revolucionário, que em sua concepção deveria ser formado unicamente por militantes profissionais, ou seja, por membros que deveriam se dedicar exclusivamente ao trabalho partidário (em tempo integral).
Depois dessa votação ocorreu outra, que serviu para a formação do comitê de redação da publicação partidária "Iskra" e também para o comitê central do partido. Os Lêninistas venceram essa segunda votação formalizando a divisão das duas correntes social-democratas: os bolcheviques (maioria) e os mencheviques (minoria).
Mencheviques eram uma facção de movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo
Com o passar do tempo, a insatisfação crescia ainda mais no país, os trabalhadores estavam fartos. Além disso, o estopim foi a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Logo, os bolcheviques se aproximaram dos sovietes e começaram a organizar novas revoltas.
Em 1906, as duas correntes tentaram a reunificação, convocando um novo Congresso. No entanto, ambas as correntes suspenderam o processo de reunificação devido ao surgimento de novas divergências diante da abertura política efetivada pelo Estado czarista, com a legalização dos sindicatos trabalhistas.
Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. O segundo grupo, a minoria do antigo POSDR ficou conhecido como "mencheviques", ou minoria, (em russo: menscinstvó) e era um grupo que acreditava em uma fórmula mais moderada de socialismo, que deveria ser implantado após o pleno amadurecimento do capitalismo em terras russas. Os principais líderes dos mencheviques eram Gheorghi Plekhanov e Iulii Martov.
Os bolcheviques formavam a parte da facção política que possuíam mais integrantes, sendo a maioria de origem proletária, liderados por Vladimir Lênin, eram a parte mais radical do partido, onde defendiam a derrubada imediata do czarismo na Rússia e a implementação de um regime comunista.
é o nome dado aos integrantes de um dos dois grupos que se formou a partir da divisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado em 1898. a maioria liderados por lenin
O fracasso das reformas institucionais se deveu preponderantemente à resistência oferecida pela aristocracia czarista que dominava o Estado imperial russo. Nessa conjuntura, inúmeras revoltas e rebeliões sociais eclodiram pelo país, enquanto as lutas dos trabalhadores operários e camponeses se radicalizaram.
Após a revolução abortada de 1905, o Estado czarista tentou em vão aplicar as reformas institucionais que possibilitariam a criação de novas instituições parlamentares. Essas instituições serviriam para a integração das classes populares e da pequena burguesia no sistema político russo.
Posteriormente, os bolcheviques, que ainda eram fiéis ao movimento, mesmo de forma clandestina, ao tentarem a adaptação com as novas mudanças, cogitaram uma reaproximação com os mencheviques.
Em suma, os bolcheviques ficaram muito tempo trabalhando de forma clandestina. Pequenos burgueses e intelectuais faziam parte dos membros da corrente política. Um líder que marcou muito foi Vladimir Lênin.
A primeira grande diferença, como já dito anteriormente, é que os bolcheviques representavam a maioria. Já os mencheviques, que eram a minoria, receberam o nome pela mesma razão que os bolcheviques. Ou seja, mencheviques vem do termo russo menscistvó, que significa minoria.
Por outro lado, os bolcheviques (do russo bolshe, que significa “maioria”), sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
Os bolcheviques constituíam a maioria do antigo partido, daí o termo com que ficaram conhecidos. ... Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
Resposta: Explicação:Começou com a insurreição dos Bolcheviques, liderados por Lenin, contra o governo provisório, em 25 do 10 de 1917 (NO calendário juliano e 7 de novembro. Foi a primeira revolução comunista marxista do século XX e deu o poder aos bolcheviques.
O Significado da Revolução Socialista de Outubro nos Destinos Históricos da URSS. ... O proletariado arrancou das mãos da burguesia o nervo básico da vida económica — os bancos —, e depois efetuou a expropriação das fábricas, usinas e transportes que foram entregues ao Governo socialista.
Resposta. Foi uma revolução na Rússia também conhecida como revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, foi a segunda fase da revolução russa de 1917, depois da revolução de Fevereiro do mesmo ano. Foi a primeira revolução comunista marxista do século XX e deu o poder aos bolcheviques.
Resposta. Começou com a insurreição dosBolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, contra o governo provisório, em 25 de outubro de 1917 (pelo calendário juliano) e 7 de novembro (pelo calendário gregoriano). Foi a primeira revolução comunista marxista do século XX e deu o poder aosbolcheviques....
As principais foram: abolição da grande propriedade e redistribuição das terras entre os camponeses; nacionalização de bancos, multi-nacionais, ferrovias e o comércio exterior; instituição da auto-gestão operária nas fábricas e usinas; adoção de regime de partido único (o partido Bolchevique foi transformado em partido ...
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
Lenin