Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.
Narrativa bíblica O Evangelho de Marcos fala apenas de um homem chamado Bartimeu (literalmente "filho de Timeu") como estando presente quando Jesus deixava Jericó, tornando-o uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.
A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.
SETE MILAGRES EM JERICÓ – Reino dos Céus.
Bartimeu era solitário Bartimeu, não tinha convivência com muitas pessoas, sua vida era pedir esmola na beira do caminho (Marcos 10.
Lv 21,18). A cegueira era vista como um castigo divino ao pecado humano (cf. Jo 9,1-2), tanto é que na comunidade de Qumran12 as pessoas não eram admitidas. Mas, para Jesus os cegos eram acolhidos e curados no caminho: em Betsaida (8,22s); Jericó (10,46s); e o cego de nascença de Jerusalém (Jo 9,24s).
A história conta que os cegos nas comunidades primitivas e na antiga Prússia eram barbaramente torturados e condenados à morte, pois acreditava-se que as pessoas cegas eram possuídas por espíritos malignos, convertendo o cego em objeto de temor religioso. ... Em Roma, o procedimento mais comum era o de eliminação do cego.
O nome “Bartimeu” Bartimeu é na verdade uma junção de uma palavra grega e um nome. A palavra grega “Ben” (traduzida como “Bar”), significa “filho” ou “filho de”, indicando a paternidade de Timeu. É um estranho nome híbrido semita-grego com uma tradução explícita "filho de Timeu".
Porque o cego Bartimeu chamou Jesus de Filho de Davi? ... Jesus era o Messias prometido e esperado desde o Antigo Testamento, o que significa que Ele era da descendência de Davi. O povo Judeu acreditava que o Messias teria a descendência de Davi.
Jericó é uma antiga cidade bíblica, situada na Palestina, às margens do rio Jordão. O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. ... Jericó também é mencionada várias vezes no Novo Testamento, nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e Hebreus.
O livro de Mateus fala que Jesus curou dois cegos (Mateus andou lado a lado com Jesus) e que Jesus saía de Jericó com os discípulos. O livro de Lucas fala em apenas um cego (Lucas era um médico Grego que andou junto a Paulo) e que Jesus chegava em Jericó.
OS CEGOS QUE JESUS CUROU
Com uma cegueira espiritual e sem compreender a necessidade de Deus, o Espírito Santo foi encarregado de indicar que ela estava errada. A Bíblia diz que “o deus desta era (Satanás) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4).
A cegueira espiritual consiste na cegueira da mente, ou incapacidade de ver as coisas na dimensão espiritual , ou seja , enxergar o mundo sem ilusões , mascara social e auto imagem criada para ser aceito e escravizado por um sistema denominado pelas religiões como simplesmente “O Mundo”.
Cegueira Espiritual – Um cego guiando outro cego. Jesus tinha acabado de falar com alguns escribas e fariseus e havia repreendido seus discípulos para não seguir as suas tradições (Mt 15:1-2), Jesus lhes disse que eles estavam fazendo algo muito pior. ... Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova “(Mateus 15:14).
Que não tem em conta todas as circunstâncias ou consequências (ex.: medidas cegas). 7. Que não sabe discernir o bem do mal. 8.
substantivo masculino Quem não consegue ver; indivíduo que, por alguma razão, foi privado de sua visão. ... Desvairado; que deixou de possuir razão: amor cego.
Refere-se, principalmente, ao ato de perder a visão, de ofuscar a vista de alguém ou fazer perder o gume: Eu cego em pouco tempo.
Sem corte; que não está afiado: faca cega. substantivo feminino Aquela que não enxerga.
O “amor é cego” é uma expressão popular que significa que alguém não consegue ver os defeitos da pessoa amada, tal é o sentimento que sente por ela.
Quando a gente ama alguém, de verdade, esse amor não se esquece. O tempo passa, tudo passa, mas no peito o amor permanece, e qualquer minuto longe é demais, a saudade atormenta, mas qualquer minuto perto é bom demais, o amor só aumenta. Vale em muito nossa integridade. ... Vale em muito nossa integridade.
O amor é lúcido, vê tudo o tempo inteiro e se chama amor justamente pela capacidade de amar os defeitos do outro e sentir um sentimento profundo pelo outro – seria o mais parecido à uma amizade verdadeira com muita empatia, acima de tudo.