EQST

Quem Era Os Esparciatas Na Sociedade Espartana?

Quem era os Esparciatas na sociedade espartana?

Os esparciatas eram o corpo de elite do exército de Esparta, pois dedicavam toda a sua vida ao treinamento militar. Esse treinamento iniciava-se aos sete anos de idade e seguia durante toda a vida, o que fazia dos soldados espartanos os melhores e os mais disciplinados de toda a Grécia.

Qual era a importância dos hilotas na sociedade Esparta?

Estes antigos habitantes, em regime de servidão na sociedade espartana, eram chamados de hilotas e eram responsáveis pelo cultivo da terra e pela produção de alimentos. Eles não tinham nenhum direito político e trabalhavam para sustentar toda a sociedade.

Qual era a importância da educação na formação da sociedade em Esparta?

A) A prioridade da educação espartana era a formação militar de seus soldados, que deveriam ser a honra e a glória de seu povo. Devido a essa ideia, os espartanos nos primeiros anos de sua educação já iniciavam os treinamentos militares e não valorizavam questões da vida ética e moral para sua formação como guerreiro.

Como era a sociedade e a educação espartana?

Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. ... A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.

Quais são as características mais marcantes da sociedade espartana?

Resposta. Sociedade estamental, com educação exclusiva para elite. Mulheres tinham apenas direitos socio-economicos, sendo assim excluida de direitos políticos. A politica era organizada em oligarquia militar, diarquia (dois reis governando), o conselho de cidadãos(executivo e o conselho dos anciãos (legislativos).

Quais são as principais características de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais as principais diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?

Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.

Qual a característica mais importante da sociedade ateniense?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense?

Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense? ... 3- Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive os escravos, mulheres e crianças. 4- Atenas possuia uma sociedade igualitária ou seja não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.

Quais são os grupos sociais de Atenas?

Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Como era a divisão da sociedade ateniense?

Já a sociedade ateniense, era dividida em eupátridas (os grandes proprietários de terras), georgóis (os pequenos proprietários de terras), demiurgos (artesões especializados) e os escravos.

Como era a divisão da sociedade espartana?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Como era dividida a sociedade espartana?

Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. ... Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos. Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos.

Como era dividida a sociedade grega do passado?

A Grécia Antiga possuia diferentes divisões sociais devido ao território ser repleto por diferentes cidades-estados com suas respectivas leis e etc. Porém, podemos tomar Atenas como um exemplo. Atenas, era dividida em 3 pricipais camadas, entre eles, os Eupátridas, Hilotas e Escravos.

Como era a sociedade grega antiga?

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Cada pólis (cidade) tinha o seu deus protetor e o Monte Olimpo era considerado pelo gregos como a casa de todos os seus deuses.

Como pode ser dividida a história da Grécia antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Como era a sociedade na Grécia antiga?

A sociedade grega era dividida em três classes sociais: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. Lembrando que as mulheres e as crianças não faziam parte deste grupo; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Quais as características da sociedade grega?

- A sociedade grega era marcada por profundas desigualdades sociais. Existiam poucos ricos e a maioria era composta por pessoas muito pobres. ... Os homens livres e nascidos nas cidades-estados eram proprietários de terras, formavam a aristocracia rural, e possuíam uma boa condição econômica e social.

Como é a cultura da Grécia?

A cultura grega foi imensamente rica. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. ... A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.

Onde se formaram as sociedades na Grécia antiga?

Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.