HATHOR: É a deusa-vaca e uma das mais antigas e queridas divindades do antigo Egito. Ela aparece na paleta do faraó Narmer (aproximadamente 3200 – 3100 a.C) que unificou o baixo e o alto Egito.
Porém, quando Rá pediu que parasse, Sekhmet não respeitou o seu pedido. Foi então que Rá decidiu enganar Sekhmet embriagando-a e transformando-a em Hator, a vaca deusa dos prazeres e do amor.
Uma deusa de tamanha importância certamente agregou pessoas ao longo de gerações em seu culto. Por ser a deusa da alegria, era muito cultuada em festas cheias de danças e músicas. Os cultos à deusa Hathor eram marcados por muita fartura de alimentos e bebidas no antigo Egito.
Por possuir uma gama de representações muito ampla, a deusa Hathor também possui diversos poderes. A começar pelo seu poder sobre o sol, os céus, a maternidade e a beleza. Outras atribuições poderosas da deusa estão sobre a morte, uma vez que ela era a responsável por acolher os humanos mortos na passagem para o outro mundo, além de pelo prazer e amor.
Devido à grandeza de seu culto (tanto territorial quanto temporal) é comum aparecerem variações dentro de seu mito. Portanto, por vezes é filha do Deus Sol, Rá, e por vezes é mãe dele.
Ela é geralmente representada como uma Vaca, mas também pode ser vista como uma leoa (sendo Hathor um aspecto da Deusa Leoa Sekhmet), uma figueira ou uma tamareira.
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.
Olá boa tarde, gostaria de saber mais sobre os deuses do antigo Egito. Existe algum artigo bem aprofundado sobre eles? Seus nomes (de todos existentes), origens, função, hierarquia etc. Sou apaixonado por história antiga e gostaria de aprender mais. Se puder me passar algum contato para conversarmos, ficarei grato. Obrigado, Deus te abençoe.
[…] o poder feminino e a unidade entre homem e mulher. Pelo seu lado mais gentil e maternal, a deusa Parvati é a deusa do amor e do casamento, razão pela qual seus devotos a procuram para resolver problemas […]
Sekmet viu e pensou que era o sangue das pessoas que ela matou, então ela bebeu tudo e ficou bêbada. Depois, ela dormiu por três dias e, quando acordou, não queria mais comer carne humana. Ela se tornou uma nova deusa, chamada Hator.
Tida como uma das principais divindades na mitologia religiosa do antigo Egito, a deusa Hathor representa uma série de conceitos, forças e áreas da vida humana, essencialmente ligadas à mulher. Ela governa e protege o amor, a alegria, as artes e a música.
Normalmente, nas mitologias, a figura feminina simboliza o poder da Lua, deixando a força do Sol para as divindades femininas. No entanto, Hator era vista como uma deusa solar, ao lado de Hórus e Rá. Nesse sentido, a deusa também era conhecida como “A dourada”, pois seus raios eram capazes de iluminar toda a terra.
A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina. Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.
Hathor é uma das deusas mais veneradas do Egito Antigo, a deusa das mulheres, dos céus, do amor, da alegria, do vinho, da dança, da fertilidade e da necrópole de Tebas, pois sai da falésia para acolher os mortos e velar os túmulos.
Ela usava um menat, que era um colar especial. Um menat é um colar de contas pesadas com uma forma crescente na frente e uma parte alta em forma de cogumelo nas costas. Em uma de suas formas animais, ela era uma vaca com um ankh. O ankh era o símbolo da vida.
Ela possuía um Menat (Transliterado: mnj.t – Colar que simbolizava a alegria). Hathor era associada também com pedras preciosas. Muitos espelhos feitos de ouro e bronze foram esculpidos com a imagem da deusa. O nome Hathor significa “Casa de Hórus”, e como ela era vista como uma deusa do céu, acabava por retratando assim a morada do deus falcão. O principal lugar de seu culto foi em Dendera onde ela era adorada com Hórus de Edfu e seu filho Ihy.
O símbolo de Hator era uma vaca com um disco solar. Os antigos egípcios a atraíram como o céu da Via Láctea. Os títulos de Hator incluem “A Dourada”, a “Senhora da Canção”, a “Senhora das Donzelas” e a “Senhora do Sicômoro”.
Afrodite é a deusa do amor, do sexo, da fertilidade e da beleza física, de acordo com a mitologia grega. A deusa Afrodite é considerada um das mais populares entre todos os deuses da Grécia Antiga, sendo bastante cultuada nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas.