Durante uma invasГЈo sГria, uma menina israelita foi levada cativa. Ela foi levada para servir na casa de NaamГЈ. Ela tem muito a nos ensinar atravГ©s de sua experiГЄncia. Com certeza tinha ela seus sonhos e projetos, que foram adiados ou interrompidos quando foi levada como escrava.
De acordo com as escrituras NaamГЈ havia contraГdo lepra, uma doenГ§a de pele sem cura e sem tratamento na Г©poca e estava condenado ao isolamento. Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenГ§as. … Ele foi curado da lepra.
Aos escravos, geralmente, era limitado o falar com seus senhores, mas o versпїЅculo 3 nos demonstra a ousadia da menina em pronunciar a Palavra de Deus. Ela nпїЅo se intimidou, mas proclamou sobre seu Deus com autoridade.
Durante uma invasпїЅo sпїЅria, uma menina israelita foi levada cativa. Ela foi levada para servir na casa de NaamпїЅ. Ela tem muito a nos ensinar atravпїЅs de sua experiпїЅncia. Com certeza tinha ela seus sonhos e projetos, que foram adiados ou interrompidos quando foi levada como escrava.
A BГblia nГЈo cita o nome da menina, mas mostra o nome desse homem: NaamГЈ. A menina nГЈo foi convidada para trabalhar na casa dele, mas foi levada cativa, prisioneira, escrava, sem direito a salГЎrio, feriados ou folgas. … Aquela menina falou com tanta convicção, que a esposa de NaamГЈ convenceu-o a ir atГ© o profeta.
Ela poderia ter se revoltado e, de certo modo, ficar decepcionada com Deus. PorГ©m sua fГ© nГЈo estava baseada em situações e sim em princГpios. Mesmo trabalhando como escrava, sua fГ© no Deus de Israel permanecia inabalГЎvel. Podemos ver isto observando, pelo menos trГЄs condições adversas na sua vida:
Quero aqui, destacar tambпїЅm, trпїЅs qualidades dessa menina que nos ajuda a entender o quanto especial ela foi e como testemunhou do Senhor, apesar da situaпїЅпїЅo:
Sempre quando alguпїЅm era levado como escravo, o povo dominante costumava fazer essa separaпїЅпїЅo. Era muito comum naquela пїЅpoca isto acontecer. NпїЅo havia mais seu nпїЅcleo familiar. Seus pais e irmпїЅos nпїЅo estavam mais ao seu lado. Aquele convпїЅvio nпїЅo mais existia.
De acordo com as escrituras NaamГЈ havia contraГdo lepra, uma doenГ§a de pele sem cura e sem tratamento na Г©poca e estava condenado ao isolamento. Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenГ§as.
Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.
Estas condições, contudo, nГЈo interromperam a vida desta menina. Embora em tenra idade, sua ousadia nos motiva e impressiona. O texto bГblico nГЈo nos mostra que ela vivia frustrada, nem revoltada com sua situação. Diante do sofrimento de seu senhor (NaamГЈ), ela se mostra preocupada. Ela fala com sua senhora que seu marido pode ser curado. E diz como isso Г© possГvel. Ela fala entГЈo do profeta de Deus, Eliseu, que estava em Samaria, em Israel.
Quando Naamã chega até a porta da casa do profeta Elizeu, ele esperava ser recebido pelo profeta, mas o profeta não sai e somente manda um recado através de seu porta voz dizendo que ele deveria ir até ao rio Jordão e se mergulhar sete vezes e sua doença seria curada.
Sempre quando alguГ©m era levado como escravo, o povo dominante costumava fazer essa separação. Era muito comum naquela Г©poca isto acontecer. NГЈo havia mais seu nГєcleo familiar. Seus pais e irmГЈos nГЈo estavam mais ao seu lado. Aquele convГvio nГЈo mais existia.
Após a cura, Naamã não era mais o mesmo. Seu coração foi quebrantado e ele agiu com humildade ao voltar para falar com Eliseu e demonstrou profunda gratidão. Naamã se converteu a Deus, se arrependeu de seus pecados e pediu perdão até mesmo pelos seus pecados que viria a cometer.
Estas condiпїЅпїЅes, contudo, nпїЅo interromperam a vida desta menina. Embora em tenra idade, sua ousadia nos motiva e impressiona. O texto bпїЅblico nпїЅo nos mostra que ela vivia frustrada, nem revoltada com sua situaпїЅпїЅo. Diante do sofrimento de seu senhor (NaamпїЅ), ela se mostra preocupada. Ela fala com sua senhora que seu marido pode ser curado. E diz como isso пїЅ possпїЅvel. Ela fala entпїЅo do profeta de Deus, Eliseu, que estava em Samaria, em Israel.
Deus nпїЅo decepcionou a menina. NaamпїЅ foi curado e Deus honrou a fпїЅ da menina. Sua fпїЅ foi posta a prova e ela foi aprovada, pois пїЅsem fпїЅ пїЅ impossпїЅvel agradar a DeusпїЅ (Hb 11:1).
Diferentemente do profeta Jonas, que se revoltou contra Deus, achando que Deus estava sendo injusto em querer salvar aqueles que eram considerados inimigos de Israel, ela tomou uma posição completamente diferente. Ela cria no Deus de amor e misericórdia. Ela demonstrou seu amor ao próximo ao pregar sobre o Deus de Israel para Naamã e sua esposa ( v.3).
A bпїЅblia nпїЅo cita seu nome, e nem mesmo o que aconteceu com ela depois da cura de NaamпїЅ, mas cremos que sua situaпїЅпїЅo na casa de NaamпїЅ foi transformada pelo seu testemunho.
A BГblia, no entanto, encerra a histГіria dizendo apenas: “E ele foi curado”. A menina nГЈo recebeu nenhuma honraria. NГЈo importa que nГЈo sejamos conhecidos ou reconhecidos. O mais importante Г© que nosso nome esteja escrito no Livro da Vida, que Deus nos conhece pessoalmente e nos chama pelo nome.
Diferentemente do profeta Jonas, que se revoltou contra Deus, achando que Deus estava sendo injusto em querer salvar aqueles que eram considerados inimigos de Israel, ela tomou uma posiпїЅпїЅo completamente diferente. Ela cria no Deus de amor e misericпїЅrdia. Ela demonstrou seu amor ao prпїЅximo ao pregar sobre o Deus de Israel para NaamпїЅ e sua esposa ( v.3).