Max Weber
A expressão “o trabalho dignifica o homem” pode ser interpretada de diferentes maneiras. Há quem diga que essa frase significa o ato de dar sentido à vida de uma pessoa. Já pensadores históricos, como Confúcio (551-479 a.C.), entendiam que quem trabalha com o que ama, jamais terá trabalho em um dia sequer em sua vida.
Atualmente, o conceito de ocupação é associado ao termo trabalho e emprego. Na Modernidade, gradativamente, o trabalho foi sendo compreendido como ocupação econômica, transformando-se em emprego. Essa categoria passou a ser entendida como trabalho pago em dinheiro, fato típico do capitalismo.
Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. Existem Trabalhos Acadêmicos, Trabalho na Economia, Trabalho na Filosofia, Trabalho voluntário, Trabalho em Equipe, Estágio, entre outros.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Entenda o que é cada uma delas e veja que não há motivos para ter medo do trabalho de conclusão de curso.
A estrutura de um trabalho acadêmico pode ser dividida em três partes: pré-textual, textual e pós-textual. Em todas elas, existem elementos que são obrigatórios e precisam aparecer sempre, por isso iremos focar essencialmente neles.