Quem deve colocar a placa Mercosul? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Desde 2020, a placa Mercosul é obrigatória para todos os veículos novos no Brasil. No caso de veículos usados, a placa Mercosul precisa substituir a placa cinza nas transferências de propriedade. Dessa forma, a placa Mercosul também é necessária quando houver mudança de estado ou de município.
Onde colocar o lacre da placa?
A placa traseira deve estar com o lacre preso à estrutura do veículo, de acordo com o artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resolução 231 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obedecendo às especificações técnicas.
Quem precisa mudar a placa do veículo?
Preciso trocar a placa? Para os carros que atualmente utilizam a placa cinza, a troca pelo novo modelo só será necessária em caso de transferência de município e/ou estado, alteração de categoria, furto, extravio, roubo ou dano à placa. O dono poderá trocar a placa cinza pela nova a qualquer momento, se desejar.
Como fica os números da placa Mercosul?
Além de uma reformulação no conhecido antigo padrão (3 letras, 4 números), agora, toda placa exige a sequência: 3 letras, 1 número, 1 letra, 2 números.
Quais os procedimentos para transferir um veículo?
Para fazer a transferência, o vendedor precisa assinar o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e registrar esse documento no cartório. O comprador, então, deve juntá-lo a uma cópia do seu RG, CPF, da sua carteira de habilitação e de um comprovante de residência válido (de até 180 dias).
Como fazer o emplacamento Mercosul?
Como solicitar as placas Mercosul SP
os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran;
procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão;
realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação que será realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.