A primeira menção à televisão em cores foi em uma patente alemã de 1904 para um sistema de televisão em cores. Em 1925, o inventor russo Vladimir K. Um sistema de televisão em cores de sucesso baseado em um sistema projetado pela RCA começou a transmitir comercial em 17 de dezembro de 1953. ...
O alemão Paul Nipkow é considerado o fundador do sistema de TV. Em 1884, desenvolveu um disco mecânico rotativo capaz de transmitir imagens em movimento a distância por meio de corrente elétrica.
Após longos anos de uma batalha judicial e um esboço do projeto mostrado para um professor de química em 1922, o Escritório de Patentes dos EUA decidiu a favor de Farnsworth somente em 1935. O grupo de comunicação foi obrigado a pagar US$ 1 milhão de taxas de licenciamento, embora tenha recorrido e perdido em outras instâncias.
O primeiro modelo de TV de tubo de raios catódicos com sistema totalmente eletrônico foi fabricado pela empresa alemã Telefunken em 1934. Nos anos seguintes, outras fabricantes passaram a produzir o aparelho para uso doméstico na Europa e nos EUA.
Fonte: History, Tweeen Tribune, O Globo, Esferize
Em 1929, Zworykin realizou uma demonstração do sistema de TV eletrônico em um encontro de engenheiros de rádio. A apresentação chamou a atenção de David Sarnoff, executivo da Radio Corporation of America (RCA), que enxergou um enorme potencial como meio de comunicação e entretenimento no novo aparelho.
Um dos principais meios de comunicação do século XX, a invenção da televisão é um crédito compartilhado por vários engenheiros e pesquisadores que desenvolveram tecnologias que deram origem ao aparelho que conhecemos. Então, o Canaltech te apresenta algumas das mentes que colaboraram com a criação das TVs.
Nos anos 1910, o físico russo Boris Rosing e o engenheiro escocês Alan Archibald Campbell-Swinton aprimoraram o sistema desenvolvido por Nipkow. Os discos giratórios foram substituídos por tubos de raios catódicos, tecnologia criada pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun em 1897.
O primeiro passo para a invenção da TV ocorreu em 1884, quando o pesquisador alemão Paul Nipkow criou um sistema de envio de imagens através de fios com discos giratórios. Batizado de telescópio elétrico, o dispositivo que dividia uma imagem em uma sequência linear de pontos foi basicamente a forma primitiva da televisão mecânica.
Em 1927, o inventor de 21 anos finalizou o primeiro protótipo de sistema de TV totalmente eletrônico e funcional. O projeto consistia em um tubo “dissecador de imagem” que convertia a imagem em uma corrente, enquanto um “oscilador de imagem” – um tubo de raios catódicos – atuava como receptor e exibia as imagens capturadas.
Apelidado de “Braun Tube”, o componente possibilitou que os dispositivos transmitissem e recebessem sinais de imagem através de fios. Com uma peça dentro de uma câmera e um receptor ligado a uma tela fotoelétrica foi criado o que é considerado o primeiro sistema de televisão totalmente eletrônico.
Ao se tornar presidente da RCA em 1930, Sarnoff contratou Zworykin para desenvolver e aprimorar a tecnologia para o maior grupo de comunicação dos EUA na época. Então, o engenheiro gerenciou o desenvolvimento dos primeiros aparelhos de TVs domésticos nos laboratórios da companhia em Camden, Nova Jersey.
Marcos Jordão Pinto, 12 anos, de São Bernardo, acredita que a televisão surgiu há muitos anos e foi criada por vários cientistas. “Foi uma das invenções mais importantes e que se desenvolveu com o tempo. Hoje muita gente não consegue viver sem.” O garoto curte assistir a filmes, desenhos e jogos de futebol.
O primeiro sistema semimecânico de televisor analógico foi demonstrado por John Logie Baird, em 26 de Janeiro de 1926, em Londres, e dois anos depois, em fevereiro de 1928, imagens em movimento foram transmitidas por Baird de Londres para Nova Iorque.
As TVs só chegariam ao Brasil em 1950, graças ao jornalista e “magnata da comunicação” Assis Chateaubriand. Curiosamente, a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, foi construída antes mesmo que os aparelhos receptores fossem importados para o país.