Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. ... Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.
A metodologia 3 R's surgiu durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Seu objetivo é promover um consumo consciente da população para que a cultura de preservação do meio ambiente seja aprimorada.
A reciclagem, apesar de ser exaustivamente reiterada como uma forma eficaz de lidar com os resíduos que geramos, ainda é de apenas 9% na média global, e no Brasil, cerca de 3%.
De acordo com o ambientalista, o nome “3 Rs” vem da abreviação das três medidas a serem adotadas pelas pessoas para a melhoria do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. “Com esses três principais passos, com certeza, o nosso meio ambiente ficará mais preservado, pois a geração de lixo pela sociedade será menor.
Reutilizando materiais que seriam descartados para o aterro, você estará aumentando a vida útil deste material e também do local onde ele seria descartado. Por exemplo, um pote azeitonas que vira um recipiente na sua cozinha. É evitar o desperdício e consumir menos produtos que agridam o meio ambiente.
Reintegrar seu lixo orgânico também pode ser reaproveitado em sua casa com a compostagem, que é uma espécie de "reciclagem dos resíduos orgânicos". Essa técnica permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas, legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.
De acordo com o ambientalista, o nome “3 Rs” vem da abreviação das três medidas a serem adotadas pelas pessoas para a melhoria do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. “Com esses três principais passos, com certeza, o nosso meio ambiente ficará mais preservado, pois a geração de lixo pela sociedade será menor.
O que são os 5 rs? Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.
Em específico sobre o lixo plástico, o Banco Mundial afirma que o Brasil é o 4ª maior produtor no mundo, com 11,3 milhões de toneladas de plástico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
A intervenção de todos nós é essencial na aplicação da politica dos 4 R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar) pois a redução do consumo de energia, de matérias - primas e recursos naturais é significativa. Os materiais mais comuns no processo de reciclagem são o vidro, o papel/cartão e o plástico/metal. ...
Um deles é a teoria dos 5 Rs da sustentabilidade. Ela é composta de cinco ações que reduzem o impacto de más atitudes dos seres humanos sobre o planeta Terra: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
Em uma primeira ampliação da política, foram acrescentados mais dois R's. Além de Reduzir, Reutilizar e Reciclar, agora temos também Repensar e Recusar.
Regra dos Cinco Rs, também conhecida como 5 R ou Cinco Erres, é uma recomendação de estilo de vida ecológico, popularizada por Béa Johnson, com o objetivo de minimizar o impacto dos resíduos humanos.
Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades. Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto.
É negar a possibilidade de consumo supérfluo e produtos que geram impactos ambientais significativos e que poluam nossa atmosfera, marés e águas. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens.
Reciclar, último recurso a ser adotado com materiais que não possuem mais qualidade e/ou capacidade de utilização. É um processo através do qual materiais que se tornariam lixo são conduzidos para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de bens feitos anteriormente com matéria-prima virgem. É um encaminhamento que requer custos de coleta, adequação e tecnologias apropriadas de reciclagem, para haver o retorno do material ao sistema (RUFFINO, 2001).
A reutilização, por sua vez, consiste em aproveitar a função de um produto ao máximo, mas sem que ele seja transformado em outro item de consumo. O que pode haver, neste caso, é o aproveitamento de um produto para uma função diferente do original, mas sem que ele perca suas características principais.
Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.
Reduzir é focalizado no capítulo 4 da AGENDA 21 (Mudança dos Padrões de Consumo), cujos principais objetivos são promover padrões de consumo que não esgotem reservas e recursos naturais e que atendam as necessidades básicas das populações e a promoção de padrões sustentáveis de consumo pela sociedade. Como base nas ações são citadas prioridades em redução de desperdício em embalagens de produtos, estímulo à reciclagem, conscientização dos consumidores em relação aos impactos causados pelos resíduos, etc. É o primeiro passo e a medida mais racional que traduz a essência da luta contra o desperdício.
O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento.
O que são os 8R's da Sustentabilidade em Ação?
1 – Refletir: Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta. Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos; 2- Reduzir: Evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia; 3- Reutilizar: Use até o fim, não compre novo por impulso.
Conheça os 12 princípios do consumo consciente
Existe várias formas de você fazer um consumo consciente. Isso envolve do escovar dos dentes onde você pode poupar o desperdício de água, fechando a torneira enquanto escova os dentes até uma carona para o vizinho.
Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
São, na verdade, propostas que visam combinar proteção ambiental e eficiência econômica presentes nos hábitos de consumo. As palavras escolhidas para representar a proposta dos 4 R's da sustentabilidade foram: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Pratique os 7 Rs: repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle. O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. O Instituto de Defesa do Consumidor dá algumas dicas de como colocar em prática os 7 Rs do consumo sustentável. ... Hoje é dia Mundial do Meio Ambiente!
Muito conhecidos como ações fundamentais de preservação do meio ambiente, os 3 R's da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são um conjunto de práticas cujo objetivo é minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza ...
Um deles é a teoria dos 5 Rs da sustentabilidade. Ela é composta de cinco ações que reduzem o impacto de más atitudes dos seres humanos sobre o planeta Terra: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
O que são os 5 rs? Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.
Uma das estratégias empregadas na redução da geração de resíduos é a política dos 5R's: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Notícias
Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente. Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente.
Na política dos 5 R's o ato de reciclar deve ser o último procedimento adotado pelas empresas. O importante é diminuir o máximo de resíduos gerados. ... Ao reciclar qualquer produto a organização reduz o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.
O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento.
O processo de reciclagem começa pela separação dos resíduos pelo seu produtor, passando por um bom gerenciamento da limpeza urbana e terminando nas usinas de reciclagem, onde o material reaproveitável será transformado em nova matéria-prima. Além de preservar o meio ambiente, gera renda.
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes. É uma ótima ideia que não requer muito esforço.
Os primeiros cinco passos para começar a reciclar
Dicas para reciclar o lixo em casa
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.
A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. ... Outro exemplo é o vidro.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu grande objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.