Minecraft é um dos jogos mais populares do mundo, sendo muito usado na diversão, na educação e em diversas atividades. Desde a primeira versão em 2009, o game evoluiu com centenas de adições e novidades, mas a base criada por seu inventor permanece até hoje.
Antes de ganhar o nome de Minecraft, algo que pode ser traduzido como “minerar e construir”, o primeiro nome do jogo era bem direto ao ponto: “Cave Game”. Com um nome de “Jogo de Caverna”, era fácil imaginar sobre o que se tratava o título.
Já em 2014, Markus Persson acabou deixando a Mojang Studios e vendeu a empresa para a transnacional Microsoft do também bilionário Bill Gates. O valor de fechamento do negócio foi de US$ 2,5 bilhões.
Mesmo com uma obra memorável, Notch sempre se envolveu em diversas polêmicas na internet. Os casos mais marcantes foram entre 2016 e 2017, quando ele usou muito o Twitter para atacar mulheres e pessoas LGBTQIA+.
Através de uma empresa totalmente independente na criação de jogos, Notch acabou se tornando bilionário. Cerca de 70% da Mojang pertencia a ele, levando a maior parte do valor de venda.
Ainda nesse período, o Minecraft era disponibilizado gratuitamente na internet, com a possibilidade de adquirir uma versões mais completas e atualizadas por meio de pagamentos extras.
A versão original do Minecraft, que é a edição Java do jogo, começou a ser desenvolvida em 2009 com vários Alphas e Betas, desde 2010 até o início de 2011. A versão completa, intitulada “1.0 - Adventure Update” foi lançada em 18 de novembro de 2011. Isso faz com que o Minecraft tenha 14 anos desde sua concepção inicial e 12 anos desde seu lançamento público completo.
Markus Persson é um programador sueco e bilionário conhecido por ser o criador do Minecraft, jogo mundialmente famoso. Além disso, ele é um dos fundadores da Mojang AB e o criador de outros jogos conhecidos pela comunidade gamer.
Febre entre crianças, adolescentes e adultos, o jogo tem um objetivo básico - de construir e quebrar blocos. Além de atrair por suas inúmeras possibilidades de criatividade nos mundos pré-criados, o Minecraft também se popularizou por se adaptar em diferentes plataformas, como computadores e videogames como Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One.
Além desse game, outras inspirações para o game designer foram Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e RollerCoaster Tycoon. Os simuladores e suas funções de gerenciamento foram misturadas com elementos de RPG e deram um caminho para Notch criar a base de tudo que conhecemos hoje.
Em 2018 veio o Update Aquatic, que reformulou totalmente os oceanos do jogo, apresentando recifes de corais coloridos, mobs como Turtle, Dolphi , Cod, Salmon e Pufferfish, além de itens à base de água, como o Trident e o Heart of the Sea. Mudando completamente um aspecto do jogo há muito esquecido, os oceanos. Esta atualização foi bem recebida quando chegou.
Curiosamente, no mesmo ano, o game atingiu o pico de 140 milhões de jogadores, com a plataforma vendendo mais de 1 bilhão de mods (que geraram cerca de US$ 350 milhões em receita) e os conteúdos de Minecraft bateram 1 trilhão de visualizações na plataforma. Tudo isso mostra que o game está mais vivo do que nunca.
Caves and Cliffs foi uma mega atualização de duas partes para o Minecraft em 2021. A primeira atualização, 1.17, introduziu os mobs Axolotl, Glow Squid e Goat, bem como algumas plantas únicas, como o Glow Lichen e o Dripleaf. Indo para o subsolo, agora você pode encontrar minério de cobre e geodos de ametista para minerar, criando coisas como o pára-raios e a luneta a partir desses novos materiais.
Depois de todas essas “mudanças criativas” e uma série de ajustes e melhorias, em 2011 o game saiu da limitação dos fóruns e foi lançado para todos, começando sua crescente popularidade com criadores de conteúdo e fãs em todo mundo.
Markus Persson é o nome dele ou, se preferir, Notch. Um homem sueco que desde a infância encontrou na programação de jogos sua verdadeira paixão e viu na empresa Mojang, a oportunidade de fazer o que mais gosta: criar jogos.
Assim, Markus Persson continuou conhecido pelos trabalhos mundialmente famosos que realizou e o destaque que ganhou em sua área de atuação, sendo um dos perfis mais conhecidos quando o assunto é sucesso profissional.
Sobrevivência: nesse cenário, o mais importante é sobreviver aos ataques de monstros e zumbis, inclusive o Ender Dragon. Também é preciso saber circular para buscar suprimentos e construir coisas manualmente.
A Mojang, assim que percebeu o potencial do Minecraft criado por Notch, abraçou a causa. Contratou Notch e juntos levaram o game ao sucesso que é hoje. Em um único dia, em 2011, logo depois da versão Beta ter sido lançada, a companhia vendeu cerca de um milhão de cópias do Minecraft. O jogo, por sua vez, não tinha nada de muito extraordinário, mas era extremamente divertido e interativo.
Com apenas oito anos ele criou seu primeiro jogo. De fato o talento de Markus Persson para programar e trabalhar na criação de jogos foi visto de forma muito precoce. Posteriormente, no ano de 2009 ele começou a trabalhar de forma profissional para a “king.com”, atuando como desenvolvedor de jogos.
Além disso, Notch dizia que não tentava mudar o mundo e que ele teria se tornado um símbolo, algo que não gostaria de ser. Ele complementa que se tornou responsável por uma coisa grande que nem ele mesmo compreende e pelo qual ele não quer continuar trabalhando.
Com tantas atualizações, buscas por uma melhor jogabilidade e novos lançamentos, o Minecraft deve permanecer por muitos anos em alta. Sem nunca perder a essência do Minecraft, claro, que são as infinitas possibilidades de construção e desconstrução de mundos, cenários e blocos.
A ideia do jogo não é toda original e tem suas guias para as mecânicas e outros conceitos. A principal delas é Infiniminer, um jogo de mineração que Notch adorava. À primeira vista, o game lembra muito o popular jogo de blocos.