EQST

Quem Criou O Bioconcreto?

Quem criou o Bioconcreto?

Henk Jonkers Para o cientista holandês Henk Jonkers, não se trata de um projeto fantástico, mas uma realidade muito concreta - literalmente. Pesquisadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, desenvolveram o que chamaram de bioconcreto, um material literalmente vivo e capaz de regenerar construções desgastadas.

O que é o Bioconcreto?

O Bioconcreto é uma mistura do concreto tradicional, bactérias e Lactato de cálcio (alimento das bactérias) . A bactéria é ativada quando entra em contato com a água ou oxigênio.

Como fazer Bioconcreto?

Para preparar o bioconcreto, os cientistas misturam concreto tradicional com colônias da bactéria Bacillus pseudofirmus, que em seu estado natural pode habitar ambientes tão hostis quando crateras de vulcões ativos.

Como surgiu o Bioconcreto?

O material adotado foi o bioconcreto, custa no mercado cerca 40 por cento a mais que o concreto convencional, surgiu através das pesquisas e experimentos do microbiologista Henk Jonkers na Universidade Técnica de Delft na Holanda, onde o concreto tradicional acrescido de bactérias Bacillus Pseudofirmus e lactato de ...

O que é concreto auto reparável?

O Bio-concreto A solução para a auto regeneração do concreto veio diretamente da biologia, mais precisamente do estudo das bactérias. ... As bactérias são ativadas quando detectam a presença da umidade no ambiente. Isso ocorre justamente em uma situação de fissuras ou rachaduras, que permite a entrada de água na estrutura.

O que é concreto Autocicatrizante?

Concreto autocicatrizante é indicado para construção de reservatórios, estruturas de saneamento, túneis e estações de metrô ... A principal característica desse tipo de concreto é ter algum material em excesso, chamado de adição mineral suplementar. É essa matéria-prima que preenche a fissura.

Como é feita a reciclagem do concreto?

Como funciona Há uma coleta de fragmentos da construção civil, onde são quebrados em pedaços que não ultrapassam de 130 cm. São levados às centrais de reciclagem que efetuam a trituração, e então é transformada em uma mistura grossa de areia. Em seguida, é iniciada a etapa de reutilização do concreto reciclado.

O que é o concreto convencional?

Concreto convencional É aquele lançado nas fôrmas por método convencional, utilizando carrinho de mão, grua, caçamba, balde, entre outros. O concreto convencional pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

Qual aditivo ou adição é utilizado nesse tipo de concreto para que produza o comportamento auto cicatrizante?

Com o emprego da sílica ativa, o concreto auto-adensável ganha coesão e resistência.

É possível reciclar cimento?

Materiais em concreto e cimento, que aparentemente não podem ser reciclados, já têm uma finalidade diferenciada e com uma técnica recentemente descoberta, podem passar de uma fase para outra e serem reaproveitados para novas finalidades.

O que é um agregado reciclado?

De acordo com essa norma, os agregados reciclados são materiais granulares resultantes do beneficiamento de resíduos de construção ou demolição de obras civis, que apresentam características técnicas para a aplicação em obras de edificação e infraestrutura.

Qual a definição de concreto convencional e concreto especial?

R: Concreto convencional é aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia a dia da construção civil, porém mesmo sendo um concreto simples, requer como qualquer outro um estudo prévio de seus componentes para a determinação do traço mais econômico, obedecendo as normas da ABNT.

Quais materiais constituem o concreto convencional?

Materiais constituintes do concreto:
  • Aglomerante — cimento portland;
  • Agregado Miúdo — areia natural ou artificial (pó de pedra beneficiado), pó de pedra;
  • Agregado Graúdo — pedra britada ou seixo natural;
  • Água — pode ter parte ou totalidade substituída por gelo;
Mais itens...

O quê concreto Autocicatrizante?

Concreto autocicatrizante é indicado para construção de reservatórios, estruturas de saneamento, túneis e estações de metrô ... A principal característica desse tipo de concreto é ter algum material em excesso, chamado de adição mineral suplementar. É essa matéria-prima que preenche a fissura.

Qual a definição do concreto auto-adensável?

Mas, o que é concreto auto-adensável? Em resumo, é um tipo de concreto que, com o seu próprio peso, preenche as formas e passa por armaduras. Ou seja, não é necessário nenhum tipo tecnologia e equipamentos para que isso aconteça.

Onde o concreto reciclado pode ser utilizado?

O concreto reciclado tem sido muito utilizado em execução de aterros de inertes ou mesmo em concretos estruturais. Também é utilizado em pavimentação, confecção de argamassas, cascalhamento de estradas, preenchimento de vazios e valas. A sua elasticidade, por exemplo, pode ser superior ao concreto convencional.

O que fazer com sobras de concreto?

Para reciclar concreto endurecido, é utilizado um britador especificamente desenvolvido para essa finalidade, que tritura o material.

Quais são os agregados reciclados?

Os agregados reciclados são materiais compostos da reciclagem de materiais da construção civil, como concreto, tijolos e materiais cerâmicos. ... Se naquele momento, por exemplo, a usina de reciclagem está recebendo caçambas de uma demolição predial, haverá uma maior concentração de concreto.

O que são agregados britados?

O AGREGADO BRITADO DE CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO é um produto em que o material original passa por um processo de britagem, a fim de manter as dimensões de grãos uniformemente dispersos. É um produto leve, resistente, incombustível, não inflamável e inalterável com o tempo.

Qual a definição de concreto especial?

É um concreto que apresenta em sua composição, além da mistura de areia, brita, cimento e água, a utilização de aditivos químicos e/ou minerais. Os CAD's caracterizam-se por apresentar melhor trabalhabilidade que os concretos convencionais, maior durabilidade a ataques do meio e uma maior resistência mecânica.