O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, sendo praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro, em um pequeno recinto onde duas colunas situadas no meio do salão atrapalhavam um pouco a movimentação dos praticantes.
E em 1930 partcipou do primeiro Campeonato Sul-Americano de Basquete. Após o profissionalismo surgiu a Federação Brasileira de Basketball em 25 de Dezembro de 1933 e no dia 26 de Dezembro de 1941 mudou para seu atual nome, Confederação Brasileira de Basketball.
1992
Inventado em 1891, em Massachussetts (EUA), pelo professor de educação física James Naismith, o basquete surgiu da vontade de criar um jogo que pudesse ser realizado em local fechado, por causa do frio.
O Basquete no Brasil Em 1896, um professor americano chamado Augusto Shaw foi convidado para lecionar no Colégio Mackenzie em São Paulo e introduziu o jogo no país. Os primeiros torneios de basquete aconteceram em 1912 e o primeiro clube a adotar a modalidade foi o América do Rio de Janeiro, no ano seguinte.
Em 1898, ele foi contratado pela Universidade de Kansas para treinar Basquetebol, lecionar Educação Física, e servir como capelão.
Naismith pensou num esporte com bola, que tivesse um alvo fixo, mas que fosse menos agressivo do que o futebol americano, para evitar atritos entre os estudantes. Imaginou um alvo que não ficasse no chão, para diferenciar-se do hóquei e o futebol. Foi então que Naismith inventou o basquetebol.
Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse ...
A Associação foi fundada em Genebra em 1932, dois anos depois do esporte ser oficialmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Foi batizada como Fédération Internationale de Basketball Amateur.
Hoje, cerca de 200 países são filiados à FIBA, Federação Internacional de Basquetebol.
A Federação Internacional de Basquete (Fiba, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta (9) que definiu as datas do torneio pré-olímpico masculino, após adiar a competição em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
18 de junho de 1932
TÓQUIO, 13 ago (AFP) - Passaram-se 59 anos desde que o canadense James Naismith inventou o basquete em Massachusetts (EUA), em 1891, até que a Federação Internacional (FIBA), fundada em 1932, decidisse organizar o primeiro Campeonato Mundial na Argentina-1950 e 56 anos para este 15º do Japão.
A Federação Internacional de Basquete (francês: Fédération Internationale de Basketball), mais conhecida pelo acrônimo francês FIBA, é uma associação que organiza e regula o esporte em nível mundial.
Com o sucesso da modalidade, a federação internacional desenvolveu um programa de regras para que pudesse organizar torneios específicos e inserir a modalidade oficialmente no contexto olímpico. No Brasil, as competições do basquete 3×3 são organizadas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
FIBA e NBA são coisas completamente diferentes. A FIBA (Federação Internacional de Basquete) é a equivalente da FIFA no basquete, organizadora de competições como o Mundial de Basquete e diversos torneios tanto masculinos como femininos. Já a NBA é uma liga, organizada pelas franquias, cada uma delas com donos.
as faltas simples, ou seja um simples contato físico, o juiz sinaliza e a bola é reposta em jogo pela lateral.
5. Faltas
Falta da equipe – Se uma equipe cometer num período, um total de cinco faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres. Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
Cada jogador pode cometer até quatro faltas não técnicas no jogo. Ou seja, ele pode se exceder na força física durante a marcação quatro vezes. Na quinta falta convencional ele será expulso e vai para o vestiário mais cedo. Quanto às faltas técnicas, o número é menor.
Ou seja, se o jogador tentou um arremesso de dois pontos e sofreu a falta, ele receberá dois lances livres. Se tentou um arremesso de três pontos, receberá três lances livres. Caso o jogador, mesmo sofrendo a falta, acerte a cesta, seu time receberá os pontos correspondentes e ainda terá um lance livre como “bônus”.
É permitido a um jogador cometer no máximo 5 faltas (na NBA são 6 faltas). A partir disso, ele será eliminado da partida em questão. Não é permitido executar dois dribles consecutivos. Regra dos 5 segundos: Quando um jogador é marcado, ele só poderá manter a posse da bola por 5 segundos ou menos.
Você também não pode: picar a bola, pegá-la com as mão e picá-la novamente; Não pode picar a bola com ambas as mão juntas; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.