Por fim, você é leitor de histórias em quadrinhos? Portanto, então leia sobre História em quadrinhos – Origens, tipos, HQs pelo mundo e no Brasil
Mauricio cresceu em Mogi das Cruzes (SP), perto da natureza. Seu pai tinha uma barbearia. A mãe era poeta e vivia com a casa cheia de artistas. Não por acaso, a preservação ambiental, educação financeira e reflexões sobre ética e filosofia são comuns em seus enredos.
18 de julho de 1959 é a data do nascimento da Turma da Mônica com a estreia das tirinhas do Bidu e do Franjinha na “Folha da Tarde”. O primeiro personagem criado foi o Capitão Picolé, quando o desenhista ainda estava na escola.
Ao alinhar a visão artística às oportunidades de mercado, Mauricio levou a marca para muito além do gibi: ao longo do tempo, a Turma da Mônica cresceu e passou a ser vista em itens de higiene, molho de tomate (lembra do Jotalhão?), bonecos, selo de anime. Também teve parcerias com ninguém menos que Super-Homem e Garfield, produziu séries na tevê (Mônica Toy), esculturas na Mônica Parade e, inclusive, virou filme no cinema.
Toda essa dedicação levou Mauricio de Sousa a dezenas de prêmios e reconhecimentos. Entre eles, ocupar a 24ª cadeira da Academia Paulista de Letras. Além disso, teve reconhecimento internacional ao ver a Turminha do bairro do limoeiro apresentada em vários idiomas.
A Turma da Mônica foi crescendo e crescendo, de forma que surgiram dezenas de personagens através dessas últimas décadas. Atualmente a turma principal é composta por diversos personagens secundários e quatro personagens principais. Cascão, o menino que não gosta de tomar banho, Magali, a garota comilona, Cebolinha, o garotinho que troca o R pelo L e, Mônica, a dona da rua, dentuça e brava.
Estar mais perto da realidade das pessoas sempre foi uma preocupação do cartunista. A decisão de incluir temas como cidadania, empoderamento feminino e diversidade nos roteiros não passa apenas por uma estratégia narrativa, mas uma visão de mundo: para ele, personagens que resolvem a situação e criam histórias são ideias que mudam o mundo.
Os produtos licenciados são muitos: jogos, roupas, calçados e acessórios; decoração; material escolar e papelaria; alimentação; vídeos e DVDs; revistas e livros. São mais de 100 indústrias nacionais e internacionais licenciadas para produzir quase 3.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, em diversas categorias. Os produtos licenciados pela MSP já foram exportados para cerca de 90 países.
Mauricio é multifacetado: ele também já fez publicações com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella e a Turma da Mônica estrelou em Como cuidar do seu dinheiro, em parceria com o escritor Thiago Nigro. Recentemente, Mauricio lançou o livro Sou um rio, obra narrada em primeira pessoa e ilustrada por Mauro Souza, dedicada à questão da água.
Inicialmente, foram criados o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. Logo em seguida, surgiram outros personagens: o Cebolinha e o Cascão, inspirados em amigos da infância, e Mônica e Magali, homenageando as filhas, e vários outros. Os quatro logo roubaram a cena – e o coração dos leitores.
Durante as primeiras tirinhas publicadas por Mauricio, no ano de 1959, os personagens principais eram Franjinha e Bidu. Logo após, surgiram outros nomes que são bem conhecidos pelo público até hoje: Cebolinha, Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Chico Bento.
Foi originada em 1959 de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha. A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mônica e Cebolinha, entre 19, que passaram a ser os protagonistas.
Aos 86 anos, Mauricio está longe de sossegar. Após uma pandemia em que fechou diversos novos contratos e fez até o Cascão lavar as mãos, em alusão aos cuidados para prevenção contra a covid-19, ele segue com o mantra de “não desistir, não parar de ter esperança”. Fazer revistas com personagens idosos também está nos planos.
Também leva umas coelhadas de vez em quando por participar dos planos do Cebolinha para derrotar a Mônica) e Tati (Meiga e decidida, sempre disposta a ajudar os amigos. Às vezes, com o seu jeitinho fofo, consegue apaziguar qualquer tensão que possa ocorrer entre os amigos, principalmente se um certo troca-letras pega o coelhinho da Mônica).
Atualmente, fazem parte da Turma a Mônica, o Cebolinha, o Cascão, a Magali, o Chico Bento, o Franjinha e o Bidu. Quais os personagens principais da Turma da Mônica? Mônica. A Mônica é a personagem principal da Turma que leva seu nome. A garotinha é esperta e cheia de personalidade e não desgruda do seu coelho de pelúcia chamado Sansão.
(Com informações de eBiografia, O Estado de São Paulo, Estudo Prático e UOL Entretenimento.)
Ah, faltou falar nos parques temáticos espalhados pelo Brasil, como o Parque da Turma da Mônica, em São Paulo, e a Vila da Mônica, em Gramado, locais em que os personagens ganham vida e podem interagir com os fãs de várias gerações.