Harold Rosenberg
O expressionismo abstrato tem origem no período denominado de pós-guerra, (após a segunda guerra mundial), numa época conturbada, de afirmação de valores.
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
A noção de expressionismo abstrato, utilizada pela primeira vez em 1952 pelo crítico H. Rosenberg, refere-se a um movimento artístico que tem lugar em Nova York, no período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Trata-se do primeiro estilo pictórico norte-americano a obter reconhecimento internacional.
Um movimento artístico norte-americano O expressionismo abstrato tem características muito específicas, como a criação espontânea, o subjetivismo, a emoção, mas essa expressão também mescla aspectos de outros períodos, como o expressionismo alemão, cubismo, surrealismo, além de ser carregada de elementos da vanguarda.
Minimalismo é reduzir os excessos e viver com aquilo que é apenas essencial. Esse estilo de vida pode ser aplicado no vestuário, na alimentação, na decoração, entre outros aspectos do dia a dia. O minimalismo é um estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Principais características da instalação artística Trabalhos em grandes formatos; Utilização necessariamente do espaço como parte da obra; Interação do público; Obras “não-colecionáveis”.
A Instalação é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários do tamanho de uma sala. Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico.
O termo instalação é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960, designando assemblage ou ambiente construído em espaços de galerias e museus. As dificuldades de definir os contornos específicos de uma instalação datam de seu início e talvez permaneçam até hoje.
Resposta: Uma Instalação (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações..."
Qual a origem das instalações de arte? A instalação de arte foi assim denominada na década de 1960. ... A ideia era de revestir as paredes de um cômodo com as cores representativas do artista, traçando assim uma relação espacial com o universo cromático. O projeto foi executado em 1970.
Os artistas de instalação estão preocupados em tornar a arte um conceito menos isolado. Cada vez mais, busca-se instalar os trabalhos fora das galerias e museus. Além disso, os objetos utilizados são cada vez mais utilitários (usados principalmente no cotidiano).
A arte da Instalação surgiu na década de 1960 e apresenta como objetivo utilizar o espaço com elementos significativos, provocando a percepção das pessoas.
A diferença entre performance e instalação na arte, é basicamente que, a performance é uma série de imagens que formam um vídeo, enquanto que, a instalação é uma arte contemporânea que se apoia em uma parede ou parede.
Instalação Artística - são obras de Arte onde o público é proibido de tocar e intervir. ... d) Intervenção Artistica - obra de arte situada fora dos espaços de apreciação e. Instalação Artistica - obra de arte situada dentro dos espaços de apreciação.
Existem projetos de intervenção artística de vários portes, que vão desde a colagem de adesivos em postes até grandes instalações artísticas....Veja os tipos mais comuns de intervenção urbana: