Olha, recomendo você a não comer nenhum tipo de carne nesse periodo, pq se nao pode inflamar, cuide bem do seu piercing :D.
Bastante estimado entre as populações pobres das grandes cidades litorâneas, o charque (carne-seca) era principalmente consumido pelos trabalhadores cativos das plantations do Sudeste e do Nordeste do Brasil. Segundo João Fragoso, estas se apresentavam como o principal centro de demanda de alimentos do Império.
As carnes mais utilizadas para fabricação do charque são: ponta de agulha, dianteiros e carcaças destinadas ao aproveitamento condicional por razões de ordem sanitária (cisticercose, condições, etc.).
A carne de sol é feita a partir de cortes de toda a carcaça bovina, tendo umidade de 64-70% e teor de sal de 5-6%. Nas mesmas condições, o charque tem processo de secagem e salga mais intensos, aumentando seu tempo de prateleira para até 3 ou 4 meses em temperatura ambiente e acentuando sabor e odor característicos.
Em uma panela de pressão, cozinhe a charque por cerca de 30 minutos. Espere esfriar, escorra a água e desfie a charque grosseiramente. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite o bacon, as cebolas e acrescente a charque desfiada, refogando até dourar.
Como fazer Carne de charque:
Método Rápido:
MODO DE PREPARO /// Charque: cubra o fundo de um pote de plástico raso com sal grosso. Após, coloque a carne cortada em postas de 3cm (aproximadamente) distribuídas no pote, deixando um espaço entre elas. /// Cubra com sal grosso em abundância. Após, repita a camada de carne e sal.
Passo a passo
É uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Tem uma salga e exposição solar maiores que outras carnes dessecadas, sendo empilhado como mantas em lugares secos para desidratação.
A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. ... O processo de secagem da carne-seca (também chamada de charque ou jabá) inclui – veja só – uma etapa em que as mantas de carne são estendidas ao sol.
O Jerked beef (tradicionalmente traduzido como carne seca) é um produto assemelhado ao charque, classificado e aprovado pelo Ministério da Agricultura do Brasil como "carne bovina salgada, curada e dessecada". O termo inglês "jerky" é uma corruptela da palavra quíchua "charqui" (carne seca).
A matéria-prima para a carne de sol consiste em carne de primeira (patinho, coxão mole etc.) e carne de segunda (ponta de agulha). Para o charque e o jerked beef, são utilizados o acém e a paleta, além de outras peças, tais como coxão duro e lagarto, entre outras do quarto posterior, como também a ponta de agulha.
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino. Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
1) Use qualquer corte de carne para fazer a carne de sol. Você pode usar coxão mole, lagarto, alcatra ou contra-filé, desde que seja de boa qualidade e esteja fresca.
Por se localizarem em uma parte do boi que tem grande movimentação, essas carnes tem uma constituição de fibras diferente das traseiras, que são pouco movimentadas pelo animal e, por isso, são mais macias. Porém, os cortes dianteiros têm maior concentração de sais minerais e muito mais sabor.
Modo de preparo Cubra os dois lados com 1 kg do sal. Deixe descansar por 24 horas; Depois, escorra a salmora, seque a carne e cubra com o outro 1 kg de sal; Espere mais 24 horas, retire da salmora e deixe a carne pendurada em local ventilado para finalização da secagem que dura em média 5 dias.
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.
utilizar dos pedacinhos do barbante de açougueiro, enrolar em cada lateral da carne 2 ou 3x; amarrar o barbante próximo à carne; deixar a carne para secar entre três a quatro semanas; retirar a barriga do porco do barbante e lavar com água em temperatura gelada para remoção dos temperos.
Escolha um corte para curar e, em seguida, opte por temperá-lo a seco ou em uma salmoura. No primeiro método, você vai precisar de sal e temperos. Já no segundo, a carne deve ser colocada de molho em uma salmoura temperada. Deixe o porco curando por vários dias antes de cozinhar a carne.