Com a promessa de “corrigir a rota” e se recuperar do mau início no Campeonato Brasileiro de 2023, o Vasco está no mercado em busca de reforçar o elenco nesta segunda janela de transferências, que fecha no dia 2 de agosto. O clube também terá saídas.
A estreia do Vasco na temporada 2023 será em 15 de janeiro, contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca. No entanto, o elenco principal só deve entrar em campo na quarta rodada, contra a Portuguesa da Ilha, após uma série de amistosos nos Estados Unidos. Há, inclusive, a possibilidade do clássico Botafogo x Vasco, pela terceira rodada do Cariocão, ser realizado fora do Brasil, já que o Fogão também vai para a terra do Tio Sam.
Léo, zagueiro – O defensor, que também atua como lateral-direito, foi comprado junto ao São Paulo, clube pelo qual foi campeão paulista em 2021 e vice-campeão da Sul-Americana em 2022. Seu contrato também é válido por três temporadas.
Vanderlei, goleiro – o veterano arqueiro de 38 anos atuou por empréstimo no Operário nesta temporada, mas não salvou o Fantasma da Série C. Dispensado pelo Vasco, irá defender o Vila Nova na próxima temporada.
Bruno Nazário, meia – sem espaço no Vasco, foi emprestado ao Juventude na temporada 2022 e comprado pela Chapecoense para a temporada em que fará seu jubileu de ouro.
Alexander, Patrick, Cadu e Halls – os três permanecem em São Januário para a próxima temporada. Os dois mais velhos (Halls e Alexander) renovaram seus contratos e inclusive participaram do jogo-treino contra o Porto Real, na sexta-feira. Os dois mais novos vão integrar o elenco da Copinha 2023.
Após uma temporada passada muito frustrante, onde não obteve o esperado e sonhado acesso à Série A, o Vasco decidiu por fazer uma reformulação completa em seu departamento de futebol. Com o processo de mudança ainda em andamento, o Cruzmaltino estreia hoje (26) no Campeonato Carioca, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira (RJ), às 19h, já com 12 contratações e 17 saídas em relação ao elenco de 2021.
Vitinho - Meia-atacante do Corinthians de 22 anos chega por empréstimo até o fim de 2022.
Matheus Barbosa - O volante de 27 anos que se destacou por Cuiabá e Cruzeiro chega ao Vasco após defender o Atlético-GO ano passado.
Pedro Raul, atacante – primeiro jogador anunciado pelo Vasco, o centroavante de 26 anos, que se destacou pelo Goiás, assinou com o Cruzmaltino por 3 temporadas.
Patrick de Lucca, volante – O atleta de 22 anos veio do Bahia a custo zero e com status de revelação da Copa do Nordeste de 2022. Seu contrato vai até 2025.
Vasco: Thiago Rodrigues; Weverton (Léo Matos), Anderson Conceição, Ulisses e Edimar (Riquelme); Yuri, Juninho, Nenê, Bruno Nazário e Gabriel Pec (Isaque); Raniel. Técnico: Zé Ricardo.
Matheus Ribeiro, lateral-direito – reserva do Avaí, foi comprado pelo Cruzmaltino no meio da temporada, para suprir a ausência de Gabriel Dias. Muito criticado, não renovou e fechou com o CRB para a temporada de 2023.
Weverton, volante – revelado pelas categorias de base do Vasco, o volante de 23 anos acertou com o Jacobinense para a próxima temporada. Weverton estava sem atuar desde 2020.
"Hoje a gente ainda precisa de três, quatro reforços. Para o Brasileiro, mais uma ou duas contratações que venham nos ajudar. O que a gente não conseguiu fazer agora é porque as dificuldades são grandes. Na teoria, tudo se coloca. A prática que vai dizer para a gente se estamos 100% no caminho certo".
A única certeza que temos aí são as vendas dos jogadores do Vasco e as vindas desses malas que estão aí a cima citados, como praxedes e Paulinho por que o Vasco só contrata jogador e baratos
Matheus Miranda – após dois anos suspenso por doping, o atleta voltou a jogar na reta final da Série B. Seu contrato foi renovado até 2023, enquanto o defensor ainda cumpria suspensão por doping.
"Ainda espero um jogador para o sistema defensivo e um ou dois jogadores do meio para a frente. Sobre a questão do ataque, tenho conversado muito com nosso grupo que a gente tenha muito equilíbrio na hora de defender e em momento algum abra mão de atacar. Isso depende de treinamento, sincronismo, volume de trabalho, isso a gente ainda sente falta. A pré-temporada foi um pouco debilitada por causa do número de jogadores com covid-19", destacou o treinador, complementando que ainda quer mais reforços para a disputa da Série B:
Léo Matos, lateral-direito – o veterano de 36 anos não renovou seu contrato com o Vasco e está pensando em se aposentar. A diretoria da SAF lhe ofereceu um cargo de gestão, caso realmente o defensor pendure as chuteiras.
Fintelman, goleiro – o atleta de 21 anos chegou a ser emprestado ao Bangu no começo do ano. Sem espaço, foi dispensado e acertou com o CSA, que foi rebaixado para a Série C do Brasileiro, para a próxima temporada.