Quem chega chega em algum lugar ou a algum lugar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Mas estas expressões, embora muito utilizadas, são consideradas erros gramaticais, pois a regência verbal do verbo chegar exige a preposição “a”. Quem chega, chega “a” algum lugar, e não “em” algum lugar.
Vai ao centro ou vai no centro?
Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).
Quanto a Lei tem crase?
Não há o artigo definido. ... Ocorre a crase porque temos, além da preposição “a”, o artigo definido feminino antes do substantivo “leis”: referência às leis = referência a (preposição) as leis (com artigo definido = determinadas leis).
Vai ao jogo ou vai no jogo?
O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!
Quando usar dele e dela?
Empregos dos pronomes possessivos: O emprego dos possessivos de terceira pessoa seu, sua, seus, suas pode dar duplo sentido à frase (ambiguidade). Para evitar isso, coloca-se dele, dela, deles, delas à frente do substantivo, ou troca-se o possessivo por esses elementos.
Qual o correto em sua vida ou na sua vida?
Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).
Tem crase antes de lei?
Ocorre a crase porque temos, além da preposição “a”, o artigo definido feminino antes do substantivo “leis”: referência às leis = referência a (preposição) as leis (com artigo definido = determinadas leis).
Quando se usa no ou ao?
Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria. Tanto “ao” como “no” são preposições combinadas com artigos, e você entenderá melhor por que um é o correto e o outro não.
Vai ao médico ou vai no médico?
As duas noções estão corretas. Uma se refere ao singular ( vou a médico, primeira pessoa do singular- eu) e a outra ao plural ( vamos ao médico, primeira pessoa do plural- nós) espero ter ajudado.
Qual é o sentido do verbo assistir em cada trecho?
Em (1), o verbo “assistir” possui o sentido de “presenciar”, “estar presente”; em (2), o sentido expresso é “caber razão/direito a alguém”; e, em (3), é de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”.
Quando usar minha é meu?
Nota-se que, no primeiro exemplo, o termo “meu” refere-se ao objeto “carro” no sentido de posse. Portanto, o “meu” é o possuidor e “carro” é a coisa possuída. Da mesma forma, o segundo exemplo, o termo "minha" denota o sentido de possuidor de algo.