Todos nós temos um amigo ou parente chamado Tiago e acreditamos que há um consenso, quando afirmamos que essas pessoas são carismáticas. E não é por menos, o motivo desta qualidade, conforme veremos mais adiante, está relacionada a numerologia que este belo e significativo nome carrega.
Como informamos de início, o nome percorreu um longo caminho até chegar aos relatos bíblicos, já que Tiago dá nome a um dos apóstolos bíblicos e nomeia outros personagens de alguma relevância no relato judaico-cristão sobre a origem do mundo e o sentido da vida.
Tiago possui o número 7 e o planeta regente é Netuno, por esta razão, quem se chama assim costuma trabalhar muito com a intuição e está disposto a se sacrificar em busca de seus objetivos. A natureza mental do nome permite a si próprio, um grande poder de cura interior para correção de falhas pessoais.
Nos próximos tópicos discorremos sobre a origem do nome Tiago, bem como o seu significado, os personagens bíblicos que ajudaram a popularizá-lo pelo mundo e quantos “Tiagos” existem no Brasil atualmente. Sim, é possível obter essa informação sem grande dificuldade.
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Ok, mas onde entra o Jacó nessa história? Ocorre que “Iago” é uma forma modificada de “Jacó”. Ou seja, formas modificadas, derivadas e variadas de Jacó ocasionaram o surgimento do nome “Tiago”.
Quanto ao surgimento, a primeira referência que encontrei de «Tiago» no google books foi de 1600, Historia da vida do padre Francisco de Xavier:
Paz e tranquilidade são sempre bem-vindos para quem se chama Tiago. Está sempre procurando a harmonia interior, gosta de sair com os amigos quando tem tempo e da companhia de outras pessoas em reuniões sociais. É exigente, buscando a perfeição dentro de si ou de sua companhia.
É um nome que à primeira vista, pode denotar uma personalidade fria e calculista, características que, na verdade, usa para esconder uma certa timidez, reserva e cautela.
O estado com maior incidência de Tiago com certeza é o Rio Grande do Sul, com 36,064 registros. Completa o pódio o estado de Rondônia, com 5,003, e Santa Catarina, com 19.322 pessoas. O ranking usa como critério o proporcional de número total de registros de um estado com o número total de habitantes para se chegar a um dado de referência.
O nome Tiago tornou-se popular em Portugal para aí há uns trinta anos. Entretanto tenho encontrado também a variante Thiago em brasileiros. E a minha primeira questão é acerca da origem deste h.
Por volta do inicio do século XX «Tiago» e «Thiago» para além do nome do Santo também começaram a ser usados como nome próprio. Em 1930, no Brasil, «Tiago» tinha uma frequência de cerca de 279 pessoas e «Thiago» 109, mas na década de 1980 ambos tiveram uma subida exponencial de utilização como podem ver nos gráficos:
Essa persistente popularidade pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo influências culturais, tradições familiares e a própria sonoridade e significado do nome. A sua trajetória ao longo das décadas demonstra a sua relevância e preferência contínua entre as escolhas de nomes para os recém-nascidos brasileiros.
Gostou deste conteúdo sobre o nome Tiago? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Seu apoio faz toda a diferença. Leia mais postagens como essa conferindo o nosso conteúdo.
O nome faz referência ao irmão gêmeo que nascia por último. Nas escrituras bíblicas, Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão, Esaú. Logo, “aquele que vem do calcanhar” ou “acompanhado do calcanhar”, “junto ao calcanhar”. É um nome ligado quase que umbilicalmente, portanto, ao irmão.
O irmão de sangue de Jesus era conhecido como o “Mais Novo”, por ser mais jovem do que a idade carnal de Cristo e ter começado a seguir os passos de Jesus posteriormente ao pescador de mesmo nome.
No caso de «Thiago» encontrei um livro de 1679 que pode, ou não, querer dizer alguma coisa, pelo menos quer dizer que esta variante já existia nessa altura. Encontrei também uma referência de «Thiago» de 1888 no livro «Cartas a Emília» de Ramalho Ortigao no Corpus do Português. No Google encontrei também em 1870 «História do Teatro Português» de Teófilo Braga onde usa e abusa de «Thiago». Estas referências todas quererão dizer que já se usava Thiago nessa altura. Há, inclusive, mais de 20 autores que usam esta forma com «h» incluindo a Academia de Ciências de Lisboa e até mesmo Bocage. O curioso é que acontece exatamente o mesmo relativamente a «Tiago».