Quem Canta A Vida Louca?

Quem canta a vida louca

“Vida Louca” vem acompanhada de um videoclipe com locações em Duque de Caxias (onde Zullu nasceu e mora) e na quadra da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, no Rio de Janeiro. Dirigido por Tata Vilhena, ele poderá ser conferido também a partir desta sexta (04) no canal oficial do DJ Zullu no YouTube. 

Assim, num contexto de violência onde todos precisam salvar a própria pele ("um por um"), é necessário acreditar na proteção e orientação divina. Não vai ficar se lamentando pela sua situação, não quer ser uma vítima, vai fazer de tudo para sobreviver mas está consciente de que sua vida pode ser curta. Essa parece ser a definição de um "vida loka".

Cultura Genial no Spotify

Suas canções denunciam questões sociais como a pobreza, o racismo, a violência policial e a parcialidade da justiça brasileira. Tendo conquistado o sucesso, os elementos do Racionais MC's não esqueceram suas raízes e continuam fornecendo um testemunho valioso sobre a dureza e a injustiça da vida nas periferias.

Nas estrofes finais de Vida Loka, parte I surgem algumas questões que são exploradas mais profundamente na segunda parte. Fica evidente que a postura de guerrilha é algo que o sujeito se sente obrigado a assumir em todas as situações, mesmo que no fundo deseje paz.

Evidenciando o papel de cada um em cuidar de si, a música não esquece de destacar a importância do coletivo. Mostra que amigos verdadeiros permanecem juntos até o fim: "no paraíso ou no dia do juízo".

Comentários

Comentários

Como é habitual no rap, Racionais MC's usam o estilo musical para narrar as experiências das camadas mais desfavorecidas da sociedade, mostrando as desigualdades e injustiças que permanecem ao longo do tempo.

Nesta segunda parte, Mano Brown continua sendo o letrista principal, contando com a participação do rapper Cascão na intro. A música começa com a comemoração de mais um ano de vida. O sujeito lírico agradece a o fato de seguir junto dos seus companheiros: "Graças a Deus a gente tá com saúde".

Nesta passagem, explica sua conduta e seu modo de pensar e viver. Se surge alguma confusão que envolve o seu nome, sua honra e dignidade, tem que comprar a briga, salvar sua reputação, mesmo quando isso implica ir parar na cadeia também. Mostra que está disposto a encarar as consequências de suas lutas mas também deixa claro que preferiria seguir de um modo mais pacífico.

Editar playlist

Fundado em 1988, o grupo de rap Racionais MC's é formado pelos rappers Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue e pelo DJ KL. Original de Capão Redondo, zona sul de São Paulo, o grupo conquistou o público do país inteiro, se tornando numa das maiores autoridades do rap brasileiro.

Podendo ser analisadas separadamente e também como um todo, narram várias experiências de jovens desfavorecidos que se envolvem no crime como forma de sustento e sobrevivência.

Nesta sequência de versos se torna evidente que a realidade do sujeito é muito diferente daquela com a qual ele sonha. O "cheiro de pólvora" invade o ar, devido aos tiros disparados, mas ele confessa que prefere a paz, simbolizada pelas rosas.

Editar playlist

Editar playlist

Em todo o caso, o sujeito não se dá por derrotado, está preparado para morrer na luta: "A vida é loka, nêgo / E nela eu tô de passagem". Ciente da iminência da morte, pede proteção para Dimas, santo ladrão que compreende os seus pecados e conhece seu arrependimento.

Na voz de Mano Brown, o sujeito lírico motiva seu companheiro, sublinhando a importância da fé e da proteção divina, apresentando a crença em Deus como salvação no meio do caos.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Análise das músicas Vida Loka, parte I e II

Para vencer na vida, no entanto, o sujeito é forçado a adotar uma postura de defesa permanente. Desabafa sobre a necessidade de estar sempre de "olho aberto", atento e preparado para reagira a possíveis ataques. Toda essa tensão o impede de relaxar, o obriga a ficar em guarda até enquanto dorme.

Não tem inveja nem procura atrapalhar ninguém, confia nas suas capacidades e sabe que o que é seu está guardado. Apesar de todas as dificuldades, continua existindo um laivo de esperança: a felicidade "é uma trilha estreita / em meio à selva triste".

Seguindo a filosofia "carpe diem", expressa sua vontade de comemorar e aproveitar o dia presente, porque não sabe se estará vivo no dia seguinte. A instabilidade e os riscos que o rodeiam fazem com que valorize cada momento que passa.

LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Procurando retratar de forma fiel as várias facetas desse estilo de vida perigoso e também aliciante para quem busca superar a miséria, Vida Loka exprime a realidade social de muitos brasileiros em situação de risco.

Assim, num verso, consegue exprimir a questão que parece dividir estes indivíduos: "viver pouco como um rei ou muito como um Zé?". Ou seja, embora o crime seja quase uma sentença de morte, pelo menos temporariamente é um modo de acabar com a miséria que os atormenta.

O que significa a música Dona de mim?

Em Dona de Mim, Iza fala sobre o empoderamento, principalmente a partir da relação de interseccionalidade entre raça e gênero (LIMA, 2018). Como iremos detalhar ao longo desta análise, o tema é discutido de forma plural por meio de três personagens, inspiradas em mulheres reais.