Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti de Literatura, com o livro "Coração Disparado", escrito em 1978. Consagrou-se como a voz mais feminina da poesia brasileira
Desde então, dedicou-se cada vez mais à escrita. Em 1978 publicou O coração disparado, que venceu o Prêmio Jabuti. Estreou em prosa com Soltem os Cachorros, em 1979.
Adélia Prado publicou seus primeiros poemas em jornais de Divinópolis e de Belo Horizonte. Em 1971 dividiu com Lázaro Barreto a autoria do livro "A Lapinha de Jesus".
Adélia é conhecida como a mais feminina das escritoras brasileiras. A aparição dela tem sido vista como a revalorização do feminino na Literatura Brasileira.
Entre 1983 e 1988. Adélia exerceu a função de Chefe da Divisão Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis.
AdГ©lia Prado Г© uma escritora brasileira, ligada ao movimento modernista iniciado em 1922 no paГs. Seus poemas trazem referГЄncias Г religiГЈo e ao papel feminino na vida cotidiana e sГЈo referГЄncias para diversos vestibulares. Saiba quem Г© AdГ©lia Prado e as caracterГsticas de sua obra para responder as provas sem dificuldade!
AdГ©lia iniciou a escrita de poemas apГіs a morte de sua mГЈe, que ocorreu em 1950. No ano seguinte, ingressou na Escola Normal MГЎrio Casassanta, onde fez o curso de magistГ©rio.
Em 1958, Adélia casou-se com o bancário José Assunção de Freitas, com quem teve cinco filhos: Eugênio (1959), Rubem (1961), Sarah (1962), Jordano (1963) e Ana Beatriz (1966).
"Amor pra mim é ser capaz de permitir que aquele que eu amo exista como tal, como ele mesmo. Isso é o mais pleno amor. Dar a liberdade dele existir ao meu lado do jeito que ele é."
Para isso, alГ©m dos conteГєdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.
Em 1980, Adélia dirigiu o grupo teatral amador Cara e Coragem na montagem da peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Em 1981, dirigiu a peça A Invasão, de Dias Gomes, e voltou à poesia com A Terra de Santa Cruz.
Em 1979, depois de lecionar durante 24 anos, Adélia Prado abandonou o Magistério e passou a se dedicar à carreira de escritora. Em seguida, publicou em prosa: "Solte os Cachorros" (1979) e "Cacos Para Um Vitral" (1980).
Em 1996, estreou no Teatro do SESI em Belo Horizonte, a peça "Duas Horas da Tarde no Brasil". Em 2000, em São Paulo, apresentou o monólogo "Dona de Casa". Em 2001 apresentou no SESI do Rio de Janeiro um Sarau onde declamou poesias do livro "Oráculos de Maio".
Sua estreia individual só veio em 1975, quando remeteu os originais de seus novos poemas para o crítico literário Affonso Romano de SantAnna, que entregou a Carlos Drummond de Andrade para sua apreciação.
Г‰ o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de atГ© 65% em faculdades de excelГЄncia pelo Brasil!
Os temas tratados nos livros de Adélia Prado já estavam presentes na sua primeira publicação, A Lapinha de Jesus (1969). Nele aparecem as referências ao cotidiano da casa, aos diálogos familiares e à religião.
Os pais de AdГ©lia eram o ferroviГЎrio JoГЈo do Prado Filho e Ana Clotilde CГґrrea. Eles Г matricularam quando ela tinha 7 anos no Grupo Escolar Padre Matias Lobato, onde foi alfabetizada.
Ainda em 1981 foi apresentado no Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Princeton o primeiro de uma série de estudos sobre a obra de Adélia Prado.
Como a carreira de escritora estava deslanchando, ela abandonou os trabalhos como professora. Fez diversas publicações entre este ano e 1994, entrando em um silêncio poético a partir desta data.
Foi aluna do Ginásio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em 1951 ingressou na Escola Normal Mário Casassanta. Em 1953 formou-se professora. Em 1955 começou a lecionar no Ginásio Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho.
Voltou a publicar somente em 1999. Depois de cinco anos sem produzir, o Brasil se lembraria quem Г© AdГ©lia Prado. Seu retorno foi marcado pelos livros OrГЎculos de maio e Manuscritos de Felipa.