A primeira é Hilde Knag, uma linda jovem que vive com a mãe, mas espera angustiada pela volta de seu pai, Albert Knag, um oficial militar no Líbano a serviço da ONU. Outra é Sofia Amundsem, filha de pai ausente, vive com a mãe e como toda adolescente espera ansiosa pelo seu décimo quinto aniversário.
O Mundo de Sofia, livro do escritor norueguês Jostein Gaarder, foi publicado no ano de 1991. A obra mistura os gêneros romance e filosofia e pode ser entendido como um guia de filosofia. ... A jovem passa a receber questionamentos filosóficos, que a leva a refletir sobre a sua origem e questões do mundo.
Sobre o livro “O mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder... O autor faz um resumo da história do pensamento filosófico ocidental, focado nos mais conhecidos filósofos europeus. O autor nos traz, de forma didática e simplificada, os principais pensamentos desses filósofos, desde a Grécia antiga até o meados do século 20.
A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras.
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
Segundo uma enorme gama de historiadores, o começo da filosofia Ocidental originou-se nas cidades gregas, com Tales de Mileto, que estava ativo no século VI a.C. Os mais notáveis estudantes de Tales foram Anaximandro e Anaxímenes de Mileto. Outros pensadores e escolas/tradições apareceram ao longo da Grécia.
Porque ela surgiu a partir do momento em que o homem buscou achar respostas racionais às suas perguntas, de forma crítica. Enquanto maior parte da humanidade acreditava em seitas e divindades.