Defeitos bidimensionais (fronteiras entre duas regiões com diferentes estruturas cristalinas ou diferentes orientações cristalográficas): contornos de grão, interfaces, superfícies livres, contornos de macla, defeitos de empilhamento. Defeitos volumétricos (defeitos tridimensionais): poros, trincas e inclusões.
CÉLULA UNITÁRIA: agrupamento de átomos formando uma unidade básica representativa de uma determinada estrutura cristalina específica seja em geometria como simetria. O conceito de célula unitária é usado para representar a simetria de uma determinada estrutura cristalina.
A linha AB está na fronteira entre partes do cristal que deslizaram e partes que não deslizaram e é chamada linha de discordância. A magnitude e direção da distorção da rede associada a uma discordância é representada por um vetor chamado vetor de Burgers ( ).
O vetor de Burgers fornece a magnitude e a direção de distorção da rede, corresponde à distância de deslocamento dos átomos ao redor da discordância.
O escorregamento é o principal mecanismo para que ocorra a deformação plástica, que por sua vez se deve a movimentação das discordâncias (BRESCIANI, 2011). Na maclação, a partir de um plano limite de duas partes (plano de maclação), há a inclinação de uma região do cristal em relação à outra.