A perspectiva que Severino enxerga para a sua vida é de desespero e devastação: fome, miséria e morte. ... A comparação da viagem de Severino com um enterro basicamente nos diz que todo esse processo é tão desgastante fisicamente para um retirante que seu fim mais provável seria a morte.
Leia os versos: “E se somos severinos iguais em tudo na vida morremos de morte igual mesma morte Severina”. Quais são as causas dessa morte elencadas por João Cabral de Melo Neto em Morte e Vida Severina? I. Fraqueza e doença em qualquer idade.
− É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe deste latifúndio. − Não é cova grande, é cova medida, é a terra que querias ver dividida. − É uma cova grande para teu pouco defunto, mas estarás mais ancho que estavas no mundo. − É uma cova grande para tua carne pouca, mas a terra dada não se abre a boca.
A luta pela reforma agrária no Brasil é uma das bandeiras principais do Movimento Social. O poeta retrata de forma triste e melancólica, em que momento o agricultor consegue seu pedaço de terra. Mas a terra dada, não se abre a boca.