Portanto, o conceito de desdobramento de ações é fundamental para todos aqueles que desejam investir no mercado de capitais.
A Eneva (ENEV3) aprovou, por meio de Assembleia Geral Extraordinária, um desdobramento de ações na proporção de 1:4 em março de 2021. A empresa, que atua no setor de geração e produção de energia, petróleo e gás natural do Brasil, passou a ter 1.265.094.016 ações ordinárias listadas na bolsa.
Para quem busca comprar ativos por um preço mais acessível, o desdobramento pode ser uma oportunidade, mas apenas porque os papéis estão mais acessíveis, e não porque houve uma mudança nos fundamentos da companhia.
Com o desdobramento, um ativo pode ser repartido em dois, três ou quantos a companhia desejar. Dessa forma, para o investidor, não há mudança em seu investimento. Assim, após o split, ele passa a ter um maior número de papéis da empresa. Todavia, a quantia investida não sofre alteração.
Se o investidor, digamos, tinha 100 ações dessa empresa varejista, ele terá 500 papéis após o desdobramento. A atualização é realizada automaticamente na sua conta da corretora.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Os desdobramentos, em geral, seguem uma proporção de 1:2, 1:3 ou 1:10. Desta forma o investidor passará a possuir um número de ações duas, três e dez vezes maior, respectivamente.
Sérgio Quintella, diretor da Valore Investimentos Personalizados, comentou sobre o tema com o Infomoney. Segundo ele, “com o desdobramento, as ações geralmente ficam mais acessíveis para o pequeno investidor e podem passar a ser mais negociadas na Bolsa“.
E se você quiser se aprofundar ainda mais, aqui na Xpeed School oferecemos o curso Valuation: Avaliação de Empresas e Ações. Nele, você verá:
Ao abrir capital em bolsa, a empresa repartiu esta pizza em um número finito de pedaços, que são as ações que foram ofertadas aos investidores. Para simplificar o entendimento, vamos dizer que a pizza foi dividida em 10 pedaços iguais e você recebeu um deles.
A propósito, até o momento estava utilizando o indicador LPA, pois, encontrei um site que fornece o histórico dos últimos 10 anos das empresas juntamente com o valor médio no período. Porém, não tem esta informação para o indicador de lucro Líquido.
É claro que você vai dividir os oito pedaços originais ao meio, restando 16 fatias no total. Assim, você consegue dividir a mesma pizza entre mais pessoas, mas o tamanho da pizza não foi alterado.
Falando sobre o que é split de ações e como funciona, pode ficar a dúvida se vale a pena investir em empresas que utilizam dessa estratégia. Apesar das questões serem válidas, o que pôde ser observado aqui é que o valor de mercado da companhia fica inalterado após o desdobramento.
Algumas análises de investimentos atribuem a valorização de algumas ações a longo prazo às estratégias de desdobramento realizadas ao longo dos anos. Esse também é um motivo pelo qual esse tipo de operação tem o potencial de atrair novos acionistas.
Desdobramentos (split) e agrupamentos (reverse split ou inplit) são operações em que uma empresa altera a quantidade de ações em circulação, sem afetar o valor total da empresa. No desdobramento, o número de ações é aumentado e o preço unitário é reduzido, enquanto no agrupamento o número de ações é reduzido e o preço unitário é aumentado.
Desdobramento de ações é o processo no qual as empresas aumentam o número de ações no mercado, mas o percentual correspondente ao capital aberto permanece o mesmo, o que aumenta o número total de ações significativamente, mas o valor delas cai na mesma proporção, e desta forma o valor do investimento permanece inalterado.
Essas operações podem ser realizadas para aumentar a liquidez das ações, torná-las mais acessíveis para pequenos investidores, ajustar o preço das ações a um nível mais adequado ou melhorar a percepção do mercado sobre a empresa.